Inteligência emocional e comunicação assertiva são temas dos módulos III e IV do PDL

        26 de março, 2024

No mês de março, o Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) da Unimed Gov. Valadares realizou seu terceiro e quarto módulos, dando prosseguimento às discussões dos dois primeiros encontros e avançando um pouco mais no trabalho de amadurecimento de competências nos participantes.

Para isso, foram abordados temas estratégicos para qualquer líder que se preze: inteligência emocional e comunicação assertiva. O primeiro deles, que foi assunto no encontro do dia 06/03, tratou junto aos participantes de questões relacionadas às emoções, sentimentos, controle emocional, automotivação e relacionamentos interpessoais.

A Coordenadora do setor de Gestão de Pessoas, Vânia Sampaio, justifica a importância do tema ao dizer que “a inteligência emocional é um conceito da psicologia usado para designar a capacidade do ser humano de lidar com as emoções. Para administrar as emoções e conquistar a inteligência emocional é preciso haver equilíbrio entre as áreas presentes nos dois hemisférios do cérebro: o esquerdo e o direito”, explica.


 

Módulo IV - Comunicação Assertiva e Feedback

Já no quarto módulo, realizado no dia 20 de março, “o objetivo foi abordar questões relacionadas à assertividade na comunicação e das barreiras ao processo de coleta e distribuição de informações, além de trabalhar a escuta ativa e o feedback construtivo”, contou a Coordenadora.

A profissional diz que a importância de reservar um módulo para tratar deste assunto reside no fato de que, segundo ela, a comunicação é o que determina a qualidade dos relacionamentos, os níveis de satisfação destes relacionamentos, bem como seu sucesso ou fracasso.

A ruptura da comunicação ou sua falta de efetividade é uma das principais causas de discórdia ou conflito, mas sendo ela comunicação é o veículo fundamental para resolver dificuldades. Assertividade é ser capaz de expressar sua opinião de forma clara, direta, transparente mantendo o controle das emoções e o feedback consiste na manifestação de uma opinião, na demonstração de um ponto de vista e é utilizado, por exemplo, para avaliar uma pessoa, uma empresa, um produto ou um serviço’, complementou.

Sobre o conteúdo discutido nos dois módulos, a Auxiliar Financeiro da Unimed, Janaine Luna, comenta sobre o que as competências podem agregar no seu fazer diário:

Entendemos o que é Inteligência Emocional, como geri-la e o mais importante: como desenvolvê-la através do autoconhecimento. Trabalhamos também a Comunicação Assertiva e Feedback; vimos o quão importante é a comunicação e que cada um possui um estilo de comunicação diferente, o que pode ser uma barreira para muitos se não soubermos compreender. Contudo, a comunicação assertiva vem para nos ajudar a transmitir o que precisa ser dito de maneira clara e com o controle das emoções”, disse ela que complementou:

Estou gostando bastante do Programa, da forma como é apresentado e os métodos utilizados”, encerrou.