Tire suas dúvidas

Podemos te ajudar? As dúvidas mais comuns estão aqui. A sua pode estar também. 

CARTÃO / CARTEIRINHA  
       
Meu cartão foi roubado/perdido ou está fora da validade. Como posso fazer para solicitar a segunda via?

R: Se o plano for empresarial, solicitar a 2ª via no RH de sua empresa. Se for Pessoa Física solicitar através do 0800 642 1560

Como utilizar meu Cartão Virtual?

R: Por meio do App Unimed Cliente, você pode acessar ao seu Cartão Virtual. Basta clicar em “Perfil” e selecionar a opção “Cartão Virtual”. O aplicativo já está disponível para Android e iOS e pode ser baixado através da Google Play e da App Store, respectivamente. 
FATURA / BOLETO    
       
Como obter 2ª via da minha fatura/boleto ? 

R: Para obter 2º via de faturas, basta solicitar ao SAC, email p/ o financeiro, Whats app do financeiro, e telefone do financeiro. 

Onde posso pagar a fatura Unimed Cerrado? 

R: o boleto pode ser pago em qualquer instituição financeira até a data do vencimento. 

Como faço para incluir minha fatura em débito automático?

R: Para incluir o pagamento em débito automático o cliente deve possuir conta mesma instituição financeira cedente dos títulos da Unimed Cerrado (atualmente Banco do Brasil), abrir chamado no SAC autorizando o débito em conta e comunicar o banco no qual é correntista para que autorize o débito em sua conta.

Meu pagamento está em aberto, o que faço para evitar o cancelamento?

R: Para negociar títulos em atraso o cliente pode solicitar negociação ao SAC, ou atráves dos canais de atendimento do financeiro (email/ whatsapp / telefone).

Como solicito meu demonstrativo de pagamento? 

R: Para solicitar informe de pagamento o cliente pessoa física pode baixar através do app Unimed Cliente ou solicitar via SAC, ou através dos canais de atendimento do financeiro (email/ whatsapp / telefone).
O que é uma operadora de plano de saúde? 

R: Segundo a Lei 9.656, uma Operadora de Plano de Assistência à Saúde pode ser definida como a pessoa jurídica registrada na ANS (Agência Nacional de Saúde) que administra, comercializa ou disponibiliza o Plano de Assistência à Saúde. 

O que é um plano individual ou familiar? 

R: Plano de saúde vendido para Pessoa Física ou grupo Familiar.

O que é um plano coletivo empresarial? 

R: Plano de Saúde vendido para Pessoa Jurídica que tenham CNPJ.

Gostaria de mudar meu plano, como devo proceder? 

R: Entrar em contato com o seu consultor ou através do nosso Pós vendas.

A Unimed Cerrado aproveita carência de outros planos?

R: Através de Portabilidade, conforme determinação da ANS.

Qual a área de abrangência do meu Plano Unimed Cerrado?

R: Pode ser Grupo de Municípios, estadual ou Nacional.

Como faço para incluir um dependente?

R: Se for plano empresarial, através do RH da empresa, se for plano pessoa física.....

Quais os reajustes que ocorrem no meu plano?

R: Nos planos Individuais PF, o reajuste acontece uma vez por ano, no aniversário do contrato, sendo o percentual de reajuste conforme determinação da ANS. Nos planos empresariais, ser for acima de 30 vidas, temos dois reajustes contratuais: 1 – contratos com sinistralidade até 75%, apenas o reajuste financeiro conforme índice contratual IPCA – PLANO DE SAÚDE. 2 – Contratos com índice de sinistralidade/utilização superior a 75%, sofrerá o reajuste financeiro(IPCA – Plano de Saúde) mais o reajuste técnico, conforme utilização.

Quando ocorre o reajuste das mensalidades do meu plano?

Sempre no aniversário do contrato, data em que foi contratado o plano.

O que é coparticipação e como ocorre a cobrança? 

R: Fator moderador, que inibe a utilização indevido do plano. Essa cobrança é feita sempre junto com o pagamento da mensalidade, nunca no prestador de serviço.

Meu plano tem atendimento nacional, como faço para utilizá-lo quando estiver em outro estado?

R: Sempre que for necessário, entrar em contato com nosso 0800 para saber qual a rede credenciada da Unimed na região ou através do nosso site.

Como faço para ingressar em um plano coletivo empresarial?

R: Através do RH da sua empresa.

Como devo proceder para adquirir um plano Unimed Cerrado?

R: Através do nosso site, rede sociais e nossos consultores na região.

