Responsive Image

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Quais são os sintomas da gravidez?

        18 de novembro, 2019

Alguns sintomas são comuns na gravidez. O atraso menstrual é geralmente o sinal que mais chama a atenção da mulher para a possibilidade de uma gravidez. Além disso, pode-se perceber os seguintes sinais e sintomas:

  • Aumento dos seios
  • Enjoos/vômitos
  • Mais sono
  • Mais fome
  • Aumento da frequência urinária
  • Maior sensação de cansaço

Já no primeiro trimestre os sintomas podem ser observados pelas mulheres. Alguns podem permanecer até o final da gestação.

Os sintomas da gravidez são iguais para todas as mulheres?

Não. Algumas mulheres são mais sensíveis às mudanças hormonais ou possuem condições que favorecem o aparecimento de determinados sintomas. Durante as consultas de pré-natal, todos os sintomas devem ser mencionados aos profissionais de saúde para que sejam avaliados, medicados, se necessário, ou para que se analise a necessidade de acompanhamento especializado ou de encaminhamento ao serviço de pré-natal de alto risco.

Existem medicamentos que são utilizados para minimizar alguns dos sintomas mais comuns, que podem surgir ao longo da gestação. Porém, não é indicada a automedicação, pois é um risco à saúde materna e fetal, uma vez que existem medicações contraindicadas para o período gestacional. Portanto, a gestante não deve tomar medicamentos sem prescrição médica.

Fonte: Ministério da Saúde