A História da Unimed

A História da Unimed

20 Junho 2017

 

 

 

Histórico

O cooperativismo esteve presente ao longo de toda a história da humanidade. Sua configuração atual despontou com a primeira fase da Revolução Industrial e com o surgimento do capitalismo industrial, marcado por um grande progresso econômico e tecnológico, mas também por graves problemas sociais.

Os tecelões de Rochdale (Inglaterra), conhecidos mundialmente como os pioneiros, não chegaram a serem inovadores em vários dos princípios do cooperativismo, que já estavam presentes em cooperativas surgidas anteriormente.

No Brasil, o cooperativismo possui duas vertentes. Uma rural, que é representada por cooperativas agropecuárias com forte participação na economia e relativamente bem estruturadas para oferecer alternativas viáveis à organização dos produtores. A outra é a urbana, voltada para a organização dos consumidores, assalariados e categorias profissionais, que buscam uma colaboração mais incisiva da sociedade.

Em 1967 foi fundada, em Santos-SP, a primeira Unimed. Na década de 70, surgem as Federações Unimed, visando padronizar procedimentos operacionais e estimular a troca de experiências entre as cooperativas de um mesmo estado. Em 28 de novembro de 1975 foi criada a Confederação Nacional das Cooperativas Médicas – Unimed do Brasil, entidade máxima do Sistema Unimed, que congrega Federações e Singulares de todo o país.

Fundada em 9 de maio de 1990, a Unimed Norte Capixaba é uma das 373 Singulares que integram o Complexo Cooperativo Empresarial Unimed. Assim como todas as Unimeds, é uma empresa de assistência médica diferente das outras, é uma Cooperativa de Trabalho Médico em que os próprios médicos cooperados são os donos do negócio. Isso garante ao médico a dignidade na prática da sua profissão e ao usuário, o privilégio de ser atendido com todo conforto e qualidade no consultório do próprio dono.

 

Panorama Unimed

 A Unimed é a maior experiência cooperativista na área da saúde em todo o mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil, presente em 83% do território nacional. O Sistema nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP) pelo Dr. Edmundo Castilho, em 1967, e hoje é composto por 367 cooperativas médicas, que prestam assistência para mais de 18 milhões de clientes em todo País.

Clientes Unimed contam com mais de 112 mil médicos, 3.097 hospitais credenciados, além de pronto-atendimentos, laboratórios, ambulâncias e hospitais próprios e credenciados para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.

Além de deter 38% do mercado nacional de planos de saúde, a Unimed possui lembrança cativa na mente dos brasileiros. De acordo com pesquisa nacional do Instituto Datafolha, a Unimed é pelo 18º ano consecutivo a marca Top of Mind quando o assunto é plano de saúde. Outro destaque é o prêmio plano de saúde em que os brasileiros mais confiam, recebido pela 11ª consecutiva, na pesquisa Marcas de Confiança.

 
A Unimed Norte Capixaba está inserida no mercado do Espírito Santo há 25 anos atendendo aos municípios de: Linhares, Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, São Mateus, Sooretama e Vila Pavão, contando com uma estrutura de mais de 280 médicos cooperados, clinicas e laboratórios credenciados, Hospital Próprio em Linhares, Ambulatório em São Mateus além das lojas de relacionamentos no Norte do Espírito Santo.


Leonardo Giacomin Drago