Voltar

Unimed Londrina retoma projeto de saúde bucal em escolas públicas

Unimed Londrina retoma projeto de saúde bucal em escolas públicas

Unimed Londrina retoma projeto de saúde bucal em escolas públicas

A saúde bucal interfere diretamente no bem estar de todo o organismo e os cuidados com os dentes devem ser ensinados e estimulados ainda na infância. Com o objetivo de levar este conhecimento às crianças da rede municipal de ensino, o Instituto de Responsabilidade Social da Unimed Londrina retoma no início de junho o projeto Saúde Bucal. A iniciativa teve bons resultados no piloto desenvolvido ano passado e agora reinicia as atividades com o desafio de atender mais do que o dobro de crianças.

 

A especialista em Responsabilidade Social da Unimed Londrina, Fabianne Piojetti, explica que neste ano a Escola Municipal Osvaldo Cruz, indicada pela Secretaria Municipal de Educação para receber o projeto, possui 499 alunos de cinco a 11 anos. Conforme ela, neste momento o Instituto está buscando parceiros para doarem de kits de higiene bucal e dentistas dentro da rede Unimed Odonto que atuem como voluntários na orientação prática junto aos alunos. Para desenvolver o projeto serão necessários 1.500 kits de higiene bucal contendo escova, creme e fio dental. Por meio do projeto Sorriso Saudável, Futuro Brilhante, a Colgate já se comprometeu com a doação dos primeiros 500 kits para realização do projeto.

 

Segundo Fabianne, todas as crianças receberão as orientações de profissionais de odontologia. As ações na escola irão acontecer em três momentos diferentes ao longo do ano, o primeiro encontro será em 1º de junho, o segundo no dia 10 de agosto e o último em 16 de novembro. “Em todas as datas as crianças recebem o kit, o calendário foi estabelecido estrategicamente para coincidir com a necessidade da troca da escova dental”, explica Fabianne.

 

 Na primeira ação as crianças recebem as orientações e materiais necessários para realizar uma higiene bucal adequada. “Na segunda visita, as orientações são reforçadas e realizamos a troca da escova e a entrega de mais um fio dental e outro creme dental. Isso se repete na terceira etapa”, comenta.

 

No ano passado, o projeto foi realizado na Escola Municipal Elias Kauan, no Conjunto Novo Amparo. A iniciativa contou com a participação de oito dentistas voluntários, desta vez a equipe organizadora da ação espera contar com um número maior de profissionais. A odontóloga Helen Maria Martinez, da Unimed Odonto, atuou como voluntária no projeto piloto e ficou satisfeita com os resultados. “Percebemos, no início, que muitas crianças não tinham escovação eficiente por falta de orientação e algumas nem conheciam o fio dental. Mas ao final, já estavam com uma escovação mais eficaz e com menos placas bacterianas”, afirma. Ela acrescenta que a equipe de voluntários notou redução dos índices de cáries entre as crianças da escola atendida ao longo do projeto.

 

A diretora da Escola, Lucimar Paulete Fernandes, elogiou o projeto. “Foi uma excelente iniciativa. As próprias professoras puderam trabalhar com as crianças o tema de forma prática, o que ajuda a fixar melhor o conteúdo ensinado”, comentou.


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR:


 
 
 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em