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Relatório da Gestão e Sustentabilidade 2014 - Unimed Vale do Sinos
GERENCIAMENTO DA SAÚDE DO CLIENTE
O gerenciamento da saúde dos clientes também reflete na sustentabilidade financeira do negócio. Frente a isto, a
Unimed Vale do Sinos trabalha com práticas de gerenciamento da saúde, que tem como objetivo a promoção e
recuperação da saúde, sendo direcionado aos clientes portadores de doenças crônicas não transmissíveis e/ou
aqueles com necessidades clínicas aumentadas, com condições de saúde fragilizada, que utilizam os serviços
assistenciais com maior incidência. Contudo, em primeiro lugar está a preocupação do cuidado da saúde do
cliente, do ponto de vista do atendimento às suas necessidades. A redução dos custos assistenciais ocorre como
consequência da resolutividade da metodologia que auxilia na construção de um modelo responsável e
participativo.
2012
2013
2014
4.600.300,40
5.052.383,27
8.341.989,82
RESULTADO AJUSTADO (R$)
2011
2012
2013
0,7967
0,7071
0,7395
IDSS - Índice de Desempenho da Saúde
Suplementar
A melhora do resultado é decorrente do
crescimento nas dimensões Estrutura e
Operações e Satisfação do Beneficiário. A
dimensão Atenção à Saúde, no que diz
respeito ao volume de consultas em pronto
atendimento e proporção de partos cesarianas,
é o que mais impacta negativamente no índice
obtido.
O resultado ajustado considera o valor das sobras somado a outros valores que também são considerados
resultados do exercício, como por exemplo: juros sobre o capital do cooperado e reserva complementar.
Neste exercício, a constituição da reserva complementar impactou positivamente.
2012
2013
2014
0,95
0,82
0,9
LIQUIDEZ GERAL (%)
2012
2013
2014
1,31
1,01
1,19
LIQUIDEZ CORRENTE (%)
Ambos os resultados representam a capacidade que a cooperativa tem de cumprir seus compromissos, a
liquidez corrente no curto prazo (12 meses) e a liquidez geral no curto prazo e longo prazo. O ano de
2014 ainda foi impactado pela ampliação do PA e HD de SL, que foi realizada com capital próprio, bem
como a estruturação dos serviços próprios de TC e RNM. Após o término destas obras, e com o acirrado
controle dos custos e despesas, houve melhora nos resultados dos indicadores.