https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Gestantes participam de workshop de preparação para o parto oferecido pela Unimed Cascavel

Texto: Agência Unimed de notícias
        09 de janeiro, 2024
A preparação de uma nova vida é uma jornada magnífica da existência humana que vem marcada por ansiedade e descobertas. A maneira como esse bebê chegará ao mundo costuma ser um ponto de dúvida dos papais em pelo menos algum momento da gestação. Para auxiliar nesse processo, a Unimed Cascavel realizou em 13 de dezembro o 2º Workshop de Preparação para o Parto. Ao todo, 30 gestantes beneficiárias da Cooperativa (na presença de seus acompanhantes) estiveram no auditório do Espaço Viver Bem.

"O nosso objetivo foi, principalmente, desmistificar e esclarecer a importância da via de parto vaginal e incentivar as mulheres a respeitar os sinais do corpo para que a natureza aja da forma como deve ser no momento da chegada do bebê", disse a psicóloga Ariella Sousa, da Unimed Cascavel.

Após serem recepcionadas, as participantes e os acompanhantes vivenciaram um momento de meditação guiada, conduzido pela terapeuta Thaís Andrade. Em seguida, a enfermeira obstétrica Ariana Tasca Conduziu uma palestra sobre as fases do trabalho de parto e a importância da presença do acompanhante. "Com o workshop foi possível ir além da explicação teórica, bem como abordar os principais sinais e fases do trabalho de parto, direitos da mulher, importância de ter o plano de parto, além de outras informações compartilhadas", ressaltou a enfermeira.

workshop ainda teve a presença de Jessica Marques da Silva, beneficiária que participou do Programa Cegonha e optou pelo parto vaginal. Hoje o Murilo está com quatro meses. "Quando eu estava participando do Cegonha, ouvi o depoimento de uma mãe que serviu de inspiração para eu escolher o médico que conduziria o meu parto natural. Eu sempre quis assim e foi um trabalho de parto bem tranquilo, com a doula e o obstetra acompanhando tudo. Eu percebi o quanto foi importante ter uma equipe com quem eu me sentia segura. É uma experiência única, mas tentaria fazer tudo igual", conta.

Por fim, a Unimed Cascavel realizou um sorteio de brindes oferecidos por empresas parceiras (Farmácias Estrela, Amarelo Limão - Brandili e Loja Grow Up).

"O workshop foi maravilhoso. Eu estou completando 21 semanas de gestação e já tinha uma mentalidade formada pelo parto natural. O que vimos aqui foi muito importante para o meu marido. Eu sou enfermeira e já tenho a consciência do parto natural, mas muita gente não tem, por isso esse tipo de atividade que a Unimed Cascavel faz é tão importante", finaliza a Danieli Aparecida Barbosa, de 24 anos, que está à espera do Raul, que tem previsão de nascer em maio de 2024.

"Esse reforço quanto à escolha da via de parto, dentre elas do parto do vaginal, destaca os benefícios para a mãe e para o bebê", finaliza a enfermeira obstétrica Ariana Tasca.
Aqui tem gente. Aqui tem vida. Aqui tem Unimed.
Divulgação Health Week 2° Edição