Política de Patrocínio da Unimed Pato Branco

O apoio da Unimed Pato Branco, a ações e projetos de terceiros, se realiza através de patrocínio. 
Para orientar este processo, a Cooperativa disponibiliza sua Política de Patrocínio, que direciona e estabelece os critérios necessários para a concessão destes.

Entenda o que é a Unimed Pato Branco


A Unimed Pato Branco é uma cooperativa médica, que integra o Sistema Unimed, formado por 345 cooperativas, presentes em Brasil todo. 

Fundada em 2 de abril de 1990, por um grupo de médicos, que almejava a valorização do profissional médico na região Sudoeste. Atualmente a Cooperativa atua em 17 municípios: Pato Branco, Vitorino, Mariópolis, Clevelândia, Palmas, Chopinzinho, Coronel Vivida, Mangueirinha, Honório Serpa, Coronel Domingos Soares, Saudade do Iguaçu, Sulina, Quedas do Iguaçu, São João, Itapejara d’Oeste, Bom Sucesso do Sul e São Lourenço do Oeste – SC. 
 

Conheça a política de atuação da Unimed Pato Branco

 
Negócio
Soluções em Saúde e Bem-Estar.

Missão
Proporcionar aos beneficiários soluções em saúde e bem-estar com excelência de forma sustentável, valorizando seus cooperados e colaboradores.

Visão
Ser reconhecida como a melhor solução em saúde e bem-estar na região onde atua.

Valores
Inovação
Ética
Excelência em Gestão
Comprometimento
Cooperação
Sustentabilidade
 

Diretrizes de Patrocínios da Unimed Pato Branco

 

Apoiamos iniciativas e/ou projetos que:

 

Estejam em sintonia com o padrão da marca Unimed, principalmente reforçando nosso posicionamento ("Vocação para cuidar das pessoas");
• Ofereçam contrapartidas institucionais e/ou mercadológicas relevantes;
• Possibilitem a formação ou aperfeiçoamento de profissionais na área da saúde ou em áreas afins, ao negócio da Unimed da Pato Branco;
• Estimulem e promovam o bem-estar, a felicidade e a saúde física e mental;
• Respeitem as premissas de Responsabilidade Socioambiental e o conceito de Sustentabilidade;
• Aprofundem o relacionamento com clientes efetivos, potenciais e públicos estratégicos;
• Ofereçam, preferencialmente, a exclusividade como patrocinador e fornecedor de produtos/serviços entre as empresas do mesmo segmento de atuação da Unimed da Pato Branco;
• De proponentes que, preferencialmente, sejam clientes da Unimed Pato Branco;
• De eventos relevantes para a comunidade, onde a Unimed Pato Branco estiver inserida e em consonância com o nosso posicionamento;
•  Projetos que incentivem à inclusão social.

 

Não apoiamos iniciativas e/ou projetos que:


• Infrinjam a Legislação Brasileira vigente;
• Contrariem as práticas observadas e valorizadas pelo Sistema Unimed, no tocante da responsabilidade social e desenvolvimento sustentável da sociedade;
• Estejam totalmente desalinhadas ao nosso padrão de marca (essência, atributos e posicionamento) e que não se enquadram nas diretrizes de apoio;
• Favoreçam crença e/ou religião. *Caso seja um patrocínio importante para a região, é preciso analisar criteriosamente a proposta, antes de decidir pelo apoio, a fim de evitar prejuízos futuros à imagem da marca;
• Envolvam exploração, tortura ou violência animal para promover entretenimento;
• Eventos esportivos de alto risco, tais como: artes marciais, corridas automobilísticas, motocross, etc.
• Eventos que causem, ou possam vir a causar, impacto negativo à saúde e/ou ao meio ambiente;
• Eventos que incentivem o uso de bebidas alcoólicas, cigarro e outras drogas;
• Eventos que sejam ligados a jogos de azar ou especulativos;
• Eventos de cunho político-partidário ou religioso;
• Eventos realizados fora da área de atuação da Unimed Pato Branco;

Adicionalmente, de acordo com o Art. 4º, inciso IX, da lei 5.764/71, as sociedades cooperativas devem manter:

• Neutralidade político partidária;
• Discriminação religiosa, racial e social;
 

Apoio às iniciativas esportivas

Com a finalidade de estimular o crescimento da prática de esportes, a Unimed Pato Branco opta por patrocinar iniciativas esportivas, que preferencialmente incentivem à prática de esportes ou atividades físicas ou recreativas, com crianças, adolescentes e idosos, de forma coletiva. 

Caso a categoria esportiva seja de times adultos, o time precisa realizar trabalhos sociais com a comunidade, de estímulo à prática de algum tipo de esporte ou atividades físicas ou recreativas. E comprovar, com evidências, a realização destes trabalhos.  
 

Uso da marca Unimed em patrocínios


Fica proibido, à instituição que receber o patrocínio da Unimed Pato Branco, produzir peças publicitárias sem a análise prévia do setor de Comunicação e Marketing da Unimed Pato Branco, quanto a aplicação da logomarca da Cooperativa ou que possam de alguma forma denegrir a imagem da Instituição. 

O uso da marca Unimed ou Unimed Pato Branco, sem a autorização prévia pelo setor responsável, implicará no cancelamento imediato do patrocínio. Ficando a Unimed Pato Branco livre de qualquer cobrança ou penalidade por cancelar o contrato com a instituição patrocinada. 


