Voltar

O impacto do câncer de mama em homens e mulheres

O impacto do câncer de mama em homens e mulheres

O impacto do câncer de mama em homens e mulheres

29 Outubro 2021

No mês de conscientização sobre o câncer de mama, a Unimed Caruaru tem realizado atividades que buscam despertar e alertar cada dia mais sobre o tema. A preocupação parte dos dados recentes e alarmantes. A estimativa é de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres, no Brasil.
E para falar sobre o impacto do câncer de mama em homens e mulheres, os colaboradores do Hospital Unimed Caruaru participaram de uma palestra sobre o tema, com a ministração do oncologista Dr. Sélem Asmar, do enfermeiro Erick Magalhães e da Psicóloga Ingrid Andrade.
“O encontro foi uma oportunidade para disseminar ainda mais a conscientização do autocuidado, da importância do exame clínico, do toque e do reconhecimento de si dentro desse contexto de adoecimento”, contou a psicóloga Ingrid Andrade.
Para o enfermeiro Erick Magalhães "momentos educativos como esse são essenciais para vencer essa doença tão desafiadora que é o câncer de mama, compartilhando informações sobre a importância da prevenção, do respeito aos fatores protetores e do diagnóstico precoce para assim poder melhorar a qualidade de vida dos acometidos e reduzir a mortalidade por essa enfermidade", enfatizou.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Segundo o INCA, (O Instituto Nacional de Câncer), cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres.
Segundo Dr. Pedro Melo o flagelo humano provocado pelo câncer de mama tem de ser combatido por todos e incentivado a prevenção o mais cedo possível.