Voltar

Prontuário digital é usado pela primeira vez em transportes aeromédicos no Brasil

Prontuário digital é usado pela primeira vez em transportes aeromédicos no Brasil

Prontuário digital é usado pela primeira vez em transportes aeromédicos no Brasil

A utilização da tecnologia em saúde traz diversos recursos, possibilidades e benefícios para o dia a dia das instituições e dos pacientes. Seguindo sua missão, a Unimed Aeromédica desenvolveu uma solução tecnológica inédita no transporte aeromédico, que promete mais eficiência no atendimento médico e mais segurança e agilidade na gestão das informações. Trata-se do prontuário digital de bordo, que por meio de papel e caneta especiais é capaz de reconhecer os dados escritos manualmente no prontuário e realizar a conversão do conteúdo para a plataforma digital, permitindo acesso por meio da internet, de forma rápida e integral.

Normalmente os prontuários dos pacientes, durante as remoções, são preenchidos manualmente e tem os dados posteriormente transferidos para as planilhas nos computadores. Com o prontuário digital de bordo, as informações levam de 20 a 30 minutos para serem descarregadas pela caneta digital no computador. No modelo anterior, eram gastos cerca de 30 dias.

“Essa nova tecnologia nos proporciona um tempo precioso, permitindo que a situação do paciente seja de conhecimento de todos os atores do processo quase que em tempo real. E as informações ainda podem ser atualizadas e corrigidas”, explica Flávio Lopes, gestor médico da Unimed Aeromédica. Ele conta que a caneta tem uma capacidade de acerto próxima a 100% para letra de fôrma e de 80% a 90% para letra cursiva.    

Lopes informa que em 2017 foi iniciado o projeto piloto e as equipes da Unimed Aeromédica, que é uma empresa da Unimed Federação Minas, testaram o prontuário digital de bordo em cem missões. “Depois que os profissionais aprovaram a ferramenta, passamos a adotá-la, a partir de 2018, de forma definitiva e abolimos o prontuário de papel comum. Hoje, cada enfermeiro e médico é responsável pelas informações de seu prontuário digital”, diz. 

Eficiência em primeiro lugar

Com 21 anos de atuação na prestação de serviços de transporte aeromédico, a Unimed Aeromédica é uma empresa da Unimed Federação Minas que busca na tecnologia o auxílio para se manter a frente do mercado. “Somos uma instituição com o DNA inovador. Surgimos há mais de duas décadas em um mercado completamente desconhecido para a época e ajudamos a criar uma realidade que hoje beneficia milhares de pessoas em todo o país”, afirma o superintendente de negócios da Unimed Federação Minas, Cristiano Rocha.

A empresa é referência em transporte aeromédico de urgência no Brasil e expandiu seu atendimento a clientes que não estejam ligados ao Sistema Unimed, com a possibilidade de contratação de voos particulares, plano anual de remoção aeromédica e atendimento a auto-gestões. Atualmente a instituição conta com mais de 3,5 milhões de clientes, mais de 21.200 transportes realizados e mais de 93% de clientes satisfeitos. 


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR:


 
 
 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em