Reembolso


Solicitação de reembolso

A Unimed Nova Iguaçu conta com mais de 600 médicos cooperados, ampla rede de prestadores e recursos próprios para cuidar de seus beneficiários. Por isso, ressaltamos que consultas e procedimentos realizados de forma particular são de responsabilidade do beneficiário e somente reembolsáveis no caso de indisponibilidade ou inexistência de prestador na rede contratada. Nossa Central de Atendimento 24 horas está à disposição para auxiliá-los na busca da rede credenciada, através dos telefones (21) 3759-8200, (21) 3844-9100 e 0800 282 4464.

Se o contrato não permitir livre escolha de prestadores fora da rede, posso pedir o reembolso?
O contrato assinado não contempla o direito a reembolso por livre escolha de prestadores fora da rede. Mesmo assim, o seu pedido poderá ser aprovado, desde que seja evidenciado a falta de cobertura assistencial por parte da Operadora. Nossa Central de Atendimento 24 horas está à disposição para auxiliar na busca da rede credenciada, através dos telefones (21) 3759-8200, (21) 3844-9100 e 0800 282 4464.
Para solicitar seu pedido de reembolso, será necessário apresentar o número de protocolo, fornecido pela Central de Atendimento 24h, comprovando a tentativa formal de utilização da rede prestadora.
Como solicitar o reembolso?
Se já foi realizada a tentativa de garantia de atendimento dentro da rede contratada e evidenciada a indisponibilidade ou inexistência de prestador, o reembolso poderá ser solicitado através do formulário abaixo:
Após solicitado, como acompanhar?
Após preenchimento do formulário, você receberá um e-mail com o número da solicitação, confirmando que a mesma foi gerada com sucesso. Dentro do prazo de 07 dias, você receberá novamente uma mensagem informando sobre o status de seu protocolo, que poderá estar em uma das três situações:
Quais são os documentos obrigatórios para solicitar o reembolso?
Caso seja identificada a falta de algum dos documentos considerados obrigatórios e necessários para análise, sua solicitação ficará com status de pendente. O prazo para regularização da pendência é de sete dias corridos. Após esse prazo, caso não haja regularização, seu pedido será cancelado, sendo necessário abrir uma nova solicitação. Confira, abaixo, os documentos necessários:
Documento comprobatório do serviço pago, com a discriminação completa sobre o serviço realizado, dados do prestador e do tomador (beneficiário),
data e valor legíveis. São considerados comprovantes de pagamento:
       
  • Nota fiscal (NFs) com número de série;
  • Recibo com assinatura do profissional;
  • Cupom fiscal com nome e CPF do beneficiário.
Importante: A validade do documento comprobatório é de 01 (hum) ano. Após esse período, não poderá mais ser utilizado para fins de reembolso.
Documento de Identificação
       
  • Documento de Identificação com foto (frente e verso);
  • CPF;
  • Cartão do convênio;
  • Caso o beneficiário seja menor de idade: documento de identificação do beneficiário e do responsável legal. Não sendo os pais, necessário enviar a guarda provisória ou definitiva;
  • Caso o beneficiário não seja seu próprio responsável financeiro: documento de identificação do curador e a curatela ou tutela.
Comprovante de desembolso
       
  • Comprovante de depósito/transferência; ou
  • Via do cartão; ou
  • Caso o pagamento tenha sido feito em espécie, será necessário que a informação seja descrita na nota ou recibo.

Todos os anexos enviados deverão estar legíveis para leitura e compreensão. Por medida de segurança, nossa plataforma aceita somente arquivos nos formatos: .png, .pdf, .jpg ou. jpge

Em caso de falecimento do beneficiário, como solicitar o reembolso?
Em caso de reembolso após falecimento do beneficiário, o solicitante deverá anexar certidão de óbito e documentação que comprove o direito do reembolso aos herdeiros. Os herdeiros que abrirem mão do reembolso deverão escrever uma carta de próprio punho, com reconhecimento de firma em cartório, concedendo direito do valor integral ao herdeiro solicitante.
Documentos necessários
       
  • Documento de identificação de todos os envolvidos (filhos e cônjuge);
  • Certidão de Óbito;
  • Dados bancários (pessoa física) para crédito do valor em nome do herdeiro nomeado. Sinalizar o tipo de conta: corrente ou poupança;
  • Carta à punho dos envolvidos (filhos e cônjuge) abdicando do valor e declarando somente um herdeiro para receber.
  • Será necessário reconhecer firma em cartório.
 
Modelo de carta para transcrição
       
Eu, __________ portador do CPF: _________ e RG: ________, venho por meio deste abnegar o direito de receber o reembolso por motivo de óbito referente ao beneficiário ______________. (Nome da mãe ou pai e nº da carteirinha)
Atribuir assim esse direito a ______________, portador do CPF: ______ e RG: _________.

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Assinatura
Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento, que funciona 24 horas, através dos telefones: (21) 3759-8200, (21) 3844-9100 ou 0800 282 4464.