Notícias


https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Unimed Joinville participa da II Jornada Científica Catarinense de Centro Cirúrgico

Texto: Isabelle Buzzi
        27 de fevereiro, 2024

No sábado (24/02), ocorreu a II Jornada Científica Catarinense de Centro Cirúrgico, SRPA e CME, na cidade Joinville (SC) e a Unimed Joinville esteve presente.

Para os dois dias de evento, foram selecionados especialistas de instituições renomadas nas áreas da sáude. E a Unimed Joinville foi uma das convidadas para representar a cidade e falar em uma mesa redonda sobre o tema "Boas práticas envolvendo o cuidado centrado no paciente".

No evento, estiveram presentes representando a Unimed Joinville, a coordenadora de enfermagem do Centro Cirúrgico da Unimed Joinville e especialista em Centro Cirúrgico, recuperação anestésica e central de materiais e esterilização pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, Jamile Lima, juntamente com a Dra. Karinne Akemi Sakuma, anestesiologista membro do SAJ (Serviço de Anestesiologia de Joinville).

Durante a roda de conversa, as profissionais apresentaram para cerca de 120 espectadores, sobre a "importância da coordenação do cuidado multidisciplinar para implantação do protocolo de abreviação de jejum".

Em conversa com a redação, Jamile explica: "É comprovado cientificamente que o jejum prolongado prejudica a recuperação do paciente. Desde 2011, a Sociedade Brasileira de Anestesiologia adverte que o jejum de água e líquidos claros - como solução de carboidrato, é de 2 horas para melhor resposta após o procedimento."

Este protoloco de abreviação de jejum já é praticado em um pequeno público do Centro Hospitalar Unimed mas o plano é conseguir abranger todos os pacientes de cirurgias eletivas.

"É importante que a Unimed Joinville, como instituição de saúde de excelência, participe de eventos sobre esse tema para mostrar para a comunidade em que está inserida a nossa preocupação com o cuidado integral do paciente, com sua individualidade e experiência. A questão do jejum prolongado, além da sensação de sede e fome, aumentam a ansiedade e prejudicam a recuperação no processo pós-cirúrgico. Discutir esse tema envolve o cuidado individualizado e a satisfação do cliente ao final do processo cirúrgico."

O evento foi organizado pela Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico e Central de Materiais (SOBECC) e aberto para todos os profissionais com foco na área cirúrgica e CME. O evento contou com a participação de diversos especialistas renomados, recebendo profissionais de vários estados do país.