Sobre o Programa

Objetivo

Contribuir para a melhoria do nível de segurança dos processos de atendimento aos pacientes assistidos da rede assistencial do Sistema Unimed do Paraná.

Processo

O Programa Segurança em Alta é um método de avaliação que busca por meio de requisitos baseados nas legislações de saúde e orientações de processos de acreditação hospitalar para a qualificação da rede hospitalar do Sistema Unimed, com foco em promover a qualidade e a segurança da assistência.

Nesta fase é realizada a Avaliação de Diagnóstico e emitido relatório de devolutiva com apontamentos relacionados a oportunidades de melhoria e pontos fortes da instituição.  O Hospital participante receberá Acompanhamento Técnico com profissionais altamente capacitados da Federação. Este acompanhamento será realizado com visitas e reuniões remotas orientadas à gestão e segurança do paciente com base nos padrões das Acreditações Hospitalares, legislações e melhores práticas. São oferecidos aos hospitais participantes eventos presenciais e também webinars com temas técnicos e em Gestão em Saúde. Em conjunto com o Plano de Ação, também são acompanhados indicadores de qualidade e segurança do paciente e incidentes e eventos adversos. Na ocorrência de eventos adversos graves no hospital, os mesmos deverão ser reportados para a Unimed para acompanhamento das melhorias implantadas para que o evento não aconteça novamente.

Consiste na realização de uma nova avaliação. A Avaliação de Qualificação do Hospital gerará uma nova nota com base nas evidências apresentadas durante a visita realizada na instituição. Serão considerados Hospitais Qualificados aqueles que tirarem nota igual ou maior que 7 (sete) nesta avaliação. Esta etapa pode durar de 12 à 24 meses, de acordo com a classificação alcançada ocorrerão as avaliações de manutenção da qualificação. Os Hospitais receberão uma classificação de acordo com a nota:


Ainda nessa etapa, o hospital passa a receber o comparativo de indicadores que compartilha com a Unimed. Por este motivo, esses indicadores precisam ser encaminhados mensalmente, conforme etapa anterior. Na ocorrência de eventos adversos graves no hospital, tais casos devem ser reportados à Unimed para acompanhamento das melhorias implantadas, com o objetivo de impedir uma nova ocorrência do evento.

Estas visitas são realizadas para acompanhamento e manutenção das ações implantadas, incluindo as que se referem aos eventos adversos. A periodicidade destas avaliações será de acordo com a nota da Etapa de Qualificação, conforme quadro abaixo.
 

Na ocorrência de eventos adversos graves, é possível que haja agendamento de visitas fora dos prazos citados no quadro.

Em cada avaliação realizada o Hospital poderá:
• superar a nota da avaliação anterior
• manter a mesma nota
• ter um rebaixamento de nota 
Todo Hospital Qualificado receberá um certificado de reconhecimento pelo seu compromisso com a qualidade e segurança do paciente.