Voltar

Você sabe o quanto você cuida do planeta?

Você sabe o quanto você cuida do planeta?

Neste quiz, descubra se você anda mesmo tomando as melhores atitudes pelo meio ambiente e pelo cuidado com a sua saúde

Você sabe o quanto você cuida do planeta?

3 Junho 2019

A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais nos afetam no dia a dia, afinal, contribui para a destruição do meio ambiente e prejudica ainda mais a nossa saúde.

Apesar de já termos até nos acostumado, ela pode nos causar doenças diversas ao longo do tempo e, claro, destruir o planeta.

Descubra se você anda mesmo tomando as melhores atitudes pelo meio ambiente e pelo cuidado com a sua saúde.

 

Você sabe o quanto você cuida do planeta?

Confira, abaixo do quiz, o seu perfil de acordo com o seu resultado!

1 - Qual é o principal problema dos materiais descartáveis, como canudos e copos?

Informação adicional:
Resíduos plásticos são os principais causadores de entupimentos nas passagens de água nos bueiros e córregos, contribuindo muito para a retenção de lixo e para as inundações em períodos chuvosos. As sacolas plásticas também são responsáveis pela poluição dos mares e rios, se tornando altamente prejudicial à vida dos animais. Estima-se que cerca de 100 mil pássaros e mamíferos morram, por ano, devido à ingestão de sacolas plásticas.

2 - Que postura é a mais sustentável na hora de comprar alguma coisa?

Informação adicional:
Reavalie suas compras e pense se realmente tudo que está na sua listinha é necessário. A conscientização de consumo é muito importante, assim como saber a procedência dos alimentos que está consumindo. Ah! Não esqueça de realizar o descarte correto das embalagens e restos de alimentos.

3 - A melhor forma de descartar comida é:

Informação adicional:
O que você faz com as sobras dos alimentos? Joga no lixo? Que tal reutilizá-las para fazer adubo? A boa notícia é que você não precisa de muito espaço para dar uma destinação ecológica adequada para o seu lixo — melhorando sua qualidade de vida e contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Acesse unimed.me/1007ZT e confira como fazer uma composteira - técnica utilizada para transformar os resíduos orgânicos do dia a dia em adubo para jardins e hortas.

4 - No mercado, o melhor é procurar:

Informação adicional:
Tente comprar produtos que utilizem menos embalagens, como os comercializados a granel (soltos) e que, na maioria das vezes, também são menos industrializados. Assim, você ajuda a preservar o meio ambiente e cuida da sua saúde.

5 - Na hora de descartar o lixo, o recomendado é:

Informação adicional:
Ser responsável pelo lixo que geramos, seja em casa ou no trabalho, contribui para a preservação do meio ambiente e ainda evita a superlotação de aterros sanitários. São produzidas aproximadamente 1,3 bilhão de toneladas de resíduos sólidos no mundo inteiro de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Veja a diferença entre os tipos de dejetos e ajude a preservar o meio ambiente: Lixo orgânico - é aquele que pode ser transformado em adubo e é encontrado em resíduos de origem animal e vegetal, como restos de carne, verduras e etc. Lixo reciclável – são os resíduos que o homem produz como plástico, papéis, metais, garrafas e etc.

6 - Qual é a forma mais poluente de ir de um lugar ao outro, quando não é muito perto?

Informação adicional:
Em São Paulo, por exemplo, a frota de mais de 7 milhões de veículos é responsável por 90% da poluição do ar. Quando circulam pelas ruas da cidade, e mesmo quando ficam parados nos congestionamentos, eles emitem poluentes e partículas bem finas que ficam suspensas na atmosfera e acabam sendo respiradas pelo ser humano.

7 - Dia de feira! Como comprar de forma mais sustentável?

Informação adicional:
Dê preferência para embalagens retornáveis e sacolas reutilizáveis, mas não descuide do que está consumindo. Procure por produtos orgânicos, sem o uso de agrotóxico em sua produção. O Brasil é considerado um dos maiores consumidores de produtos agrotóxicos no mundo e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de óbitos por esse tipo de produto vai aumentar 15% até 2020.

8 - O que é mais importante fazer pelo meio ambiente?

Informação adicional:
Manter-se atualizado é muito importante. Precisamos fazer a nossa parte para garantir um meio ambiente mais saudável. Cuidar de você é cuidar do planeta!

Fim do teste

Você acertou das questões
Clique no botão abaixo para refazer o teste.

 

 

Confira o seu perfil de acordo com o seu resultado:

Menos de 40%: Levemente perdido nesse papo de sustentabilidade

Você até quer cuidar do planeta, mas acha que dá muito trabalho e não tem certeza se tem resultado. Pode crer: dá sim! E você pode começar aos poucos. Não esqueça que cuidar do planeta é cuidar de você e de quem vive nele. Bora poluir menos? #Mude1Hábito

 

De 40% a 70%: Militudo em construção

Você já sabe o que fazer, agora é só botar pra quebrar! Você toma algumas atitudes sustentáveis mas às vezes bate uma preguicinha de ir por esse caminho (e quem nunca, né?). Mas relaxa: a gente garante que de pouquinho em pouquinho você chega lá. #Mude1Hábito

 

Acima de 70%: Militou total pelo meio ambiente

Mas você é ar puro mesmo, hein? Cuida do ar como ninguém e o planeta que o diga! Agora é só chamar os amigos para entrarem nessa com você também ;)

 


Texto: Unimed do Brasil | Design: Estação Inova Portal - Unimed do Brasil

Fonte: Pensamento Verde e Organização das Nações Unidas (ONU)

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (7 Votos)

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em