Certificação de Serviços de Saúde

O processo de Certificação de Serviço de Saúde (CSS) tem o objetivo de identificar, monitorar e desenvolver a qualidade dos serviços prestados por Hospitais, Clínicas e Laboratórios, para os Clientes dos planos de saúde Unimed. O processo é desenvolvido e realizado pela Unimed Central de Serviços-RS desde 2013 e tem sua adesão voluntária pela operadora de planos de saúde do Sistema Unimed interessada em investir no desenvolvimento da qualidade da sua Rede Prestadora.

Para obter a certificação, o serviço de saúde preenche um instrumento de autoavaliação e recebe a visita in loco da equipe técnica da Unimed Central de Serviços-RS para verificação das conformidades. Na sequência, é feita a implementação dos planos de ação para o desenvolvimento das oportunidades de melhoria identificadas no processo.

O certificado é concedido ao serviço de saúde que atende aos critérios estabelecidos na metodologia adotada pela CSS. Esta metodologia foi desenvolvida, exclusivamente para avaliação de prestadores de serviços de saúde, junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), obtendo assim validação científica e registro na Fundação Biblioteca Nacional de Direitos Autorais, sob o número 535.695, Livro 1018, página 340.

O instrumento de avaliação é do tipo checklist e atribui pontuação com base nas dimensões do QUALISS – ANS: Estrutura, Segurança, Efetividade e Centralidade no paciente:

Estrutura Composta pelos recursos físicos, humanos, materiais e financeiros necessários para a assistência em saúde.
Segurança É o conjunto de ações ou processos que objetivam a redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde.
Efetividade Determinada pelo grau com que a assistência, os serviços e as ações atingem os resultados esperados.
Centralidade do Paciente Consiste na percepção de satisfação associada ao relato de experiência, escuta atenta, comunicação e envolvimento do paciente nas decisões em relação à sua saúde.

 

FONTE: RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 405, DE 9 DE MAIO DE 2016