Profissional da Casa Unimed participa de Capacitação em Raciocínio Clínico em Integração Sensorial

        17 de abril, 2024

Representada pela terapeuta ocupacional do nosso Espaço Viver Bem, Hévila Souper, a Unimed Gov. Valadares marcou presença na 2ª etapa do treinamento sobre o Raciocínio Clínico em Integração Sensorial, realizado pela Faculdade Unimed, com o objetivo de aprimorar as habilidades profissionais para melhorar o desempenho terapêutico e a satisfação dos clientes.

A capacitação, que contou com a participação de profissionais de várias singulares do estado, foi ministrada pela terapeuta ocupacional Leonor Garcia. O treinamento aconteceu de maneira remota (parte teórica) e atividade prática na sede da Faculdade Unimed, em Belo Horizonte com data de conclusão nesta última quarta-feira, 10 de abril.


 

A capacitação realizou uma abordagem terapêutica usada principalmente em crianças com dificuldades sensoriais e distúrbios do processamento sensorial. Essa terapia tem como base a ideia de que o cérebro pode processar informações sensoriais de forma inadequada em algumas pessoas, levando a dificuldades na interação com o ambiente.

Durante o curso de Integração Sensorial, a profissional, formada há 16 anos, com certificação internacional em Integração Sensorial de Ayres e pós-graduação em Educação Inclusiva com ênfase em autismo, teve contato com discussões e práticas sobre os diferentes tipos de sensações (como táteis, vestibulares, proprioceptivas etc.), como o cérebro processa essas informações e como isso afeta o comportamento e as habilidades de uma pessoa, entre outros temas.

Para complementar essa formação, a terapeuta ocupacional da Casa Unimed participou da capacitação no raciocínio clínico em Integração Sensorial, onde o objetivo foi capacitar os profissionais presentes na utilização dessa abordagem com os pacientes.

Segundo Hévila, “essa capacitação veio agregar ainda mais o processo avaliativo estruturado, não estruturado e intervenção terapêutica ocupacional a fim de alcançar todos os níveis de desenvolvimento e suporte, nas patologias beneficiadas, tais como deficiências intelectuais, transtorno de aprendizagem, transtorno do espectro autista e diversas síndromes”, comentou.