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Relatório da Gestão e Sustentabilidade 2014 - Unimed Vale do Sinos

Diementz, Instituição Evangélica de NH,

Renovadora de Pneus Hoff, Carburgo, Laboratório

Exame e Box Print

A identificação das necessidades e expectativas dos clientes alvo, em relação à operadora (como beneficiários de

planos de saúde) e da prestadora (como clientes dos serviços próprios), ocorre através da pesquisa de satisfação

de clientes, realizada anualmente, pela área de Marketing e Sustentabilidade. Os resultados são apresentados para

diretoria, superintendência, gerência e coordenadores, os quais são responsáveis pela análise crítica do índice

obtido. Essa avaliação é considerada durante a revisão das estratégias da cooperativa. Em 2014, a pesquisa de

satisfação de clientes apresentou resultado para a participação de mercado dos planos de saúde da UVS,

conforme dados abaixo. O índice de satisfação é demonstrado no item G4-PR5.

PRINCIPAIS CLIENTES

Conforme pesquisa externa, os requisitos dos produtos/serviços esperados pelos clientes de todos os segmentos,

são:

Cobertura das necessidades do cliente (plano/cumprimento do contrato);

Qualidade e agilidade do atendimento;

Médicos suficientes para o atendimento e infraestrutura.

Plano Coletivo

Plano Familiar

Saúde

Ocupacional

Geral

35,4

40,8

2,0

36,8

29,3

43,6

6,0

33,5

21,0

71,0

7,0

27,0

PARTICIPAÇÃO DE MERCADO

2012 2013 2014

Ipê, Ipasem NH, Coopersinos, Particulares

Stihl, Sicredi, Freios Controil, Viação Hamburguesa,

Artecola, Demuth, Boxprint, Killing, Feevale, Herval,

Unicred e Arezzo

PRODUTO

Plano de Saúde Assistencial

Plano de Saúde Ocupacional

Serviços de Saúde Assistencial

O crescimento do plano familiar é decorrente de operadoras de plano de saúde optarem por não

comercializar este segmento na região do Vale do Sinos. A queda de participação no mercado de

planos coletivos é consequência do fortalecimento de concorrentes e também de novos entrantes

neste ramo. A falta de planos com abrangência estadual e cobertura odontológica, por parte da UVS,

também acaba não atendendo necessidade de potenciais novos clientes. Contudo, o cenário

econômico atual também impacta neste resultado.