Voltar

Horta caseira

Horta caseira

Inspire-se com as dicas que separamos e cultive em casa seus próprios temperos e hortaliças

Horta caseira

16 Junho 2017

Quem preza por alimentar-se de forma saudável sabe o quanto é importante priorizar a ingestão de produtos sem agrotóxicos. Uma das ações que podem ser colocadas em prática para facilitar o acesso a eles é cultivando uma horta caseira, seja em casa ou no apartamento. Além do mais, o fato de estar envolvido com a produção dos alimentos é um estímulo para incluir mais hortaliças e temperos naturais ao cardápio diário. 

Vai fazer uma horta caseira?
Confira nossas dicas:

 

Ilustração de janela aberta com 3 vasos iguais com plantas diferentes

 

Primeiramente é preciso escolher um local da casa que receba, pelo menos, cinco horas de sol por dia, principalmente o sol da manhã. Pode ser na varanda, na sacada, na janela da cozinha, na área de serviço, etc. 

 

 

 

Ilustração de uma estante com 3 prateleiras e cada prateleira com vasos e plantas
 
Em locais com mais espaço, pode-se cultivar as hortaliças e temperos em vasos, organizando-os em uma estante com prateleiras. 
Ilustração de vasos feitos com garrafa pet transparente com plantinhas
 
Tem pouco espaço? A horta vertical está em alta. A técnica consiste em armazenar as plantas em suportes longe do chão, como paredes e muros. Para isso podem ser utilizadas garrafas pet, caixotes, pallets, canos de PVC ou de alumínio. 
 
 
 
 
 
 
Ilustração de um vaso com várias plantas diferentes com as especificações de 20 cm de largura entre as plantas e mostrando a profundidade de 15cm do vaso
 
Independentemente do vasilhame escolhido, o importante é garantir profundidade mínima de 15 cm e espaçamento mínimo de 20 cm entre cada tipo de planta.
 
É mais fácil cultivar hortaliças com raízes curtas, como manjericão, coentro, alface, cebolinha e salsa. 
 
 
Ilustração de um pacote de sementes com sementes escuras saindo e duas mãos cuidando de um vaso com plantasAo adquirir as sementes ou plantas já em desenvolvimento, informe-se sobre a necessidade de água, iluminação, ventilação e adubação. 
 
Ilustração de dois vasos com plantinhas sendo regados
Há quem prefira “colocar a mão na massa” e customizar toda a horta, mas também existe a opção de adquirir suportes em hortifrutigranjeiros e em lojas especializadas em vendas de plantas ornamentais. 
 
 
 

 

 
LEIA TAMBÉM::: Temperos naturais

Texto: Rafaela Fusieger / Ilustração: Ana Carla Bortoloni

Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

Média (10 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.