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Relatório da Gestão e Sustentabilidade 2014 - Unimed Vale do Sinos

GERENCIAMENTO DA SAÚDE DO CLIENTE

O gerenciamento da saúde dos clientes também reflete na sustentabilidade financeira do negócio. Frente a isto, a

Unimed Vale do Sinos trabalha com práticas de gerenciamento da saúde, que tem como objetivo a promoção e

recuperação da saúde, sendo direcionado aos clientes portadores de doenças crônicas não transmissíveis e/ou

aqueles com necessidades clínicas aumentadas, com condições de saúde fragilizada, que utilizam os serviços

assistenciais com maior incidência. Contudo, em primeiro lugar está a preocupação do cuidado da saúde do

cliente, do ponto de vista do atendimento às suas necessidades. A redução dos custos assistenciais ocorre como

consequência da resolutividade da metodologia que auxilia na construção de um modelo responsável e

participativo.

2012

2013

2014

4.600.300,40

5.052.383,27

8.341.989,82

RESULTADO AJUSTADO (R$)

2011

2012

2013

0,7967

0,7071

0,7395

IDSS - Índice de Desempenho da Saúde

Suplementar

A melhora do resultado é decorrente do

crescimento nas dimensões Estrutura e

Operações e Satisfação do Beneficiário. A

dimensão Atenção à Saúde, no que diz

respeito ao volume de consultas em pronto

atendimento e proporção de partos cesarianas,

é o que mais impacta negativamente no índice

obtido.

O resultado ajustado considera o valor das sobras somado a outros valores que também são considerados

resultados do exercício, como por exemplo: juros sobre o capital do cooperado e reserva complementar.

Neste exercício, a constituição da reserva complementar impactou positivamente.

2012

2013

2014

0,95

0,82

0,9

LIQUIDEZ GERAL (%)

2012

2013

2014

1,31

1,01

1,19

LIQUIDEZ CORRENTE (%)

Ambos os resultados representam a capacidade que a cooperativa tem de cumprir seus compromissos, a

liquidez corrente no curto prazo (12 meses) e a liquidez geral no curto prazo e longo prazo. O ano de

2014 ainda foi impactado pela ampliação do PA e HD de SL, que foi realizada com capital próprio, bem

como a estruturação dos serviços próprios de TC e RNM. Após o término destas obras, e com o acirrado

controle dos custos e despesas, houve melhora nos resultados dos indicadores.