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Relatório da Gestão e Sustentabilidade 2014 - Unimed Vale do Sinos
Em 2013, o processo de atendimento (não assistencial) realizado pela equipe da Medicina Preventiva da UVS tinha
como base uma visita mensal e duas ligações para cada beneficiário inserido no programa. Em 2014, houve uma
atualização do sistema utilizado, bem como reestruturação do modelo de atendimento, proporcionando a
classificação do risco por meio de um protocolo, orientando o profissional quanto a definição da Modalidade de
Atendimento (a área conta com 06 modalidades com periodicidade e tipo de abordagem distintas), contribuindo
para o acompanhamento do enfermeiro e plano de cuidado elaborado pelo mesmo de acordo com a condição
clínica atual do beneficiário. Conforme figura a seguir:
Este novo modelo possibilita estender o programa para um número maior de beneficiários da carteira de clientes
da UVS, o que já pode ser percebido no acompanhamento deste dado em 2014, conforme gráfico abaixo. Para
2015, a área tem como foco o ingresso de novos participantes no programa realizando busca ativa, contando com
encaminhamentos médicos e divulgação pelos colegas que atuam no atendimento dos beneficiários UVS. A área
mantém o objetivo de orientação e educação em saúde, bem como fortalecimento da adesão ao tratamento
prescrito pelo médico assistente, contribuindo para a redução dos custos da cooperativa.
Também em 2014, a área passou a orientar beneficiários que fazem uso de quimioterápico oral fornecidos
gratuitamente pela UVS, de acordo com RN nº 338 e RN Nº 349 que dispõem sobre o Rol de Procedimentos e
Eventos em Saúde no âmbito da Saúde Suplementar, para regulamentar o tratamento antineoplásico, de uso oral,
procedimentos radioterápicos para tratamento de câncer e hemoterapia, de que trata a Lei nº 12.880, de 12 de
novembro de 2013. Essa orientação acontece através de visitas e tele monitoramento por enfermeiro, a fim de
acompanhar e monitorar o uso e armazenamento adequado destes medicamentos, promovendo a adesão e
continuidade do tratamento.
2012
2013
2014
985
1168
1715
Nº DE BENEFICIÁRIOS INSERIDOS NO
PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DA SAÚDE
O novo modelo de atendimento
proporcionou atrair mais clientes para o
gerenciamento da saúde em 2014, uma
vez que o atendimento tornou-se
personalizado, focando na condição
clínica do cliente.