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Conheça as ações do Planejamento Estratégico para 2022-2024

        24 de dezembro, 2021

A diretoria executiva, da Unimed Pato Branco, reuniu-se na noite de 21 de dezembro, com o Conselho de Administração, para apresentar as ações do Planejamento Estratégico, referentes ao período de 2022 a 2024. 


Esta foi a última, das três grandes etapas, que envolveram a revisão e elaboração das ações. Por unanimidade dos diretores e conselheiros, todas as estratégias, incluindo as novas e as que já estavam definidas no planejamento anterior e terão continuidade nos próximos anos, foram aprovadas. 


A apresentação contou com a participação do gerente geral Angelo Luiz De Bortoli e do consultor da empresa Gestão Inteligente, Rogério Yamanishi, que auxilia no Planejamento Estratégico da Unimed Pato Branco desde 2016. 


Também contribuíram, apresentando as ações das suas áreas, a gerente de Relacionamento, Integração e Mercado, Luana Bozi, o gerente Administrativo Financeiro, Luciano Mello e a gerente de Promoção e Assistência à Saúde, Scheila Pallaoro. 


O Planejamento Estratégico da Unimed Pato Branco continua dividido em quatro grandes áreas: cooperado; financeira; clientes; processos internos e aprendizado e crescimento. 


Dentro da área do cooperado, o objetivo estratégico da Cooperativa é aumentar a percepção de valor do médico em relação ao seu conhecimento, remuneração, aproximação e benefícios. Também, é possibilitar a sua aproximação, com o objetivo de que ele conheça a estrutura administrativa e os colaboradores. Para isso, entre as ações estratégicas propostas, estão: 
 

• Realização de visitas da diretoria e colaboradores aos cooperados, que hoje atuam nos municípios fora de Pato Branco;
• Manter as reuniões no formato híbrido: online e presencial;
• Fomentar a participação de mulheres no conselho administrativo;
• Focar o atendimento do cooperado na nova estrutura da Unimed, que será montada no shopping;
• Promover reuniões e eventos para os cooperados por especialidades;
• Estruturação de um programa de desenvolvimento do cooperado, com foco na sua opinião e temas de interesse, para a partir disso desenvolver conteúdos, palestras e treinamentos continuados, com apoio no dia a dia do consultório/clínica;
• Realização um estudo para disponibilizar um Plano de Saúde “Master” para o Cooperado;
• Realização de um estudo para revisar as regras de saída do cooperado por óbito;
• Implantação do novo sistema de governança corporativa adequado às boas práticas (PDGC, LGPD, RN452);
•  Realização de estudos sobre novos regimes de tributação, com olhos na verticalização; 
 

Na área financeira, o objetivo estratégico é aumentar a receita. Para isso, as ações estratégicas apresentadas são: 

• Realização de investimentos de forma diversificada em plataforma aberta, conforme a nova política de investimentos; 
• Criação de novas opções de planos de saúde direcionadas para a utilização exclusiva dos recursos próprios;
• Finalização do estudo para a implantação de uma nova composição societária, para que os cooperados possam se tornar sócios de novos negócios;
• Comercialização de produtos “low cost” visando reduzir a evasão, plano de retenção e aumento de vidas;
• Fortalecimento das reuniões de relacionamento com as empresas contratantes da curva ABC, fomentando a promoção de eventos, com foco em saúde;
• Construção de um perfil epidemiológico das carteiras, possibilitando ações integradas com a área da saúde, com foco na prevenção; 
• Fortalecimento do Programa de Desenvolvimento de Mercado - PDM para a oxigenação da carteira;
• Estruturação completa da gestão de custos e orçamento;
• Otimização os recursos do FATES;
• Ampliação dos programas, principalmente o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), do Sescoop.
 

Na área de clientes, o objetivo estratégico é promover a satisfação e a fidelização do beneficiário. Para isso, as ações definidas são: 

• Fortalecimento e integração de ações pós-vendas;
• Disponibilidade de atendimento emergencial em áreas e especialidades com déficit de atendimento;
• Realização de um estudo de viabilidade para implantar homecare (com parceria ou próprio); 
• Resgate e fortalecimento do Programa Jeito de Cuidar Unimed; 
• Retomada e ampliação do Programa Segurança em Alta; 
• Estruturação de um programa de melhoria, específico para os principais serviços/rede, com maior indisponibilidade; 
 