Como solicitar patrocínio à Unimed Pato Branco


Para solicitar patrocínios à Unimed Pato Branco, a instituição precisa acessar o portal: www.unimed.coop.br/patobranco e preencher o formulário com todas informações e detalhes solicitados. 

A solicitação do patrocínio deve ser feita com pelo menos 30 dias de antecedência, no caso de eventos, e 60 dias, se for modalidade esportiva. 

*Solicitação de patrocínios que não forem feitas pelo portal da Unimed Pato Branco, não serão analisadas. 

 

Análise dos patrocínios 


A análise das solicitações dos patrocínios será feita pelo setor de Comunicação e Marketing, primeiramente, com a finalidade de verificar se a solicitação atende aos requisitos da Política de Patrocínio da Cooperativa e quando necessário, o setor de Assessoria Jurídica e Regulamentar também poderá ser consultado. 

Contudo, mesmo a solicitação atendendo aos requisitos da Política de Patrocínio, será feita uma análise do orçamento anual da Cooperativa, direcionado para patrocínios, a fim de verificar se existe orçamento suficiente para tal investimento. Não havendo verba disponível, a Cooperativa não aprovará o patrocínio. 

Além disso, a aprovação final do patrocínio será feita pela Diretoria Executiva da Unimed Pato Branco, com o auxílio dos gerentes das áreas envolvidas. 

 

Doações

Quando a solicitação envolver pedidos de doações para instituições ou projetos sociais, sem fins lucrativos, que não envolva necessariamente a divulgação da marca Unimed Pato Branco e pagamentos de verba, a análise desses pedidos é da responsabilidade do Núcleo de Sustentabilidade e Responsabilidade Social e do Comitê de Ética da Unimed Pato Branco. 

Os pedidos deverão ser feitos por meio dos formulários, disponíveis no portal da Unimed Pato Branco. Devendo ser escolhido, para patrocínios financeiros, o formulário Patrocínios Institucionais. E os projetos de cunho social, que não envolvem pagamentos em dinheiro, no formulário Projetos/Ações Sociais. 
 

Parcerias para ações e eventos


Eventualmente, a Unimed Pato Branco realiza ações e eventos envolvendo seus beneficiários, cooperados e colaboradores. Nestas oportunidades, se surgirem pedidos de parcerias por parte de terceiros, para apoiar ou patrocinar um evento ou ação, o pedido deverá ser feito direto para a equipe que está à frente da organização do evento ou ação, a qual se encarregará de apresentar a solicitação para a análise do Comitê Ética da Unimed Pato Branco e da diretoria executiva. 

Caso a Unimed Pato Branco tenha interesse em convidar parceiros para patrocinar ou apoiar seus eventos ou ações, tal solicitação deve antes ser analisada junto a diretoria executiva e gestores, da Cooperativa, oportunidade em quem será elaborado pelo responsável do Compliance um parecer orientativo acerca da solicitação. 

 

Solicitação de brindes ou parcerias por parte da Unimed Pato Branco

Receber e fornecer brindes* são práticas comuns no ambiente empresarial. Com o objetivo de evitar que tais práticas influenciem decisões e gerem favorecimentos indevidos, estabelecemos algumas regras.

O fornecimento de brindes* pela Unimed Pato Branco, aos seus públicos de relacionamento, deve atender o objetivo exclusivo de promoção da marca* Unimed Pato Branco, oferecidos de modo impessoal às instituições ou organizações, e devem ser adotadas medidas para evitar que sejam entendidos como tentativas de suborno ou influenciar interesses. 

Deve ser evitado o fornecimento de brindes* ou outras formas de favorecimento em meio a tratativas, negociações e outros momentos de relacionamento que possam ser entendidos como um meio de obter vantagens à Cooperativa. Do mesmo modo, não podem ser usados como meios para obter vantagens pessoais para si, familiares ou conhecidos.

O aceite de brindes* e outras ofertas de clientes internos e externos (fornecedores, beneficiários, parceiros e demais públicos de relacionamento) é permitido desde que:
1.Envolva itens sem valor comercial, objetos promocionais e sem exclusividade.
2. Em caso de recebimento de brindes* ou outras formas de favorecimento fora das condições definidas acima, o Comitê de Ética deve ser acionado.
3. É proibida a aceitação de valores monetários em qualquer quantia ou meio de pagamento.
4. Descontos em serviços sejam revertidos à Unimed Pato Branco e não incorporados pelo recebedor.
5. Convite ou inscrição para participação de conferências, seminários, palestras ou eventos de interesse da Unimed devem ser comunicados ao Comitê de Ética para que dê o tratamento e a destinação adequados, conforme previsão no seu regimento. O convite não pode abranger qualquer tipo de pagamento de despesa que não seja o convite em si.
6. Convites para eventos culturais e esportivos podem ser aceitos desde que tenham sido oferecidos à Unimed Pato Branco em caráter institucional, sem destinatário exclusivo, e sejam comunicados ao Comitê de Ética para que dê o tratamento e a destinação adequados, conforme previsão no seu regimento.
7. Prêmios ganhos em apresentações de projetos que representem a organização pertencem à Unimed Pato Branco. Neste caso, o Comitê de Ética buscará formas para promover a distribuição, de forma democrática.
8. Prêmios ganhos por meio de sorteios em eventos internos e externos ligados à Unimed Pato Branco ficarão com o recebedor.
10. O recebimento de brindes* ou outras formas de favorecimento não deve ser estimulado, mas, quando não for possível a recusa, deve-se buscar formas generalizadas de distribuição, sem que se destine exclusivamente a uma única pessoa.