Qualidade e segurança

Políticas Institucionais

  • Política do Uso Racional de Hemocomponentes;
  • Política do Termo de Consentimento Informado;
  • Política da Gestão da Qualidade;
  • Política Gestão de Pessoas;
  • Política do uso Racional de Antimicrobiano;
  • Política do Núcleo de Segurança do Paciente.

6 metas de Segurança do Paciente

A Política de Segurança do Paciente é a estratégia central do Hospital Unimed Gov. Valadares. A diretriz direciona ações para promoção da segurança, gestão de riscos e a melhoria da qualidade assistencial através da implementação de práticas de segurança que englobam as 6 metas, sendo essas:
Identificação
Segura
Comunicação
efetiva
Segurança na prescrição, no uso e administração de medicamentos
Cirurgia
Segura
Higienizar as mãos
para evitar
infecções
Prevenção de
uedas e úlceras
por pressão
A unidade hospitalar dispõe da Comissão Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e criou setor homônimo, atuando na área de segurança do paciente junto ao escritório da qualidade, aliando as estratégias de gestão de riscos, notificações de incidentes e eventos adversos, análise desses e implementação de um plano de contenção e contingência, priorizando os riscos de maior prevalência.

O NSP e as áreas assistenciais adotam indicadores de mensuração de segurança do paciente, sendo esses importantes para melhorar a prestação de serviços em saúde.
 

Protocolos clínicos gerenciados

Protocolo de
Parto Seguro

% de adesão ao Protocolo de Parto Seguro

O Protocolo de Parto Seguro estabelece uma linha de cuidados centrada na prevenção de erros relacionados ao parto e na consolidação de índices ótimos de mortalidade materna e infantil. São estabelecidas listas de verificação de práticas seguras na admissão, antes da expulsão do feto (ou antes da cesariana), após o parto e antes da alta.
Protocolo de
Fratura de Fêmur

% de adesão ao Protocolo de Fratura de Fêmur

O objetivo do protocolo de fratura do fêmur é otimizar e sistematizar o tratamento dos pacientes admitidos para o tratamento cirúrgico de fraturas do fêmur, obtendo o melhor resultado clínico possível e evitar as complicações e deterioração do quadro clínico decorrente da falta de mobilidade prolongada. O objetivo principal do protocolo é a fixação do fêmur em até 72 horas para pacientes sem critérios de exclusão.
Protocolo
de TEV

% de adesão ao Protocolo de TEV

O objetivo do protocolo de TEV ou tromboembolismo venoso é diminuir o risco de trombose venosa profunda e tromboembolismo pulmonar em pacientes internados. As metas principais do protocolo são: avaliação de risco de TEV e a prescrição de profilaxia mecânica e medicamentosa em todos os pacientes admitidos no Hospital Unimed Gov. Valadares.
Protocolo de
Cuidados Paliativos

% de adesão ao Protocolo de Cuidados Paliativos

O objetivo do Cuidado Paliativo é proporcionar a melhor qualidade de vida possível para pacientes cuja doença não é responsiva a tratamento de cura, através da identificação precoce e da assistência às necessidades físicas, espirituais, sociais e emocionais do paciente, de seus familiares e cuidadores. 

Certificações