Notícias

Programa Unimed 60+ irá beneficiar dez instituições em 2024

        08 de março, 2024
O Instituto Unimed/RS, em parceria com a Unimed Central de Serviços e com o Pró-Social, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, está promovendo a segunda edição do programa Unimed 60+. Neste ano, dos 53 projetos inscritos, dez instituições do RS foram selecionadas para serem beneficiadas com obras de melhorias em estruturas e aquisição de equipamentos permanentes, buscando qualificar os espaços de atendimento e o desenvolvimento das atividades pedagógicas.

O Programa tem o objetivo de ampliar e qualificar o atendimento de idosos em instituições sociais que puderam se inscrever via edital, sendo selecionadas aquelas que se destacaram por seus projetos comprometidos com o bem-estar dos idosos. Dentre as instituições contempladas, a Associação Grupo Chimarrão da Amizade, de Canoas/RS, foi uma das escolhidas com o projeto "Construindo laços". Além dela, outras nove também foram selecionadas:

Abrigo Espírita Oscar José Pithan – Santa Maria
Projeto:
Bem-estar e saúde de pessoas idosas de uma ILPI, na perspectiva do encontro e do fortalecimento de vínculos

Assistência Social Arquidiocesana Leão XIII – Passo Fundo
Projeto:
Bem Viver

Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) – Pelotas
Projeto:
Conectando gerações: a inclusão digital na terceira idade

Associação Famílias em Solidariedade (AFASO) – Porto Alegre
Projeto:
Idosos(as) em ação

Instituto de Ação Social Madre Gentilia Clivatti – Nova Prata
Projeto:
Bem-Viver, buscando qualidade de vida

Lar da Velhice Ernani Luiz Schneider – Giruá
Projeto:
Envelhecendo com qualidade: qualificação dos espaços de atendimento da ILPI e preservação dos laços afetivos

Sociedade Portoalegrense de Auxílio aos Necessitados (SPAAN) – Porto Alegre
Projeto:
Espaço memória ativa

União de Cegos do Rio Grande do Sul – Porto Alegre
Projeto:
Novos olhares

Vila Vicentina Dr. Átila Taborda – Bagé
Projeto:
Ampliação dos espaços de cuidados especiais para idosos

Conforme o Diretor Administrativo do Instituto Unimed/RS, Dr. Alcides Mandelli Stumpf, o Programa visa não apenas o desenvolvimento de atividades que fomentem o bem viver, mas também a aquisição de bens permanentes que possam melhorar significativamente os espaços de atendimento. “A meta é clara: assegurar um envelhecimento com dignidade e, acima de tudo, qualidade”, pontua o Dirigente.

As inscrições para o Programa foram realizadas entre os dias 24 de janeiro e 24 de fevereiro, com a divulgação do resultado no dia 27 de fevereiro. Podiam se inscrever instituições privadas, sem fins lucrativos, que trabalhem com idosos albergados ou não, como forma de promover o pleno desenvolvimento das pessoas e consequentemente das comunidades participantes.

A definição das entidades escolhidas para receber o Unimed 60+ foi por meio da Comissão de Avaliação de Projetos (CAP), com representantes de todas as partes envolvidas, onde selecionaram Projetos Sociais com enfoque no atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, atendendo aos requisitos do edital. No decorrer do mês de março, acontecerá a visita nas instituições e o repasse dos valores para início das ações.

Para conferir o edital do Programa e outras informações, clique aqui.