Janeiro Branco: Equipe da Casa Unimed realiza Blitz da Saúde Mental para comunidade

        31 de janeiro, 2024
Em adesão à campanha Janeiro Branco que em 2024 tem o tema “Saúde Mental Enquanto há tempo! O que fazer agora?”, os setores Atendimento Especializado e Promoprev, da Casa Unimed realizaram uma ação para a comunidade no último dia 25 de janeiro.

O movimento fechou os trabalhos realizados ao longo do mês, que contaram também com vídeos disponibilizados nas redes sociais da Unimed Gov. Valadares que trataram do tema da saúde mental sob a ótica dos mais diversos públicos.




“Este ano, completam-se 10 anos da realização da campanha do Janeiro Branco a nível Brasil. Há nove anos, nos mobilizamos na Unimed Gov. Valadares, com ações preventivas e educativas, abordando a importância de se falar sobre cuidados em saúde mental”, conta a psicóloga da Casa Unimed, Élida Barros.

A ação aconteceu nos semáforos em frente a nossa sede administrativa. Enquanto motoristas aguardavam no sinal vermelho, nossa equipe dava o sinal verde para o cuidado com a mente e com o corpo por meio de um movimento de conscientização e também pelo oferecimento de serviços de saúde.

Quem passou pelo local, de longe via uma grande faixa onde podia se ler os dizeres Janeiro Branco. O objetivo era exatamente chamar a atenção para o movimento que ali acontecia.




Enquanto aguardavam no sinal, motoristas eram abordados por profissionais da Casa Unimed que explicavam a campanha e davam dicas de saúde mental, e entregavam nosso calendário do Janeiro Branco, que propõe a realização de uma ação de autocuidado a cada dia do mês, não apenas em janeiro, mas em todos os meses do ano.

No total, mais de mil exemplares do calendário foram impressos e entregues a beneficiários da Casa Unimed para as pessoas que participaram da ação no dia 25.

Houve uma recepção muito importante ao calendário, ele foi um sucesso! Tivemos os feedbacks positivos de quem o recebeu e inclusive pessoas nos procurando ao final da atividade para pedir um exemplar e poder praticar em casa as atividades. São pessoas que entenderam a importância do autocuidado e de dar atenção às emoções em nosso dia a dia”, complementou a psicóloga.

Mas não parou por aí. A ação contou ainda com o oferecimento de outros serviços como massagem relaxante, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, orientação nutricional e com o cantinho da escuta, onde quem passava e sentia a necessidade de falar sobre alguma questão, era ouvido e orientado por uma psicóloga da Casa Unimed.