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A Unimed Vale das Antas conquista mais uma significativa marca na sua história

A Unimed Vale das Antas conquista mais uma significativa marca na sua história

A Unimed Vale das Antas conquista mais uma significativa marca na sua história

6 Fevereiro 2018

Após auditoria externa realizada em novembro de 2017, a Unimed Vale das Antas recebeu a certidão de Acreditação. Este selo foi concedido após avaliação realizada pela Agência Nacional de Saúde (ANS), através da empresa DNV GL, homologada junto ao órgão regulador.

A operadora atingiu a nota de auditoria 93,97 dos 100 pontos possíveis. O resultado é muito representativo, pois significa a certificação em Nível I, o mais alto fornecido pela ANS. A avaliação foi realizada, presencialmente, por duas auditoras, entre os dias 21 e 24 de novembro. Na reunião de encerramento, que contou com a participação da diretoria e colaboradores, após explicar a metodologia utilizada e explanar sobre os pontos fortes, além das oportunidades de melhorias nos processos identificadas, a auditora líder, Renata Lamonica, anunciou o resultado.

Vale ressaltar que a auditoria não ocorre apenas presencialmente. Nos meses que antecedem o processo, os auditores fazem ligações para testar os serviços oferecidos aos clientes, bem como analisam os documentos e publicações disponibilizadas pela cooperativa.

Entenda a certificação

O Programa de Acreditação de operadoras de planos privados de assistência à saúde tem como objetivo certificar a qualidade assistencial das operadoras, através de avaliação feita por entidades de acreditação homologadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e, a partir de 03/05/2013, obrigatoriamente habilitadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

A análise das operadoras leva em conta diversos pontos para conceder a certificação, como a administração/qualidade, a estrutura e a operação dos serviços de saúde oferecidos, o desempenho da rede de profissionais e de estabelecimentos de saúde conveniados e o nível de satisfação dos beneficiários. 

A acreditação pode ser concedida em três níveis:

Nível I - Ouro: operadoras de planos de saúde avaliadas entre 90 e 100 pontos;

Nível II - Prata: operadoras de planos de saúde avaliadas entre 80 e 89 pontos;

Nível III - Bronze: operadoras de planos de saúde avaliadas entre 70 e 79 pontos.

O instrumento utilizado na avaliação é a Resolução Normativa - RN Nº 277, de 4 de Novembro de 2011.

Para obter a Acreditação, a operadora deve atender a maior parte dos 147 requisitos elencados pela ANS na RN 277, que, por enquanto, é de adesão voluntária. A maioria dos itens está focada no cliente, considerando sua satisfação, prevenção de doenças, promoção à saúde, disponibilidade de rede credenciada de serviços (médicos, hospitais, clínicas e laboratórios) e infraestrutura oferecida.

No país, cinco empresas foram homologadas pela ANS para realizarem as auditorias de Acreditação. Na Unimed Unimed Vale das Antas, o processo foi conduzido por dois profissionais da DNV GL, que em dois dias avaliaram de forma mais detalhada a cooperativa, através de entrevistas e análise de documentos.

A Unimed Vale das Antas obteve a nota de 93,97 pontos e foi acreditada no Nível I, o que lhe garante o selo com legitimidade de três anos, com revisões anuais.

A empresa auditora

A DNV GL é fornecedora líder global de certificação de sistemas de gestão acreditados. Oferece um amplo portfólio de serviços dentro de certificação do sistema de gestão e serviços relacionados.

Através da metodologia Risk Based CertificationTM avaliam a conformidade dos sistemas de acordo com as normas internacionais, focando no risco do negócio e medindo como os sistemas chaves apoiam nos processos da organização, enquanto se constrói um rendimento empresarial sustentável.

A DNV GL é uma das empresas homologadas pela ANS para a realização da certificação de Acreditação. As equipes de avaliadores da DNV GL são multiprofissionais e possuem experiência multi normas (nacionais e internacionais) como a ONA, a ISO 9001:2015 e a DIAS/NIAHO, o que agrega valor aos seus clientes. 

Entregar valor para o cliente é o seu propósito. Trabalhar na busca da conformidade aos requisitos, com evidências de implementação conforme critérios definidos na resolução, e agregar oportunidades de melhoria (educação continuada).

Ao final da auditoria foi entregue o check list com as pontuações e evidências/justificativas que sustentam a mesma e também o relatório gerencial onde constavam os pontos positivos e oportunidades de melhoria de forma estratégica. Conceitos de gestão de qualidade e gestão de riscos fazem parte da entrega, colaborando assim para o crescimento e robustez dos requisitos implementados.