21 de julho de 2023
(sexta-feira)

9h às 12h

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(com Intérprete de Libras)

Sobre o evento

Com o objetivo de disseminar práticas de gestão relacionadas à promoção da saúde e sustentabilidade do Sistema Unimed, a Unimed Central de Serviços está promovendo o 1º Encontro de Gestão da Promoção à Saúde. O evento on-line é gratuito e as inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de julho (quarta-feira).

Palestrantes

Dr. Jorge Guilherme Robinson
Diretor-Presidente
Unimed Central de Serviços
Patrícia Osório
Supervisora de Promoção à Saúde
Unimed Central de Serviços
Dionara Pasqualin
Enfermeira Auditoria
Unimed Central de Serviços
Thais Dorneles Silveira
Assistente Social 
Unimed Central de Serviços

Programação

09h00
Abertura do evento
09h15
Rastreamento de Câncer: benefícios de uma ação populacional
Dr. Jorge Guilherme Robinson
09h45
Gerenciamento de Crônicos: mapeamento e linhas de cuidado
Enfª Patrícia Osório
10h15
Intervalo
10h35
Projeto Gerenciamento de Crônicos
10h50
Atenção Domiciliar: custo x efetividade
Enfª Dionara Pasqualin e Assistente Social Thais Dorneles Silveira
11h45
Mesa Redonda (questionamentos)
12h00
Encerramento

Assista ao vivo

Perguntas e Respostas

Devido ao alto volume de questionamentos que surgiram durante o evento, nem todas perguntas puderam ser respondidas ao vivo. Pensando nisso, a Unimed Central de Serviços preparou um espaço de Perguntas e Respostas para você!

Rastreamento de Câncer

Quais estratégias têm sido utilizadas para contornar o problema de inconsistências em cadastros para envio das correspondências?
       
Por serem dados de responsabilidade da Unimed de Origem, esta ação, em função da LGPD, é de responsabilidade da Unimed de Origem. No entanto, sugerimos algumas ações contatar com os últimos locais na rede em que o beneficiário teve atendimento, ações junto à área comercial, setor de autorizações
Qual a idade recomendada para fazer o exame de próstata?
       
A partir dos 50 anos. 
Qual a periodicidade para realizar o exame de colón e a partir de qual idade?
       
Se não possuir histórico familiar ou pregressa da doença, deve ser realizado a cada 5 anos a partir dos 50 anos de idade, conforme orientação do INCA.
Quando é feita a busca ativa por meio dos sistemas de informação da operadora, para identificar o Beneficiário que está em fase de realizar os exames de rastreamento, com relação à LGPD, como é assegurada a proteção desses dados e a permissão do acesso destes dados pelo usuário?
       
A proteção dos dados é assegurada pela Unimed de Origem, que, ao autorizar a manipulação dos dados, já apresenta as ações que garantem a permissão dos Beneficiários para esta manipulação.

Gerenciamento de Crônicos

Utilizam algum software para fazer estes cruzamentos de dados? Usam algum sistema além do portuário eletrônico para a coordenação do cuidado? 
       
Utilizamos um BI personalizado que permite o cruzamento das informações.
Sobre indicadores das linhas de cuidado, quais instrumentos vocês utilizam para aferir - adesão medicamentosa? 
       
Atualmente, aplicamos um protocolo baseado no teste Morisky-Green, que possui validade nacional e internacional.
Como é feita a mensuração dos resultados econômico-financeiros dos programas de medicina preventiva, que, por muitas vezes são intangíveis, pois economizamos na redução da sinistralidade? Como é calculado o que deixou de ser gasto?
       
Realizamos um estudo por ensaio clínico randomizado, com análise do resultado econômico e de utilização em dois grupos com elegibilidade clínica para o Gerenciamento de Casos Crônicos e Complexos, sendo um de Beneficiários expostos ao acompanhamento oportunizado pelo Projeto (Grupos Telemonitoramento e Grupo Visita Domiciliar), e o outro de Beneficiários não expostos (Grupo Controle). 
Quantos enfermeiros e técnicos fazem parte do gerenciamento dos Beneficiários inscritos nas linhas de cuidados? 
       
Nossa equipe é composta, exclusivamente, por Enfermeiros no Telemonitoramento onde cada um possui uma carteira de 300 a 500 Beneficiários. Para a realização das visitas, existem as equipes das Unimed de Origem, que são compostas, na maioria das vezes, por Enfermeiro, Nutricionista e Técnico em Enfermagem.
No Gerenciamento de Crônicos, o enfermeiro administrativo também realiza visitas? Ou devemos ter 2 profissionais?
       
No nosso modelo de acompanhamento, por ter Beneficiários participantes em várias regiões, o Enfermeiro Coordenador do Cuidado não realiza visita, apenas Teleconsulta. É dele a responsabilidade e controle de toda a abordagem inicial e definição das intervenções a serem cumpridas a curto, médio e longo prazo pela equipe àquele Beneficiário(a), seja ela à distância ou presencial.
Vocês têm controle dos resultados de exames dos pacientes ou somente os relatos do próprio paciente?
       
