Ouvidoria

 
 

O que é?

A Unimed Vertente do Caparaó criou o serviço de Ouvidoria para estar mais perto do cliente e poder aprimorar o atendimento.
A Ouvidoria é a segunda instância para a solução administrativa dos conflitos dentro da organização. Ela é autônoma e busca a rapidez na solução dos problemas. No caso da Ouvidoria da Unimed Vertente do Caparaó, o trabalho estará focado no que diz o Código de Defesa do Consumidor e as resoluções da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
A Ouvidoria é o canal apropriado para receber e intervir nas questões referentes aos serviços prestados pela Cooperativa, caso a solução dada não seja satisfatória.
Na prática, a Ouvidoria é a representante do cliente e tem o compromisso de promover a melhoria contínua em produtos, serviços, processos e comunicação da Cooperativa.

 

Como funciona?

Se o cliente não está satisfeito com a solução apresentada, ou seja, atendimento em 1ª instância, para o seu problema ou questiona algum item do Código de Defesa do Consumidor, ele pode procurar a Ouvidoria.
Para acioná-la, o beneficiário precisa formalizar a sua reclamação e apresentar o número de protocolo informado no momento do primeiro atendimento.
A Ouvidoria poderá, para análise e fundamentação do teor da reclamação, solicitar documentos que permitam embasar seu pedido.

Compromissos da Ouvidoria
  • Obter informações das áreas envolvidas sobre os fatos ocorridos;
  • Buscar de forma consensual uma solução efetiva, de maneira ágil e objetiva;
  • Garantir o prazo e a qualidade do atendimento;
  • Buscar continuamente a melhoria na prestação de serviço da Unimed Vertente do Caparaó;
  • Informar e esclarecer ao cliente quais são seus direitos e obrigações de acordo com o que foi contratado.

Atribuições da Ouvidoria
  • Receber, analisar e dar resposta às reclamações, sugestões, consultas e elogios registrados pelo beneficiário em relação à prestação de serviço da Unimed Vertente do Caparaó, bem como de seus credenciados, quando não forem solucionadas no âmbito da primeira instância;
  • Encaminhar às áreas internas da Cooperativa as manifestações recebidas, acompanhando as providências adotadas e assegurando para que a resposta seja devidamente encaminhada ao beneficiário;
  • Mediar os eventuais conflitos entre o beneficiário e a operadora;
  • Organizar e interpretar o conjunto de manifestações recebidas e acompanhar o desempenho da Unimed Vertente do Caparaó;
  • Apreciar e garantir a faculdade de o beneficiário requerer a reanálise.

 

Como recorrer à Ouvidoria da Unimed Vertente do Caparaó


Para sugestões, reclamações, elogios e informações sobre ações e desempenho da Unimed Vertente do Caparaó clique aqui ou entre em contato através de outros canais oficiais da ouvidoria na operadora.
1.   Pelo telefone: (33) 4042 - 1696 - Ligue e solicite a abertura de uma manifestação de ouvidoria. 
2.  Presencialmente: Rua Maestro Filomeno dos Santos, 109 - Centro - Manhuaçu/MG - CEP: 36900-022 - Vá até o balcão de atendimento e solicite a abertura de uma manifestação de ouvidoria.


Mas lembre-se: o papel da Ouvidoria é de reavaliação, ou seja, para acessá-la, você já deve ter recebido a resposta de um outro canal de atendimento após registro de suas dúvidas, sugestões ou reclamações.

Equipe
Nadson Jorge da Costa Alves - Ouvidor
Luan Marcos Leandro Silva Siqueira - Ouvidor Substituto