Passo a Passo para o Reembolso

ORIENTAÇÕES PARA PEDIDO DE REEMBOLSO
A Unimed Vertente do Caparaó assegurará o reembolso, nos limites das obrigações contratuais, das despesas efetuadas pelo beneficiário com assistência à saúde, nos casos exclusivos de urgência ou emergência e quando não houver prestadores de serviços próprios, contratados ou credenciados pelo Sistema Unimed. Para que haja o reembolso, os serviços devem ter sido prestados dentro do território nacional e deve haver a comprovação (através de contato prévio com a Unimed Vertente do Caparaó), que não foi possível a utilização de serviços próprios, contratados ou credenciados pelo Sistema Unimed.
 
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES
  • É necessário o contato prévio com a Unimed Vertente do Caparaó através da central (33) 4042-1696 ou de nossos canais de atendimento para verificar a existência e/ou disponibilidade de prestadores de serviços próprios, contratados ou credenciados pelo Sistema Unimed, dentro do território nacional, principalmente após qualquer dificuldade com o guia médico disponível através do site;
  • 0 prazo para retorno do processo é de 30 dias, contados após a apresentação da documentação obrigatória completa à CACR — Comissão de Avaliação e Concessão de Reembolso;
  • A CACR poderá solicitar, a qualquer momento, a apresentação de novos documentos se julgar necessário;
  • É permitida a emissão de procuração por parte do favorecido (responsável pelo plano), autorizando o depósito na conta de terceiros;
 
SITUAÇÕES EM QUE 0 REEMBOLSO SERÁ INDEFERIDO
  • Procedimento realizado não possui cobertura contratual e não consta no Rol da ANS;
  • Recibos de despesas que não estejam ligados à despesas médicas;
  • Documentos rasurados ou sem informações sobre o serviço realizado;
  • Consultas com médicos cooperados na rede credenciada Unimed;
  • Atendimento em hospitais e serviços de tabela própria ou nos hospitais e serviços de alto custo;
  • Falta de comprovação de contato prévio com a Unimed Vertente do Caparaó através da central (33) 4042-1696 ou através de nossos canais de atendimento para tentativa de localização de rede com protocolo válido;
 
PRAZO
0 cliente terá até 12 (doze) meses para solicitação de abertura do processo de reembolso, contados a partir da data do recibo.
Importante: A nota fiscal e o recibo deverão ser apresentados na Unimed Vertente do Caparaó dentro do ano fiscal da operadora, ou seja, até 31 de janeiro do ano subsequente ao ano de atendimento realizado.

DOCUMENTAÇÃO
Deverá ser anexado no ato de abertura do processo documentação específica conforme a natureza do pedido, sendo:

CONSULTA MÉDICA
Nota Fiscal e/ou Recibo original: (Carimbo, assinatura e CPF do médico que prestou o atendimento; especialidade consultada, nome do paciente atendido.)

CONSULTA (PSICÓLOGO/FONOAUDIÓLOGO/NUTRICIONISTA/TERAPÊUTA OCUPACIONAL)
Nota Fiscal e/ou Recibo original: (Carimbo, assinatura e CPF do médico que prestou o atendimento; especialidade consultada, nome do paciente atendido.)
Encaminhamento médico com a indicação clínica para o atendimento com o referido profissional;
Lista de presença;

 
EXAMES SIMPLES (EXAMES LABORATORIAIS, RX, ECOGRAFIAS)
Nota Fiscal e/ou Recibo original: (Carimbo, assinatura e CPF do médico que prestou o atendimento; especialidade consultada, nome do paciente atendido.)
Solicitação médica com indicação clínica para o procedimento.

EXAMES ESPECIALIZADOS (TOMOGRAFIAS, RESSONÂNCIAS, CINTILOGRAFIAS, UROGRAFIA E DENSITOMETRIA OSSÉA)
Nota Fiscal e/ou Recibo original: (Carimbo, assinatura e CPF do médico que prestou o atendimento; especialidade consultada, nome do paciente atendido.)
Relatório médico com justificativa clínica para a realização do procedimento;
  
TRATAMENTOS SERIADOS (FISIOTERAPIA, PSICOTERAPIA, FONOAUDIOLOGIA, ETC)
Nota Fiscal e/ou Recibo original: (Carimbo, assinatura e CPF do médico que prestou o atendimento; especialidade consultada, nome do paciente atendido.)
Relatório médico com indicação clínica, número de sessões a ser realizadas;
  
ATENDIMENTO EM PRONTO SOCORRO
Nota Fiscal e/ou Recibo original: (Carimbo, assinatura e CPF do médico que prestou o atendimento; especialidade consultada, nome do paciente atendido.)
Relatório médico da ocorrência; quantidade e valores de taxas, materiais e medicamentos;
Conta Analítica - Discriminação de quantidades, valores de taxas, materiais e medicamentos;
  
ATENDIMENTO CIRÚRGICO
Nota Fiscal e/ou Recibo original: (Carimbo, assinatura e CPF do médico que prestou o atendimento; nome do paciente atendido.)
Relatório médico detalhado da ocorrência, com nome e código do procedimento realizado;
Copla do Boletim Anestésico;
Cópia do Descritivo Cirúrgico;
Solicitação médica dos exames realizados com a indicação clínica;
Conta Analítica - Discriminação de quantidades, valores de taxas, materiais e medicamentos:
  
HONORÁRIOS MÉDICOS (CIRURGIÃO / AUXILIAR/ANESTESISTA)
Nota Fiscal e/ou Recibo original: (Carimbo, assinatura e CPF do médico que prestou o atendimento; nome do paciente atendido.)
Relatório médico,
Códigos dos procedimentos realizados;
Cópia do Boletim anestésico;
Cópia do Descritivo Cirúrgico;

DESLOCAMENTO
Nota Fiscal e/ou Cupom Fiscal - Combustíveis, passagens e pedágios;
Atestado de comparecimento;
  * A Operadora indica dois meios de transporte para o deslocamento sendo, carro próprio e ônibus. Qualquer outro meio diverso de transporte deverá ser comunicado previamente a operadora para tratativa.


É fundamental que todos os campos dos formulários sejam preenchidos com a maior riqueza de detalhes possível, isso garante a precisão e eficácia no processamento das informações, a evitar erros ou omissões e fornecer uma visão completa e clara dos fatos e dados necessários.

ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO
Os documentos poderão ser entregues através das seguintes opções:
 
Carta:
Unimed Vertente do Caparaó – Caixa Postal n° 41 – Cidade: Manhuaçu/MG CEP: 36.900-970 – Aos cuidados da CACR - Comissão de Avaliação e Concessão de Reembolso
 
Presencialmente na Sede Administrativa Unimed Vertente do Caparaó:
Rua Maestro Filomeno dos Santos, nº 109 – Centro - Manhuaçu/MG CEP:36900-022

*Cliente de Contrato empresarial, possui a opção de entregar a solicitação/documentação no RH da empresa.
 

Formulários para download
 
1. Orientação Reembolso
2. Declaração Para Depósito
3. Solicitação de Reembolso