Os resultados registrados no acompanhamento são os referidos pelos Beneficiários ou os extraídos em laudo durante a visita domiciliar.
Qual critério utilizam para definir PA controlada?
       
Utilizamos os parâmetros pré-estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Hipertensão.
Quanto as doenças respiratórias, vocês desenvolveram protocolo baseado na patologia separados ou que englobam todas as patologias? Qual estratégia adotada para maior prevenção? 
       
Utilizamos um único protocolo para as doenças respiratórias e, como base nele e nas demais comorbidades, estabelecemos as estratégias que são monitoradas durante o contato com o beneficiário e na análise da sinistralidade.
Para o público cardiometabólico, a equipe é formada por quais profissionais?
       
O Gerenciamento possui, exclusivamente, Enfermeiros em sua equipe que estimulam o vínculo com o médico assistente.
Como é a metodologia de visitas na linha de cuidados "fragilizado" e quais profissionais que realizam?
       
O Enfermeiro, sendo Coordenador do Cuidado, identifica o perfil para Visita Domiciliar e direciona para a equipe, onde a Enfermeira Visitadora aplica protocolos exclusivos de VD e elenca quais outros profissionais farão o acompanhamento. Normalmente a equipe é composta por Nutricionista e Técnico em Enfermagem. 
Vocês tem linha de cuidados paliativos?
       
No Gerenciamento de Crônicos, possuímos abordagem de cuidados paliativos dentro da linha oncológica com foco no acolhimento e vínculos com o médico assistente. Na Atenção Domiciliar, possuímos esta Linha mais global, com atuação assistencial realizada por equipe multidisciplinar, sendo a abrangência definida de acordo com a necessidade do Beneficiário e autorização da Unimed de Origem. 

Atenção Domiciliar

Quando a família judicializa para serviços de Home Care, mesmo sabendo que não existe cobertura para tal serviço em algumas singulares. Qual processo e experiências de vocês?
       
De uma forma geral, atendimentos judicializados necessitam serem cumpridos para mitigar o risco de multa pela Unimed de Origem. No entanto, mesmo sabendo que o atendimento deverá ser realizado, é fundamental que se faça uma avaliação por equipe especializada em Home Care para verificar se o pedido atende aos critérios clínicos, sociais e ambientais para que o atendimento possa ser seguro e de qualidade. Desta forma, caso exista, identificamos já no início alguma inconformidade e começamos a fornecer subsídios para o setor jurídico compor evidências que contraindicam a realização do atendimento. É importante destacar que cada atendimento judicializado precisa ser analisado individualmente e, muitas vezes, envolver o médico prescritor que forneceu laudo para a ação é um perfeito apoiador para a adequação desta situação.
Quando o Beneficiário necessita de equipe multidisciplinar, como fono no domicilio, ele pagará alguma taxa por ser domiciliar?
       
Observamos que várias Unimeds conseguem cobrar coparticipação dos Beneficiários nestes atendimentos, quando evidenciado que não é substitutivo à Hospital e sim de nível ambulatorial. No entanto, para esta definição, é importante ver a relação contratual existente entre a Operadora e o Cliente, verificando se está previsto em contrato esta cobrança.
Gostaria de saber como funciona a liberação dos atendimentos de fisioterapia e fonoterapia. As sessões para aqueles pacientes que não possuem prognóstico de alta do servido de atenção domiciliar são limitadas? 
       
A liberação é variada conforme indicação e quadro e, sendo de reabilitação, sempre possui tempo previsto de realização.
Há necessidade de um familiar permanecer no domicílio durante todo o tempo com o técnico de enfermagem?
       
A família precisa disponibilizar um cuidador apto durante todo o atendimento, podendo este ser um próprio familiar ou alguém contratado por eles.  A presença de cuidador é fator indispensável na Atenção Domiciliar e deve ser bastante monitorada pela Unimed, já que a família sempre acredita que o Home Care entra em substituição ao vínculo familiar e acaba sendo um dos fatores que mais geram conflito e inelegibilidade para o atendimento.
O que a assistência domiciliar oferece de Recurso humano presencial? Fisioterapia? Fono? Nutri?
       
Na Atenção Domiciliar existe uma gama de profissionais, como Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, Médico, Fisioterapeuta, Nutricionista, Fonoaudiologo, Terapeuta Ocupacional e Psicólogo. No entanto, a participação deles no atendimento varia de acordo com a necessidade e indicação.
Além do atendimento da equipe, vocês realizam treinamento de cuidados para os familiares?
       
Como possuímos em rede credenciada de prestadores, definimos um tempo de presença do profissional da residência para realiza o treinamento dos familiares a respeito do cuidado.
Vocês fazem treinamentos de técnicos de enfermagem ou funcionários terceiros para capacita-los para a atenção domiciliar?
       
O treinamento da equipe terceirizada é de responsabilidade dos prestadores de Home Care. No entanto, exigimos a apresentação periódica de treinamentos de educação continuidade e, em cada inserção de profissionais nas escalas de atendimentos, exigimos um checklist personalizado que garanta a adaptação as particularidades do atendimento em questão.

Contato

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail contato@unimedcentralrs.coop.br.