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A diretoria executiva, da Unimed Pato Branco, reuniu-se na noite de 21 de dezembro, com o Conselho de Administração, para apresentar as ações do Planejamento Estratégico, referentes ao período de 2022 a 2024.
Esta foi a última, das três grandes etapas, que envolveram a revisão e elaboração das ações. Por unanimidade dos diretores e conselheiros, todas as estratégias, incluindo as novas e as que já estavam definidas no planejamento anterior e terão continuidade nos próximos anos, foram aprovadas.
A apresentação contou com a participação do gerente geral Angelo Luiz De Bortoli e do consultor da empresa Gestão Inteligente, Rogério Yamanishi, que auxilia no Planejamento Estratégico da Unimed Pato Branco desde 2016.
Também contribuíram, apresentando as ações das suas áreas, a gerente de Relacionamento, Integração e Mercado, Luana Bozi, o gerente Administrativo Financeiro, Luciano Mello e a gerente de Promoção e Assistência à Saúde, Scheila Pallaoro.
O Planejamento Estratégico da Unimed Pato Branco continua dividido em quatro grandes áreas: cooperado; financeira; clientes; processos internos e aprendizado e crescimento.
Dentro da área do cooperado, o objetivo estratégico da Cooperativa é aumentar a percepção de valor do médico em relação ao seu conhecimento, remuneração, aproximação e benefícios. Também, é possibilitar a sua aproximação, com o objetivo de que ele conheça a estrutura administrativa e os colaboradores. Para isso, entre as ações estratégicas propostas, estão:
• Realização de visitas da diretoria e colaboradores aos cooperados, que hoje atuam nos municípios fora de Pato Branco; • Manter as reuniões no formato híbrido: online e presencial; • Fomentar a participação de mulheres no conselho administrativo; • Focar o atendimento do cooperado na nova estrutura da Unimed, que será montada no shopping; • Promover reuniões e eventos para os cooperados por especialidades; • Estruturação de um programa de desenvolvimento do cooperado, com foco na sua opinião e temas de interesse, para a partir disso desenvolver conteúdos, palestras e treinamentos continuados, com apoio no dia a dia do consultório/clínica; • Realização um estudo para disponibilizar um Plano de Saúde “Master” para o Cooperado; • Realização de um estudo para revisar as regras de saída do cooperado por óbito; • Implantação do novo sistema de governança corporativa adequado às boas práticas (PDGC, LGPD, RN452); • Realização de estudos sobre novos regimes de tributação, com olhos na verticalização;
Na área financeira, o objetivo estratégico é aumentar a receita. Para isso, as ações estratégicas apresentadas são:
• Realização de investimentos de forma diversificada em plataforma aberta, conforme a nova política de investimentos; • Criação de novas opções de planos de saúde direcionadas para a utilização exclusiva dos recursos próprios; • Finalização do estudo para a implantação de uma nova composição societária, para que os cooperados possam se tornar sócios de novos negócios; • Comercialização de produtos “low cost” visando reduzir a evasão, plano de retenção e aumento de vidas; • Fortalecimento das reuniões de relacionamento com as empresas contratantes da curva ABC, fomentando a promoção de eventos, com foco em saúde; • Construção de um perfil epidemiológico das carteiras, possibilitando ações integradas com a área da saúde, com foco na prevenção; • Fortalecimento do Programa de Desenvolvimento de Mercado - PDM para a oxigenação da carteira; • Estruturação completa da gestão de custos e orçamento; • Otimização os recursos do FATES; • Ampliação dos programas, principalmente o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), do Sescoop.
