Voltar

Hospital Unimed Caruaru realiza primeira cirurgia de correção de defeito na parede torácica com técnica inovadora na região

Hospital Unimed Caruaru realiza primeira cirurgia de correção de defeito na parede torácica com técnica inovadora na região

Hospital Unimed Caruaru realiza primeira cirurgia de correção de defeito na parede torácica com técnica inovadora na região

O Hospital Unimed Caruaru, referência no Agreste e Sertão, realizou a primeira cirurgia de Pectus Escavado da região com a técnica Nuss. A novidade apresentada pelo hospital é resultado da formação de uma equipe de cirurgia torácica na unidade.

A técnica de Nuss segue o mesmo raciocínio de colocar um aparelho ortodôntico. Nós moldamos uma barra de titânio no paciente, na hora da cirurgia, e a colocamos entre o coração e o esterno. A barra literalmente empurra a parede torácica que está para dentro. Nesse tipo de cirurgia as incisões são laterais, menos visíveis, e a correção e o resultado são imediatos. O paciente passa cerca de três anos com essa barra até seu esqueleto se estabilizar”, explica o cirurgião torácico Hugo Veiga, responsável pela cirurgia realizada na Unimed Caruaru.  

De acordo com o especialista, que trabalha com a técnica desde 2016, antes a correção de defeito na parede torácica era feita com a técnica clássica, de Ravitch, que se baseia na ressecção de cartilagens e ossos, com um grande corte frontal.

Apesar de parecer ser um problema apenas estético, o Dr. Hugo Veiga pontuou que o Pectus Escavado está relacionado a problemas psicosociais potencialmente graves. Pacientes podem relatar constrangimento ao expor o corpo, como ir a praia, conviver com amigos e desenvolver relacionamentos amorosos. Nos casos de exceção, podem estar associados a sintomas orgânicos, como dor torácica e falta de ar.

Desde o começo deste ano, a Unimed Caruaru conta com uma equipe de cirurgia torácica capacitada e experiente para realizar qualquer procedimento da especialidade na rede própria da Unimed Caruaru. Dentre os procedimentos mais comuns, destacam-se a simpatectomia para tratamento do suor das mãos, axilas e face; correção cirúrgica de tórax escavado e carinatum, broncoscopias para exames endoscópicos das vias aéreas e pulmões; e tratamento cirúrgico dos tumores torácicos, sempre em conjunto com o grupo de Oncologia Clínica da Unimed Caruaru. 

"O Hospital Unimed Caruaru está preparado para prestar a melhor assistência aos seus usuários em Cirurgia Torácica, atuando de forma multidisciplinar, envolvendo todas as especialidades relacionadas", disse o cirurgião.