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Relatório da Gestão e Sustentabilidade 2014 - Unimed Vale do Sinos

SATI e sistema de gestão de demandas da área de Regulamentação e Parametrização. Ainda, fotos de

eventos, como os de ações da Medicina Preventiva, são divulgadas neste espaço.

Módulo de Documentos - Sistema SA:

ferramenta desenvolvida durante o ano de 2014 para suportar

todos os documentos do sistema de gestão UVS, visando facilitar o acesso pela força de trabalho,

automatizar o processo - acarretando benefícios para controle de códigos e versões - e agilidade nas

revisões e aprovações da documentação. O uso na totalidade desta ferramenta acontecerá no início de

2015.

Módulo de Ocorrências e Auditoria Interna - Sistema SA:

em 2014 foram implementados estes dois

módulos, automatizando o processo de auditorias internas, antes controlado por planilhas excel e

comunicações enviadas por

e-mail.

Esta nova ferramenta agiliza o processo e minimiza retrabalhos. O uso

desta ferramenta abrange as ocorrências oriundas de auditorias internas da qualidade, controle de

infecção, resíduos, fornecedores e prestadores, Comitê de Análise das Manifestações de Clientes (CAMC),

farmácia, bem como os eventos adversos e incidentes.

Acesso a

e-mail

e sistemas:

os colaboradores da área de Enfermagem receberam conta de

e-mail

corporativo e

logins

de acesso a sistemas de gestão e informação da UVS, o que possibilita maior

conhecimento dos resultados da organização.

GERENCIAMENTO DA SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES E CLIENTES

O gerenciamento da segurança na Unimed VS teve início em 2011, quando foi instituída a área de Riscos e

Segurança. Em 2012, várias políticas baseadas nas boas práticas da ISO 27002 foram adotadas e disseminadas a

todos os colaboradores, os quais assinaram o Termo de Responsabilidade e Confidencialidade, o qual visa

resguardar as informações e dados da UVS.

No ano seguinte, foram sistematizadas reuniões periódicas com a equipe de

data center

da área de Tecnologia da

Informação (TI), a fim de garantir o cumprimento das políticas de segurança da informação publicadas.

Preocupados com documentos sigilosos da organização, como o prontuário do paciente, a diretoria aprovou a

formação da Comissão de Prontuário, a qual é composta por uma equipe multiprofissional e tem como objetivo

monitorar e realizar análise critica sobre a qualidade das informações contidas

nos prontuários dos pacientes, sigilo das equipes multidisciplinares e propor as

ações corretivas necessárias. A comissão tem seu funcionamento regido pela

legislação do Conselho Federal de Medicina e pela PL-GER- 2.016 – Comissão do

Prontuário, tendo como uma das primeiras ações a revisão do FM-GER-2.065 -

Termo de Responsabilidade e Confidencialidade, reforçando as questões de

monitoramento das ferramentas tecnológicas da UVS e cumprimento das

diretrizes das entidades de classe. As diretrizes sobre a conduta das equipes

multidisciplinares, com relação ao prontuário do paciente, constam na PL-GER-

2.017 – Prontuário do Paciente.

Outro trabalho realizado pela UVS com foco no cliente é o Comitê de Segurança do Paciente, regulamentado

pela RDC nº 36 e diretrizes descritas na PL-NEG-6.007 - Comitê de Segurança do Paciente. Este tem como

objetivo: garantir a adoção de melhores práticas e melhoria continua dos processos de cuidado do paciente e do

uso das tecnologias da saúde, disseminar sistematicamente a cultura da segurança, mantendo alinhamento com a

Gestão de Riscos. As reuniões deste comitê ocorrem mensalmente para análise dos resultados obtidos com as

ações voltadas à segurança do paciente, buscando a melhoria contínua dos processos internos, conforme PR-GER-

2.02 - Medição, Análise e Melhorias de Processos.

MEMBROS DO COMITÊ DE SEGURANÇA DO PACIENTE

Médico Cooperado com cargo de

Coordenar e Diretoria Técnica

Coordenador da área de Riscos e

Segurança

Coordenador de Farmácia

Gerência de Serviços Próprios

Coordenador da área de

Enfermagem e Enfermeiros

Líderes

Coordenador de Nutrição

Coordenador da área de

Estratégia, Qualidade e Processos

Coordenadores Administrativos

das unidades de NH, SL e HU

Coordenador Diagnóstico por

Imagem

Em 2014, com o intuito de garantir o cumprimento das políticas de segurança da informação, a área de Riscos e

Segurança realizou disseminações da cultura de segurança da informação através de

e-mails

, murais e na

capacitação admissional de novos colaboradores, reforçando as diretrizes com uma linguagem mais acessível a

todos os usuários. Ao final do mesmo ano, a área assumiu todo o controle de acesso lógico e físico da

organização, entregando aos novos colaboradores, cooperados e prestadores, em seu primeiro dia de trabalho,