Notícias

Unimed Central realiza visita Institucional e Técnica ao acervo histórico do Jornal Correio do Povo

        05 de março, 2024
Dando seguimento à visita realizada à Unimed Central de Serviços pela Diretoria do Correio do Povo no mês de janeiro, representantes da Cooperativa estiveram recentemente conhecendo in loco o acervo histórico do Jornal. 

Recebidos pelo Presidente do Jornal, Marcelo Dantas, e pelo Diretor de Redação, Telmo Flor, a eles foram apresentados os arquivos existentes, que guardam todas as edições do Jornal Correio do Povo, desde a sua fundação em 1895 até os dias atuais. O desejo do Jornal é digitalizar esses documentos, que possuem os registros ininterruptos de todos os acontecimentos da história do Rio Grande do Sul e do Brasil.  
O objetivo da digitalização é perpetuar esses registros, protegendo-os de riscos de destruição e dos processos naturais de deterioração pelo tempo, bem como disponibilizar essas informações de grande valor histórico e cultural para o acesso e consulta de historiadores, estudantes e da população em geral. 

A Unimed Central tem toda expertise necessária e demonstrou o maior interesse em tornar realidade esse projeto de digitalização, pois é um dos serviços prestados pelo seu Programa de Gestão de Tecnologia (PROGETEC) e inclusive já desenvolveu proposta igual para o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, há alguns anos.

As edições dos 10 primeiros anos, de 1895 a 1904, terão que ser digitalizadas diretamente da edição original em papel e exigirão scanners especiais, tanto pela dimensão muito grande das folhas, quanto pelo fato de estarem encadernados em livros de capa dura. As edições dos anos a seguir têm cópias registradas em microfilme e provavelmente poderão ser obtidas boas imagens digitais diretamente do microfilme, mas também exigirão outros scanners especiais, pouco comuns no mercado. 

No encontro, estiveram presentes o Diretor-Presidente da Central, Dr. Jorge Guilherme Robinson, o Diretor de Tecnologia em Saúde, Dr. Paulo Cezar Gonçalves, o Gerente do PROGETEC, Leandro Schmitz, a Supervisora da Gestão Eletrônica de Documentos (GED), Camila Rosa, e o Analista de Sistemas de TI, Giovane Cardoso. Também esteve acompanhando a visita o Dr. Alcides Mandelli Stumpf, Diretor de Sustentabilidade da Unimed Federação/RS e Diretor Administrativo do Instituto Unimed/RS.

Como primeira iniciativa depois do encontro, a Unimed Central está buscando Fornecedores desses equipamentos, raros no mercado, para garantir a viabilidade técnica de desenvolvimento do projeto, com as condições exigidas para obter imagens de qualidade, devidamente indexadas e classificadas, para facilitar e agilizar o acesso aos documentos digitais e permitir visualizar o conteúdo de forma integral.

Ao mesmo tempo, pela enorme e inigualável riqueza histórica e cultural desses documentos, que ainda contam com seus respectivos registros fotográficos (fotos e negativos) de cada edição, abrangendo um período de 128 anos da vida do Rio Grande do Sul e do Brasil, o Instituto Unimed/RS vai avaliar a possibilidade de desenvolver um projeto que possa receber recursos da Lei Rouanet, de incentivo à Cultura.