Notícias


Vera: uma guerreira dentro e fora do ringue

Paciente da Unimed Joinville descobre força no Muay Thai durante tratamento contra o câncer
Texto: Isabelle Buzzi
        08 de novembro, 2023
Diagnosticada com câncer no seio direito e útero desde abril deste ano, Vera Lucia enfrentou a notícia com coragem e determinação.

Com 65 anos, Vera é paciente oncológica da Unimed Joinville e reside na cidade de Itapoá.

Ainda que tenha recebido o seu diagnóstico de câncer de mama e útero em abril e tenha realizado a sua cirurgia no mês de julho de 2023, sua jornada não se resume a tratamentos e consultas médicas. Para surpresa da própria família e do seu médico, ela decidiu combater o câncer de maneira única: não deixando de lutar o Muay Thai.

O Muay Thai, também conhecido como “a arte das oito armas”, é uma forma de boxe tailandês que combina golpes de punho, cotoveladas, joelhadas e chutes. Um esporte conhecido por sua intensidade física, e adotado por Vera como forma de fortalecer seu corpo e sua mente, principalmente durante seu tratamento.

Vera equilibra seu trabalho como diarista de segunda a sexta-feira com a luta e seus outros hobbies, como o artesanato e a musculação.

Ela começou a frequentar a academia local há cerca de 1 ano, onde pratica a luta, contando com o apoio do seu treinador e da filha caçula, Amanda.

“Eu só parei quando fiz a cirurgia porque o médico falou que eu tinha que descansar por 60 dias”, contou ela para a nossa equipe durante entrevista.

No entanto, como ela mesma se define “hiperativa”, ela mal via a hora de passar o período para voltar a ativa: “Se depois daqui eu for pra casa e deitar, eu não vou tomar água e nem comer. Por isso, não gosto de ficar parada.”

“Eu passo vergonha do lado dela. Ela quer sair daqui e já ir treinar”, comentou a filha enquanto acompanhava a mãe.
 


“Eu aconselho que toda mulher que esteja passando por este processo de tratamento oncológico, faça sempre uma atividade física. Se o corpo e a cabeça estiverem bons, tudo está bom. Entregue nas mãos de Deus e dos médicos. Fique longe de pessoas negativas e de pessoas que tratam você como coitada, este é um processo que você tem que passar e vai passar!”

A história de Vera, assim como tantas outras, é um lembrete inspirador de que a força interior pode superar as adversidades mais difíceis. Ela não apenas enfrentou o diagnóstico de câncer com determinação, como manteve seu foco e determinação às coisas que colaboram para manter sua positividade e resiliência durante o tratamento.

Enquanto Vera segue seu tratamento contra o câncer, ela também continua a treinar a musculação e Muay Thai, demonstrando que sua força desconhece limites.