Notícias

Programa Unimed 60+ irá beneficiar duas instituições de Canoas/RS

        16 de março, 2022

Com o objetivo de ampliar e qualificar o atendimento dos idosos em instituições sociais, o Instituto Unimed/RS, em parceria com a Unimed Central de Serviços-RS e com o Pró-Social, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, está promovendo o Programa Unimed 60+. A iniciativa irá auxiliar com obras de melhorias em estruturas e aquisição de equipamentos permanentes, buscando qualificar os espaços de atendimento e o desenvolvimento das atividades pedagógicas que promovam o bem-estar dos idosos.

De 60 projetos inscritos no Programa, seis foram selecionados. A cidade de Canoas/RS foi contemplada com a escolha de dois Projetos Sociais que irão participar do Unimed 60+, sendo eles: Associação Grupo Chimarrão da Amizade, com o projeto “Bem-estar e acolhimento do idoso”, e a Ação Social Santa Isabel, com o projeto “Uma ponte de acesso do idoso ao entretenimento e meio de comunicação social”. O primeiro projeto irá atuar com 16 idosas que possuem algum tipo de deficiência. Já o segundo, contemplará 60 idosos, entre homens e mulheres, por meio de uma casa de acolhimento.

Além delas, outras quatro instituições de acolhimento gaúchas foram escolhidas: a Associação Lar da Velhice Ernani Luiz Schneider, de Giruá, com o projeto “Qualidade em atendimento e relações sociofamiliares em Instituições de Longa Permanência para Idosos”; a Associação Beneficente Pella Bethania, de Taquari, com o “Espaço Movimento: promovendo vida saudável e saúde integral”; a Sociedade São Vicente de Paulo, de Bagé, com a “Reabilitação física para idosas acamadas”; e a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN), de Caxias do Sul, com o projeto “Arte da decoupage - reciclando ideias na melhor idade”.

O Diretor-Presidente da Unimed Central de Serviços-RS, Dr. Jorge Guilherme Robinson, destacou que é motivo de satisfação para a Cooperativa manter parceria com o Instituto, tendo a oportunidade de apoiar os seus projetos. “O Unimed 60+ vai acolher, proteger e trazer conforto e felicidade para pessoas em situações de fragilidade, num período da vida em que já tiveram muitas perdas e, por vezes, têm poucas esperanças”.

As inscrições para o Programa foram realizadas entre os dias 09 de janeiro e 11 de fevereiro, com a divulgação do resultado no dia 15 de fevereiro. Podiam se inscrever instituições privadas, sem fins lucrativos, que trabalhem com idosos albergados ou não, como forma de promover o pleno desenvolvimento das pessoas e consequentemente das comunidades participantes.

A definição das entidades escolhidas para receber o Unimed 60+ foi por meio da Comissão de Avaliação de Projetos (CAP), com representantes de todas as partes envolvidas, onde selecionaram Projetos Sociais com enfoque no atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, atendendo aos requisitos do edital. No decorrer do mês de março, acontecerá a visita nas instituições e o repasse dos valores para início das ações.