Não moro nas cidades de atuação da Unimed Cerrado. Posso contratar o plano mesmo assim?

R: Entrar em contato com um consultor.
CARÊNCIA 
       
O que é carência?

R: Carência é o tempo que você deverá aguardar para poder ser atendido pelo plano de saúde em um determinado procedimento. Para os contratos acima de 30 vidas PJ, a carência e zero.

Quais são os prazos máximos de carência?

R: Consultas e exames simples – 30 dias, exames especais, internações e cirurgias – 180 dias, Pré-existência par determinados casos – 24 meses.

Há carência nos atendimentos de urgência e emergência?

R: Carência de 24 horas.

RN ainda não possui cartão pode ser atendido com cartão da mãe? E quando a mãe não possui o plano pode ser com o cartão do Pai? Pode ser em qualquer tipo plano?

R: O bebê terá cobertura de atendimento pelo plano da mãe (ou do pai) por até 30 dias após o nascimento, desde que o plano tenha cobertura obstétrica, conforme termos do Art. 12, inc III, 'a' da Lei 9.656/98 e item 4 da Súmula ANS nº 25/2012.
COBERTURA  
       
O que é uma cobertura ambulatorial?
 
R: consultas, exames e atendimento em pronto socorro nas primeiras 12 horas.

O que é uma cobertura hospitalar?
 
R: Internações e cirurgias.
ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA
       
Posso ser atendido em qualquer lugar do país?

R: Apenas nos planos Nacionais ou no caso de Urgência e Emergência.
ALTERAÇÕES CADASTRAIS
       
Como faço para alterar os dados cadastrais?  

R: Via site, 0800 e RH das empresas contratantes.
GUIA MÉDICO
       
Onde acesso o Guia Médico?

R: O Guia Médico poderá ser acessado via site da Operadora Unimed Cerrado www.unimed.coop.br/web/cerrado/home

O que é Rede Prestadora?

R: São Estabelecimentos de saúde vinculados à operadora para atendimento aos usuários do plano. Esse grupo de prestadores forma a rede prestadora.

O que é rede credenciada, contratada ou referenciada de serviço de saúde?

R: Rede Credenciada > São estabelecimentos que são credenciados juntos a operadora. Ou seja, celebram entre si um acordo para atendimento aos usuários do plano de saúde.

Rede contratada > Estabelecimento ou profissional contratado pela operadora para prestar atendimento, podendo esse contrato ser para toda a carteira de beneficiários, ou para determinado grupo de clientes, ou para prestar atendimento em determinada região etc.

Rede referenciada > São estabelecimentos para onde a operadora encaminha seus usuários quando não há rede credenciada ou contratada.
IMPOSTO DE RENDA   
       
Como solicito meu Informe de Rendimento para Declaração do Imposto de Renda?

R: Beneficiários de Planos Individual/Familiar ou Coletivo por adesão - Para solicitar informe de pagamento o cliente pessoa física pode baixar através do app Unimed Cliente ou solicitar via SAC, ou através dos canais de atendimento do financeiro (email/ whatsapp / telefone). 

Beneficiários de Planos Coletivos Empresarias – O Cliente deverá solicitar ao RH da empresa em que trabalha. O valor relativo as coparticipações pagas pelo beneficiário durante o exercício devem ser informados no seu comprovante de rendimentos da DIRF, sendo que o repasse dessas informações são de responsabilidade da empresa que tem o contrato firmado com a Unimed Cerrado.
INTERCÂMBIO  
       
O que é atendimento em Intercâmbio?
 
R: Quando você está em uma cidade diferente daquela onde possui o plano de saúde e precisa de atendimento, estabelece-se o regime de intercâmbio. Esse processo permite ao cliente realizar seus procedimentos em qualquer outra Unimed do país, desde que tenha contratado um plano nacional ou estadual. Essa integração do Sistema Unimed garante atendimento em todo o território nacional.  
ENVIO DE CURRÍCULO  
       
Como faço para enviar meu currículo? 

R: Acesse o site ¿ unimedcerrado.com.br e clique em 'Trabalhe Conosco'. Cadastre-se no Banco de talentos Unimed Cerrado, mantenha seu currículo atualizado e seja avaliado pelos nossos recrutadores com frequência.
EXTRATO DE UTILIZAÇÃO
       
Onde consigo meu extrato de utilização?

Para solicitar o extrato de utilização o cliente pode solicitar via SAC, ou através dos canais de atendimento do financeiro (email/ whatsapp / telefone).