https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Hospital da Unimed Ribeirão Preto conquista certificado de acreditação internacional

Texto: Agência Unimed de Notícias
        11 de março, 2024
O Hospital da Unimed Ribeirão Preto (HURP) acaba de conquistar o Qmentum International Diamond, a acreditação mais alta da Quality Global Alliance (QGA) - única empresa acreditadora e implementadora dos padrões de qualidade da Accreditation Canada / HSO com a metodologia Qmentum.
 
A metodologia utilizada na avaliação, garante a excelência dos serviços de saúde desde a entrada do paciente até sua alta hospitalar, com foco na integralidade do cuidado e na segurança do paciente.
 
A conquista coloca o HURP em um seleto grupo de instituições de saúde no Brasil e no mundo com o nível Diamante, evidenciando o compromisso da Unimed Ribeirão Preto com a qualidade, segurança e bem-estar dos pacientes.
 
Desde o plano diretor de sua construção, passando pela inauguração, em maio de 2016, o projeto do Hospital Unimed tinha como importante objetivo impactar positivamente o nível de qualidade dos serviços hospitalares oferecidos no interior paulista. Este compromisso pode ser notado no conjunto de sua estrutura física, parque tecnológico, processos de gestão, corpo clínico e de colaboradores. "Já ao completarmos cinco anos de funcionamento passamos pela primeira certificação geral, que foi na metodologia brasileira da ONA. Após este primeiro processo, sentimos que era possível e desejado nos lançarmos a um desafio ainda maior, que era a busca da acreditação internacional", avalia o diretor geral - CEO da Unimed Ribeirão Preto, Julio Cesar Paim.
 
Para o superintendente do HURP, Elpídio Mieldazis, a acreditação Qmentum International Diamond vem em um momento de crescimento do hospital. "Paralelamente a essa busca contínua de qualidade que agora é reconhecida internacionalmente, o hospital cresceu. Ele, nestes últimos dois anos, dobrou de tamanho em todas as suas áreas. Dobrou o seu volume cirúrgico, as suas internações, o volume de atendimento no pronto-socorro, os exames. Ele realmente se consolidou e ainda temos uma perspectiva muito positiva de crescimento possível para os próximos anos", considera.
 
"Uma certificação deste nível certamente consolida o HURP como um dos mais qualificados hospitais do País, comparável em suas entregas assistenciais a hospitais com mais de 50, 60 anos de operação, como os mais conhecidos da capital paulista", destaca o presidente da Unimed Ribeirão Preto, Gustavo Ribeiro de Oliveira. "Com a certificação alcançada, o desafio que nos acompanhará é a manutenção de pessoas e processos em alto nível de confiança e segurança, para que estejamos no futuro aptos não só a recertificações, como também a certificações complementares", completa.
 
Sobre a Acreditação

Com origem no Canadá e atuação em mais de 40 países, a metodologia Qmentum Internacional orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança na área da saúde. No Brasil, é aplicada pela Quality Global Alliance (QGA), utilizando os padrões de avaliação da Health Standards Organization (HSO). Essa aliança abre caminho para que as instituições de saúde brasileiras acessem padrões internacionais de excelência e inovação, além de oportunidades únicas de troca de melhores práticas.

A acreditação é uma das formas mais eficazes para que as organizações examinem e melhorem seus processos e serviços de forma regular e consistente. Os padrões fornecem ferramentas para que as instituições incorporem atividades de melhoria da qualidade em suas operações diárias, com foco principal na inclusão do usuário/cliente e da família como verdadeiros parceiros na prestação de serviços.
 
Linha do tempo do Hospital Unimed Ribeirão Preto

2012
Início da construção

2015
Final das obrasInício das instalações técnicas e equipagem

2016
Inauguração no dia 6 de maioInauguração CDICirurgias baixa complexidadeHemodinâmicaInauguração: 4 leitos - UTI GeralInauguração: 15 leitos - 5º PAVAmpliação: Total 25 leitos - 5º PAVAmpliação: Total 6 leitos UTI

2017
Cirurgias média complexidadeLaboratórioInauguração da UTCAAmpliação: Total 12 leitos UTIAmpliação: Total 30 leitos - 5º PAV

2018
Abertura do CTEAumento da complexidade cirúrgica40% de aumento nas cirurgias

2019
Ampliação dos leitosTotal 21 leitos UTIPEP e novo HISInício Sistema de Notificação de Ocorrência On-line

2020
EficiênciaConsolidação do Processo de Qualidade

2021
Inauguração UTCACertificação nacional ONA 2Ampliação Torre SulImplantação de Pesquisa de Satisfação - NPS

2022
Início do Projeto de Acreditação QmentumConsolidação Edifício de ApoioObras Maternidade

2023
Inauguração da Maternidade, UTI Neo e CC 2Transferência da UTI Pediátrica para nova ala

2024
Março: Acreditação Internacional Qmentum Diamond
 
Sobre a Unimed Ribeirão Preto

Referência em saúde para Ribeirão Preto e região, a Unimed oferece aos seus clientes serviços de qualidade de vida, com ética e uma visão humanizada. Fundada em 1971, a Unimed Ribeirão Preto conta com mais de 1.000 médicos e possui serviços próprios para atendimento a cerca de 170 mil clientes, além de outros 30 mil atendidos em sistema de intercâmbio com as outras Unimeds: Hospital Unimed, Unimed 24 Horas, Laboratório, Centro de Diagnóstico por Imagem, Farmácia, Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), Espaço Viver Bem, Departamento de Saúde Ocupacional (DSO) e Centro de Reabilitação, além de ampla estrutura de hospitais credenciados, pronto atendimento, laboratórios,  ambulâncias e o Centro de Atenção à Saúde Alto da Semar (CAS), em Sertãozinho, garantindo qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnósticos.
 
Divulgação Health Week 2° Edição