Na parte dos processos internos, foram definidos dois objetivos estratégicos. O primeiro é ampliar a estrutura e os serviços do CAS e dos serviços próprios. Para isso, as ações definidas são: 

 

• Implantação de uma academia para idosos no CAS;
• Mudança do CAS de Pato Branco, para uma estrutura própria da Cooperativa;
• Implantação de um novo serviço próprio: um Centro de Imagem; 

 

Ainda dentro da área de processos internos, há o objetivo estratégico de manter e melhorar os processos de forma integrada com regulamentações, certificações e acreditações. Para isso as ações definidas são: 

• Dar continuidade na manutenção das certificações e acreditações obtidas;
• Avançar com a adequação dos processos voltados à gestão de riscos e compliance; 
 

Outro objetivo estratégico relacionado aos processos internos é o fortalecimento do marketing de relacionamento. Entre as ações definidas estão:

• A realização de reuniões com grupos de cooperados com interesses afins; 
• O fortalecimento do marketing de relacionamento com o cooperado; 
• A promoção de eventos com empresas contratantes da curva ABC; 
• Investimento em redes sociais com o foco no beneficiário;

Dentro da área de crescimento e aprendizagem, existem algumas subáreas, entre elas: tecnologia, pessoas, responsabilidade socioambiental. 


Na subárea de tecnologia, as ações estratégicas definidas são: 
 

• A implantação de novos sistemas de gestão e um sistema para monitorar a jornada completa do paciente; 
• Potencializar a utilização do Business Intelligence - BI e incentivar a cultura da Data Driven;
• Implantar Inteligência Artificial – IA em processos prioritários da operadora;
• Manter os programas atuais de inovação;

Na subárea de pessoas, as ações definidas são:
 

• Revisão e clareza no programa educacional para os colaboradores;
• Reestruturação do programa de cargos e salários e recrutamento interno;
• Estruturação de um plano de carreira;
• Estruturação do processo de sucessão e aposentadoria para cooperados e colaboradores;
• Criação de canais de comunicação internos diretamente com o colaborador;

 

Na subárea de responsabilidade socioambiental, as ações definidas são: 
 

• Foco nos interesses e necessidades da comunidade da área de atuação; com apoio a eventos de saúde e sociais;
• Estruturação dos processos de responsabilidade socioambiental com olhos no compliance e transparência; 
• Fomentar, incentivar, sensibilizar e integrar as ações socioambientais da Unimed com os cooperados; 
 

Recursos próprios 


Um diferencial deste Planejamento Estratégico, é a construção de dois grandes mapas estratégicos, um com as ações da operadora e outro com as ações dos recursos próprios. 
Na área financeira dos recursos próprios, as ações estratégicas definidas são: 


• Prospectar cooperados da curva A para estreitar relacionamento;
• Prospectar laboratórios pequenos para negociar direto com a Unimed para fazer analítica;
• Expandir a comercialização dos serviços para não beneficiários (associações);
• Divulgar que beneficiários têm vantagens nos recursos próprios;

 

Na área dos clientes, as ações estratégicas definidas para os recursos próprios são: 

• Implantação da pesquisa de satisfação com os clientes;
• Estruturação de programas de cuidados paliativos no Centro de Oncologia;
• Finalização da implantação do laboratório;
• Realização dos estudos para a implantação de novos serviços, como  ambulatório, terapias especiais, academia; 
 

Na parte dos processos internos, as ações estratégicas definidas são:

• Implantação da ISO na Clínica de Vacinas, no Centro de Oncologia e laboratório;
• Implantação da acreditação DICQ no laboratório;
• Estruturação da gestão de custos de cada negócio;
• Estruturação dos processos de marketing focado em quem não é beneficiário;

Nas subáreas de tecnologia e pessoas, as ações estratégicas são:


 • Integração dos dados entre os sistemas da operadora e recursos próprios (principalmente financeiro); 
• Desenvolvimentos dos colaboradores (recrutamento interno ou externo) para atendimento dos recursos próprios; 

As próximas etapas do Planejamento Estratégico será a definição dos indicadores e das metas correspondentes aos objetivos estratégicos; Também a definição dos prazos de cada ações estratégicas validada e a estruturação da rotina de acompanhamento da execução das ações do Planejamento Estratégico. 

 

 

Parta das ações do Planejamento Estratégico, para o período de 2022 a 2024, foram apresentadas pelo gerente geral da Unimed Pato Branco, Angelo Luiz De Bortoli