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Relatório da Gestão e Sustentabilidade 2014 - Unimed Vale do Sinos
SATI e sistema de gestão de demandas da área de Regulamentação e Parametrização. Ainda, fotos de
eventos, como os de ações da Medicina Preventiva, são divulgadas neste espaço.
Módulo de Documentos - Sistema SA:
ferramenta desenvolvida durante o ano de 2014 para suportar
todos os documentos do sistema de gestão UVS, visando facilitar o acesso pela força de trabalho,
automatizar o processo - acarretando benefícios para controle de códigos e versões - e agilidade nas
revisões e aprovações da documentação. O uso na totalidade desta ferramenta acontecerá no início de
2015.
Módulo de Ocorrências e Auditoria Interna - Sistema SA:
em 2014 foram implementados estes dois
módulos, automatizando o processo de auditorias internas, antes controlado por planilhas excel e
comunicações enviadas por
e-mail.
Esta nova ferramenta agiliza o processo e minimiza retrabalhos. O uso
desta ferramenta abrange as ocorrências oriundas de auditorias internas da qualidade, controle de
infecção, resíduos, fornecedores e prestadores, Comitê de Análise das Manifestações de Clientes (CAMC),
farmácia, bem como os eventos adversos e incidentes.
Acesso a
e sistemas:
os colaboradores da área de Enfermagem receberam conta de
corporativo e
logins
de acesso a sistemas de gestão e informação da UVS, o que possibilita maior
conhecimento dos resultados da organização.
GERENCIAMENTO DA SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES E CLIENTES
O gerenciamento da segurança na Unimed VS teve início em 2011, quando foi instituída a área de Riscos e
Segurança. Em 2012, várias políticas baseadas nas boas práticas da ISO 27002 foram adotadas e disseminadas a
todos os colaboradores, os quais assinaram o Termo de Responsabilidade e Confidencialidade, o qual visa
resguardar as informações e dados da UVS.
No ano seguinte, foram sistematizadas reuniões periódicas com a equipe de
data center
da área de Tecnologia da
Informação (TI), a fim de garantir o cumprimento das políticas de segurança da informação publicadas.
Preocupados com documentos sigilosos da organização, como o prontuário do paciente, a diretoria aprovou a
formação da Comissão de Prontuário, a qual é composta por uma equipe multiprofissional e tem como objetivo
monitorar e realizar análise critica sobre a qualidade das informações contidas
nos prontuários dos pacientes, sigilo das equipes multidisciplinares e propor as
ações corretivas necessárias. A comissão tem seu funcionamento regido pela
legislação do Conselho Federal de Medicina e pela PL-GER- 2.016 – Comissão do
Prontuário, tendo como uma das primeiras ações a revisão do FM-GER-2.065 -
Termo de Responsabilidade e Confidencialidade, reforçando as questões de
monitoramento das ferramentas tecnológicas da UVS e cumprimento das
diretrizes das entidades de classe. As diretrizes sobre a conduta das equipes
multidisciplinares, com relação ao prontuário do paciente, constam na PL-GER-
2.017 – Prontuário do Paciente.
Outro trabalho realizado pela UVS com foco no cliente é o Comitê de Segurança do Paciente, regulamentado
pela RDC nº 36 e diretrizes descritas na PL-NEG-6.007 - Comitê de Segurança do Paciente. Este tem como
objetivo: garantir a adoção de melhores práticas e melhoria continua dos processos de cuidado do paciente e do
uso das tecnologias da saúde, disseminar sistematicamente a cultura da segurança, mantendo alinhamento com a
Gestão de Riscos. As reuniões deste comitê ocorrem mensalmente para análise dos resultados obtidos com as
ações voltadas à segurança do paciente, buscando a melhoria contínua dos processos internos, conforme PR-GER-
2.02 - Medição, Análise e Melhorias de Processos.
MEMBROS DO COMITÊ DE SEGURANÇA DO PACIENTE
Médico Cooperado com cargo de
Coordenar e Diretoria Técnica
Coordenador da área de Riscos e
Segurança
Coordenador de Farmácia
Gerência de Serviços Próprios
Coordenador da área de
Enfermagem e Enfermeiros
Líderes
Coordenador de Nutrição
Coordenador da área de
Estratégia, Qualidade e Processos
Coordenadores Administrativos
das unidades de NH, SL e HU
Coordenador Diagnóstico por
Imagem
Em 2014, com o intuito de garantir o cumprimento das políticas de segurança da informação, a área de Riscos e
Segurança realizou disseminações da cultura de segurança da informação através de
e-mails
, murais e na
capacitação admissional de novos colaboradores, reforçando as diretrizes com uma linguagem mais acessível a
todos os usuários. Ao final do mesmo ano, a área assumiu todo o controle de acesso lógico e físico da
organização, entregando aos novos colaboradores, cooperados e prestadores, em seu primeiro dia de trabalho,