Na área de clientes, o objetivo estratégico é promover a satisfação e a fidelização do beneficiário. Para isso, as ações definidas são:
• Fortalecimento e integração de ações pós-vendas; • Disponibilidade de atendimento emergencial em áreas e especialidades com déficit de atendimento; • Realização de um estudo de viabilidade para implantar homecare (com parceria ou próprio); • Resgate e fortalecimento do Programa Jeito de Cuidar Unimed; • Retomada e ampliação do Programa Segurança em Alta; • Estruturação de um programa de melhoria, específico para os principais serviços/rede, com maior indisponibilidade;
Na parte dos processos internos, foram definidos dois objetivos estratégicos. O primeiro é ampliar a estrutura e os serviços do CAS e dos serviços próprios. Para isso, as ações definidas são:
• Implantação de uma academia para idosos no CAS; • Mudança do CAS de Pato Branco, para uma estrutura própria da Cooperativa; • Implantação de um novo serviço próprio: um Centro de Imagem;
Ainda dentro da área de processos internos, há o objetivo estratégico de manter e melhorar os processos de forma integrada com regulamentações, certificações e acreditações. Para isso as ações definidas são:
• Dar continuidade na manutenção das certificações e acreditações obtidas; • Avançar com a adequação dos processos voltados à gestão de riscos e compliance;
Outro objetivo estratégico relacionado aos processos internos é o fortalecimento do marketing de relacionamento. Entre as ações definidas estão:
• A realização de reuniões com grupos de cooperados com interesses afins; • O fortalecimento do marketing de relacionamento com o cooperado; • A promoção de eventos com empresas contratantes da curva ABC; • Investimento em redes sociais com o foco no beneficiário;
Dentro da área de crescimento e aprendizagem, existem algumas subáreas, entre elas: tecnologia, pessoas, responsabilidade socioambiental.
Na subárea de tecnologia, as ações estratégicas definidas são:
• A implantação de novos sistemas de gestão e um sistema para monitorar a jornada completa do paciente; • Potencializar a utilização do Business Intelligence - BI e incentivar a cultura da Data Driven; • Implantar Inteligência Artificial – IA em processos prioritários da operadora; • Manter os programas atuais de inovação;
Na subárea de pessoas, as ações definidas são:
• Revisão e clareza no programa educacional para os colaboradores; • Reestruturação do programa de cargos e salários e recrutamento interno; • Estruturação de um plano de carreira; • Estruturação do processo de sucessão e aposentadoria para cooperados e colaboradores; • Criação de canais de comunicação internos diretamente com o colaborador;
Na subárea de responsabilidade socioambiental, as ações definidas são:
• Foco nos interesses e necessidades da comunidade da área de atuação; com apoio a eventos de saúde e sociais; • Estruturação dos processos de responsabilidade socioambiental com olhos no compliance e transparência; • Fomentar, incentivar, sensibilizar e integrar as ações socioambientais da Unimed com os cooperados;
Recursos próprios
Um diferencial deste Planejamento Estratégico, é a construção de dois grandes mapas estratégicos, um com as ações da operadora e outro com as ações dos recursos próprios. Na área financeira dos recursos próprios, as ações estratégicas definidas são:
• Prospectar cooperados da curva A para estreitar relacionamento; • Prospectar laboratórios pequenos para negociar direto com a Unimed para fazer analítica; • Expandir a comercialização dos serviços para não beneficiários (associações); • Divulgar que beneficiários têm vantagens nos recursos próprios;
Na área dos clientes, as ações estratégicas definidas para os recursos próprios são:
• Implantação da pesquisa de satisfação com os clientes; • Estruturação de programas de cuidados paliativos no Centro de Oncologia; • Finalização da implantação do laboratório; • Realização dos estudos para a implantação de novos serviços, como ambulatório, terapias especiais, academia;
Na parte dos processos internos, as ações estratégicas definidas são:
• Implantação da ISO na Clínica de Vacinas, no Centro de Oncologia e laboratório; • Implantação da acreditação DICQ no laboratório; • Estruturação da gestão de custos de cada negócio; • Estruturação dos processos de marketing focado em quem não é beneficiário;
Nas subáreas de tecnologia e pessoas, as ações estratégicas são:
• Integração dos dados entre os sistemas da operadora e recursos próprios (principalmente financeiro); • Desenvolvimentos dos colaboradores (recrutamento interno ou externo) para atendimento dos recursos próprios;
As próximas etapas do Planejamento Estratégico será a definição dos indicadores e das metas correspondentes aos objetivos estratégicos; Também a definição dos prazos de cada ações estratégicas validada e a estruturação da rotina de acompanhamento da execução das ações do Planejamento Estratégico.
Parta das ações do Planejamento Estratégico, para o período de 2022 a 2024, foram apresentadas pelo gerente geral da Unimed Pato Branco, Angelo Luiz De Bortoli
Uma publicação compartilhada por Unimed Pato Branco (@unimedpatobranco) em 15 de Nov, 2017 às 1:01 PST
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