Equipe multiprofissional da Casa Unimed realiza roda de conversa com o tema seletividade alimentar

        26 de fevereiro, 2024

Profissionais da Casa Unimed e responsáveis por crianças atendidas pelo Espaço Viver Bem se reuniram na última segunda-feira, 19 de fevereiro, para uma roda de conversa, desta vez com o tema seletividade alimentar.

A condição é caracterizada pela dificuldade em se relacionar com os alimentos, podendo fazer com que a pessoa apresente desinteresse pelo alimento. Geralmente, inicia-se na infância mas precisa receber o devido tratamento ou pode acentuar-se e permanecer até a vida a adulta. Daí a importância de se falar sobre o assunto.


 

Para falar sobre causas e formas de lidar com a seletividade alimentar, estiveram presentes a fonoaudióloga Ana Paula Ribeiro, a Nutricionista Dayenne Nascimento e a terapeuta ocupacional Hévilla Souper.

Hévilla falou sobre a preocupação e o compromisso dos profissionais da Casa Unimed em estarem atentos às dúvidas comuns a muitos responsáveis e trazer isso para debate de mais pessoas, visando compartilhar conhecimentos e boas práticas.

Nós, equipe multiprofissional das terapias especiais, tornamos as rodas de conversa sistemáticas e frequentes de acordo com os assuntos mais solicitados pelas mães e responsáveis das crianças assistidas pela Casa Unimed. Baseando nisso, assunto escolhido foi Seletividade Alimentar, devido à complexidade, impacto no desenvolvimento infantil e fragilidade familiar em lidar com as diferenças individuais dos filhos”.

A profissional complementou explicando que no evento o tema central é exposto e contextualizado pelas profissionais que em seguida abrem espaço para que os responsáveis possam compartilhar suas experiências e sanar dúvidas e serem orientar e treinandos para atuarem com seus filhos.


 

Presente na roda de conversa, Adriane Gomes, que é mãe de duas crianças atendidas pela equipe da Casa Unimed, ressaltou os ganhos que encontros como esse trazem para que os pais possam se adaptar e ter conhecimentos e informações que vão contribuir para que o cuidado com os filhos seja feito da melhor forma possível.

Sou Adriane Gomes, mãe atípica do Miguel de 8 anos e Lucas de 5 anos. Ambos autistas com seletividade alimentar severa. Participar das rodas de conversa pra mim é sempre algo muito importante. Faz com que nós mães e pais sintam que não estamos sozinhos e que estamos na busca do caminho certo. Neste último evento pra mim em especial foi extremamente esclarecedor e de muito aprendizado”, disse ela que complementou: “Ouvir as profissionais abre nossas mentes e vem sempre uma ponta de esperança”.

Quer participar da nossa próxima roda de conversa?

Fique ligado em nosso Instagram! Nele, divulgamos datas e horários de todos os eventos realizados pela Casa Unimed abertos à comunidade. Caso queira participar e também tirar dúvidas, basta entrar em contato pelo WhatsApp (33) 99843-8967.