Notícias

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Programa de Gerenciamento de Casos proporciona bem-estar e mais qualidade de vida aos beneficiários

        26 de agosto, 2020

Iniciado em 2008, o Programa de Gerenciamento de Casos - PGC, é um programa criado pela Unimed Pato Branco para levar orientações aos beneficiários, portadores de patologias, que demandam o auxílio de uma equipe multiprofissional e interdisciplinar. 

Para a realização dos acompanhamentos dos pacientes, o Programa conta com uma equipe formada por enfermeiros, profissionais responsáveis pelo programa; técnicos de enfermagem, responsáveis pelo telemonitoramento e a equipe interdisciplinar, que conforme a necessidade do paciente, atende através de orientações de nutrição, psicologia, farmácia, fonoterapia, terapia ocupacional e fisioterapia. O objetivo desta equipe é, através de ações individualizadas, sugerir, educar e instruir o paciente e seu cuidador, visando sua reabilitação com maior qualidade e otimização dos resultados.

A supervisora do PGC, Ana Carolina Bonatto, explica que o processo de cuidado e orientação do paciente inicia com a equipe de enfermagem, que realiza as visitas ou ligações, e de acordo com a complexidade de cada caso, define as ações que a equipe irá desenvolver. “É um conjunto orientado de estratégias e ações programáticas integradas, que objetivam a promoção da saúde, a prevenção de riscos, agravos e doenças, a compreensão da morbidade, a redução dos anos perdidos por incapacidade e o aumento da qualidade de vida dos beneficiários”, complementa.

O PGC realiza atendimentos somente aos beneficiários da Unimed Pato Branco, e sem custo adicional no plano de saúde. Para participar, ele precisa atender aos critérios técnicos do Programa, que são: ter um médico assistente que o acompanhe, haver vaga no programa, estar adimplente com suas mensalidades, ter um cuidador ou responsável, quando o paciente for incapaz, residir na área de abrangência da Unimed Pato Branco, apresentar concordância por escrito da participação no programa (Termo de Adesão). Além disso, é avaliado o caso conforme os critérios técnicos, políticos, jurídicos e operacionais descritos na instrução de trabalho do PGC. Atendendo a estes critérios, o paciente que quiser participar do Programa, deve entrar em contato com a Unimed, pelo telefone 46 2101 3000 – opção 2 e solicitar uma avaliação com a equipe de enfermagem.

Atualmente, o Programa está gerenciando 196 beneficiários. Uma das beneficiárias é a dona Antonia Framento, de 87 anos, que participa do PGC desde abril deste ano. A filha, Cleonice Framento, é sua cuidadora e é quem recebe os profissionais da equipe multiprofissional da Unimed Pato Branco. 
Segundo Cleonice, no começo, quando sua mãe iniciou no Programa, ela não confiou muito, achou que o trabalho da equipe não faria diferença no estado de saúde dela. Mas com o passar do tempo, na evolução dos atendimentos e orientações recebidas através do enfermeiro Osvaldo da Cruz, ela percebeu uma melhora significativa. “No começo eu achei que não seria bom, mas na evolução dos atendimentos com o enfermeiro Osvaldo, eu percebi que estava sendo muito eficiente. Hoje eu devo muito a este programa, sou muito bem atendida e a minha mãe melhorou muito, ela tinha muitas feridas e hoje ela está bem melhor”, relatou Cleonice.  

Um dos objetivos do Programa é despertar o comprometimento do paciente na gestão da sua saúde, envolver os responsáveis pelos cuidados diários, aumentando assim a adesão ao tratamento prescrito pelo médico assistente. “O programa proporciona fidelização do paciente ao médico, garantido que o tratamento e as recomendações prescritas sejam compreendidos e efetivados de modo seguro e supervisionado”, explica Ana Carolina. 

Como são avaliados os resultados do Programa

Conforme Ana Carolina, os resultados do Programa ao longo dos anos, desde a sua criação, têm sido positivos. A equipe identifica uma melhora na evolução clínica dos pacientes, através de indicadores de diminuição de atendimentos em pronto-socorro e internamentos. “Acompanhamos a evolução dos pacientes que necessitam de orientações para lesão por pressão e temos resultados muito satisfatório. E anualmente realizamos a pesquisa de satisfação e observamos que o trabalho que tem sido feito traz benefícios e satisfação aos nossos beneficiários”, destacou.