Notícias

Aliança Cooperativa Internacional consagra Unimed na liderança global do cooperativismo de saúde

        07 de dezembro, 2021

Na mais recente edição do relatório World Cooperative Monitor (WCM) – elaborado pela Aliança Cooperativa Internacional, em parceria com o Instituto Europeu de Pesquisa em Cooperativas e Empreendimentos Sociais (Euricse) –, a Unimed foi novamente reconhecida como um dos maiores casos de sucesso do cooperativismo mundial. O relatório está em sua décima edição e foi lançado na abertura dos trabalhos do Congresso Mundial de Cooperativas, que está sendo realizado nesta semana em Seul, Coreia do Sul.

Nele, o Sistema Unimed lidera dois rankings no setor de Educação, Saúde e Assistência Social:

  • 1º lugar no Top 10 Cooperativas do Setor Educação, Saúde e Assistência Social por faturamento
  • 1º lugar no Top 10 Cooperativas do Setor Educação, Saúde e Assistência Social por faturamento/PIB per capita (razão que permite comparar o impacto das cooperativas considerando o porte das economias nacionais em que estão inseridas)

A marca também se destaca nos rankings gerais Top 300 Maiores Cooperativas por Faturamento (28ª posição) e Top 300 Maiores Cooperativas por Faturamento/PIB per Capita (4ª posição), sendo a representante brasileira mais bem posicionada em ambas as listas. Os dados analisados são referentes ao ano fiscal 2019.
“O reconhecimento do World Cooperative Monitor pelo trabalho desenvolvido pela Unimed coroa nossa vocação cooperativista, fundamentada na gestão pelo próprio médico, na excelência do cuidado e em nossa presença nas comunidades, que contribui para enfrentarmos os grandes desafios impostos pela crise sanitária”, afirma Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil. “Os excelentes resultados que conquistamos reforçam a convicção de que estamos no caminho certo, em busca contínua pela promoção da saúde e do bem-estar e em contribuir para o setor de saúde suplementar brasileiro. ”

Combate à pandemia

Além das colocações expressivas no WCM, o relatório destacou o trabalho desenvolvido pelas cooperativas Unimed no enfrentamento da crise deflagrada pela pandemia da COVID-19, como o fortalecimento das estruturas das unidades de saúde, aumento do número de leitos e de serviços, construção de hospitais de campanha e lançamento de iniciativas de comunicação para aumentar a conscientização sobre a importância da vacinação. A experiência da Unimed-BH em disponibilizar o seu sistema de telemedicina para a Prefeitura de Belo Horizonte é citada como exemplo de atuação da marca.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU

De acordo com o levantamento, a Unimed se destaca ainda como promotora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), no ramo “Saúde e Segurança do Cliente”, sendo referência em garantia de uma vida saudável e promoção do bem-estar para todas as idades.
O relatório menciona os credenciamentos conquistados pelo Sistema Unimed no âmbito da Resolução Normativa (RN) nº 277, referente ao Programa de Credenciamento de Operadoras de Planos Privados, instituído pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Fonte: Unimed do Brasil.