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PEP Unimed completa 4 anos

        14 de outubro, 2021

No dia 04 de setembro de 2017, a Unimed Central de Serviços-RS assinou o 1º contrato do Prontuário Eletrônico do Paciente - PEP Unimed e, desde então, essa solução tecnológica segue crescendo e já está presente em 13 estados brasileiros. A Unimed Central- RS busca por meio dos seus quatro negócios prestar serviços de excelência e oferecer soluções competitivas ao Sistema Unimed. 

O PEP Unimed conta com uma equipe multidisciplinar com mais de 50 pessoas entre médicos, gestores de projetos, desenvolvedores e da área administrativa para garantir entregas de excelência que gerem uma boa experiência aos profissionais das Unimeds e aos médicos cooperados. 

Durante uma breve conversa, o Consultor Médico do PEP Unimed, Dr. Cloer, fez uma análise do período e contou as novidades que os usuários da plataforma já utilizam.

1. Quais os benefícios que o PEP Unimed trouxe ao Sistema Unimed ao longo desses anos? 
O PEP representa uma grande conquista para o Sistema Unimed, pois proporcionou aos profissionais de saúde mais agilidade e segurança tanto no atendimento como no tratamento dos dados de seus pacientes. O Sistema PEP Unimed está integrado ao projeto RES - Registro Eletrônico de Saúde da Unimed do Brasil, permitindo ao médico e a outros profissionais de saúde o acesso a informações centralizadas e à Unimed maior conhecimento sobre a saúde dos pacientes. Somado a isso está o ganho em segurança dos dados e sigilo da informação, com certificação digital na nuvem e nível segurança em conformidade com a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e o Conselho Federal de Medicina (CFM).

2. Como vocês buscam saber as melhorias que os clientes desejam?
Por se tratar de um sistema em contínuo aprimoramento, o PEP conta com a atuação permanente de um Grupo Técnico de Saúde (GT Saúde) composto por doutores, mestres e especialistas da área da saúde. As atividades desenvolvidas pelo grupo incluem o constante contato com os clientes, além das atividades de relacionamento e de suporte realizadas pela equipe de consultores, o que torna possível viabilizar encontros e discussões técnicas voltadas ao melhor alinhamento e atendimento das necessidades dos profissionais que o utilizam na prática clínica. 

Sob a ótica colaborativa, constantes avanços acontecem a partir de observações e contribuições vindas diretamente da operação, com base numa visão multidisciplinar e pela participação das equipes da ponta, o que eleva significativamente a assertividade das soluções inseridas em versões progressivas. A melhoria contínua também recebe impulso a partir do GT Saúde, cuja rotina de trabalho envolve também a pesquisa, a análise (health analytics) e a validação de novas propostas e funcionalidades. 

Os canais de comunicação com o cliente estão sempre abertos e acolhendo diferentes percepções sobre o sistema, à medida que a comunidade de usuários se amplia no contexto do Sistema Unimed. Tal movimento gera um ciclo virtuoso, com base numa profícua parceria que traz benefícios mútuos e se mostra capaz de prover atualização constante.

3. Quantas Unimeds já aderiram até o momento? 
O PEP já conta com 74 clientes, sendo que 48 contrataram também o módulo de Teleconsulta. 

4. Quais as últimas novidades do PEP, lançadas para atender as necessidades das Unimeds?
Em constante atualização, o PEP lançou novas linhas de cuidado destacando-se COVID Longa (Pós-COVID), o que vem permitindo aos clientes reforçar a qualidade do atendimento prestado aos beneficiários, à medida que o sistema favorece o apoio à decisão clínica, à luz das melhores evidências. 

Ao mesmo tempo, incrementou a coordenação do cuidado à medida que passou a oferecer os Planos de Cuidado, o que permite que a equipe técnica da Operadora possa personalizar as abordagens que deseja priorizar. Recentemente, incorporou a modalidade de pagamento online para consultas (PinPag) acompanhando a tendência do mercado e facilitando aos clientes também esse tipo de transação.

5. A criação do PEP Unimed foi um grande avanço para o ramo da saúde no Brasil. Você diria que com a pandemia o PEP alcançou mais médicos e pacientes do que o previsto? A pandemia acelerou o acesso?
O PEP vem sendo protagonista em muitas iniciativas. Destaca-se que ofereceu um FAST TRACK para diagnóstico da COVID-19, denominado FAST PEP, cuja iniciativa foi aberta aos profissionais da saúde, independentemente de a Unimed ser cliente. Esse movimento difundiu o PEP entre os profissionais da saúde, o que contribuiu para a assertividade e o acompanhamento dos pacientes num momento tão difícil para a saúde em geral, seja na área pública ou suplementar. De modo geral, as características e atributos do PEP contribuem para a redução das lacunas ainda existentes na saúde no tocante à transição do cuidado.

6. As sanções da Lei Geral de Proteção de Dados começaram a ser aplicadas a partir de 1º de agosto. Como o PEP Unimed busca garantir a segurança dos dados dos pacientes?
A pauta em torno da proteção de dados e de informações sensíveis é prioritária nas discussões técnicas do PEP, tanto no âmbito da saúde quanto nas áreas tecnológica e jurídica, visto que há entrelaçamento de propósitos quanto ao compartilhamento do histórico do indivíduo e ganho em coordenação do cuidado, mas cujos acessos dependem do consentimento do cidadão.

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