13
Relatório da Gestão e Sustentabilidade 2014 - Unimed Vale do Sinos
Diementz, Instituição Evangélica de NH,
Renovadora de Pneus Hoff, Carburgo, Laboratório
Exame e Box Print
A identificação das necessidades e expectativas dos clientes alvo, em relação à operadora (como beneficiários de
planos de saúde) e da prestadora (como clientes dos serviços próprios), ocorre através da pesquisa de satisfação
de clientes, realizada anualmente, pela área de Marketing e Sustentabilidade. Os resultados são apresentados para
diretoria, superintendência, gerência e coordenadores, os quais são responsáveis pela análise crítica do índice
obtido. Essa avaliação é considerada durante a revisão das estratégias da cooperativa. Em 2014, a pesquisa de
satisfação de clientes apresentou resultado para a participação de mercado dos planos de saúde da UVS,
conforme dados abaixo. O índice de satisfação é demonstrado no item G4-PR5.
PRINCIPAIS CLIENTES
Conforme pesquisa externa, os requisitos dos produtos/serviços esperados pelos clientes de todos os segmentos,
são:
Cobertura das necessidades do cliente (plano/cumprimento do contrato);
Qualidade e agilidade do atendimento;
Médicos suficientes para o atendimento e infraestrutura.
Plano Coletivo
Plano Familiar
Saúde
Ocupacional
Geral
35,4
40,8
2,0
36,8
29,3
43,6
6,0
33,5
21,0
71,0
7,0
27,0
PARTICIPAÇÃO DE MERCADO
2012 2013 2014
Ipê, Ipasem NH, Coopersinos, Particulares
Stihl, Sicredi, Freios Controil, Viação Hamburguesa,
Artecola, Demuth, Boxprint, Killing, Feevale, Herval,
Unicred e Arezzo
PRODUTO
Plano de Saúde Assistencial
Plano de Saúde Ocupacional
Serviços de Saúde Assistencial
O crescimento do plano familiar é decorrente de operadoras de plano de saúde optarem por não
comercializar este segmento na região do Vale do Sinos. A queda de participação no mercado de
planos coletivos é consequência do fortalecimento de concorrentes e também de novos entrantes
neste ramo. A falta de planos com abrangência estadual e cobertura odontológica, por parte da UVS,
também acaba não atendendo necessidade de potenciais novos clientes. Contudo, o cenário
econômico atual também impacta neste resultado.