Notícias

Pelo quarto ano, Unimed Pato Branco recebe nota máxima no IDSS

        26 de janeiro, 2022

A Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS divulgou, no início de janeiro, as notas do Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar – IDSS 2021, ano base de 2020. 
A média ponderada do desempenho das operadoras foi de 0,7989, sendo 1,00 a nota máxima e zero a mínima. 


A ANS constatou que o resultado deste ano, é cerca de 1,2% menor que o índice do ano-base 2019, que foi de 0,8011. A redução de alguns indicadores, segundo a Agência, se deve à necessidade de ajustes frente à pandemia, o que não implica, necessariamente, na queda da qualidade dos serviços prestados por operadoras de planos de saúde e prestadores de serviço de saúde.  


Indo na contramão da maioria das operadoras, a Unimed Pato Branco ficou acima da média e pelo quarto ano consecutivo recebeu a nota máxima (1,00). 


O IDSS representa o desempenho das operadoras de planos de saúde. E para a avaliação, a ANS analisa os resultados de 32 indicadores, mais um indicador bônus para as operadoras que possuem certificado de acreditação, distribuídos em quatro dimensões: 


Qualidade em Atenção à Saúde: avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada;


Garantia de Acesso: condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores;


Sustentabilidade no Mercado: monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando o equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores;


Gestão de Processos e Regulação: essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.


Para conferir o resultado completo da Unimed Pato Branco, por dimensões, e também dos anos anteriores, clique aqui