\\ Mais do que cuidado, a saúde é o nosso negócio

A saúde é o nosso negócio e, junto a ele, está o objetivo de aperfeiçoar os serviços prestados às cooperativas que integram o Sistema Unimed Paranaense, assessorando suas necessidades atuais e projetando, a cada dia, um futuro ascendente.

\\ Em meio à pandemia, a saúde se tornou a protagonista das transformações

Como foi amplamente divulgado e vivido por todo o mundo, 2020 ficou marcado pela maior crise sanitária enfrentada no último século: a pandemia de Covid-19, gerada pelo novo coronavírus. A proliferação do vírus e, consequentemente, o adoecimento da população ao redor do mundo, exigiu ações rápidas e bem coordenadas de toda a sociedade, com grande destaque para as entidades de saúde pública e privada.

Com a mudança na forma de se relacionar com o próximo e consigo mesmo, a população dependeu integralmente de tais entidades que, além de realizar ações na prática, foram responsáveis por disseminar as informações técnicas e corretas à sociedade.

\\ Ações coordenadas pela Unimed Paraná

Na Unimed Paraná, os canais de informação internos e externos foram reforçados, com a criação de páginas específicas para falar sobre a pandemia e os cuidados necessários nesse momento, reforçando as orientações de segurança emitidas constantemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Um exemplo é o hotsite https://www.unimed.coop.br/web/parana-coronavirus/home, desenvolvido pela área de Comunicação e Marketing da cooperativa, que reúne informações sobre a pandemia para os colaboradores, beneficiários, cooperados e prestadores.

Além do canal de informação, a comunicação visual no Centro de Atenção Primária à Saúde (APS) – unidade de atendimento exclusivo aos colaboradores e dependentes da Unimed Paraná - foi reforçada, destacando a importância de utilizar álcool em gel, máscara e manter o distanciamento dos demais presentes no ambiente. A equipe que atua no local também foi treinada e, antes das consultas, realiza triagem com os pacientes para investigar se há ou não sintomas da Covid-19. Assim, evita-se que haja a proliferação do vírus em uma eventual consulta presencial.
Inicialmente, no local foi realizada a priorização de atendimentos aos casos suspeitos de Covid-19, com local específico e separado para espera desses pacientes. Com o decorrer da pandemia, o monitoramento e atendimento desses casos passou a ser realizado por meio de teleconsulta, com o objetivo de resguardar e proteger funcionários e demais pacientes que buscam atendimento no Centro. Além disso, foi realizado o isolamento vertical de casos suspeitos, com monitoramento remoto diário da equipe multiprofissional.

O cliente protegido

Para evitar que os beneficiários saiam de casa para buscar atendimento em unidades de saúde, principalmente por suspeitarem de contaminação por Covid-19, a Unimed Paraná implantou, desde o dia 17 de março, tele orientação e tele triagem via Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). No canal, é possível ouvir recomendações, esclarecer dúvidas e receber orientações quanto ao quadro clínico relatado, como permanecer em isolamento domiciliar ou procurar a rede de atendimento presencial.

Ao ligar para o SAC, os beneficiários são orientados por enfermeiros e, quando preciso, médicos, sobre a necessidade ou não de procurar o hospital, de acordo com os possíveis sintomas relatados durante o atendimento. Da mesma maneira, no dia 8 de abril foi dado início ao chatbot que, depois de uma triagem eletrônica, encaminha – se necessário – o beneficiário para atendimento telefônico com os profissionais da área da saúde e, se for o caso, direcionamento para estrutura hospitalar. Em caso de confirmação ou grande suspeita de Covid-19, o paciente segue sendo tele monitorado pela equipe de saúde, com o objetivo de avaliar a evolução clínica e dar o suporte necessário.

Fortalecendo o enfrentamento à Covid-19


Com a piora gradual no número de casos confirmados de Covid-19 no Paraná, a Unimed Paraná inovou e criou, em julho de 2020, uma nova ferramenta para fortalecer o enfrentamento da doença por parte do Sistema. Para garantir a melhor assistência aos clientes e beneficiários, além de auxiliar as singulares e a rede credenciada, foi lançado o Centro de Controle Estadual Covid-19, baseado em seis pilares de atuação para gerir as informações e demandas estaduais de maneira eficiente.

O Centro conta com a participação dos setores de Saúde, Núcleo de Inteligência e Informações em Saúde (NIIS), Operações de Intercâmbio e Rede Credenciada, Administrativo e Compras, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Núcleo de Desenvolvimento Humano (NDH) e Comunicação e Marketing da Unimed Paraná. Além disso, há a participação de pontos focais de todas as Singulares paranaenses, com suporte também da rede credenciada.

Com reuniões periódicas, um dos principais focos do grupo é a comunicação rápida entre todos os integrantes, principalmente via WhatsApp, possibilitando uma resposta mais rápida e assertiva aos eventuais problemas identificados.

Apesar de ter sido lançado oficialmente em julho, o Centro, desde março, atuou em ações e construções isoladas, com compras coletivas de EPIs, medicamentos e testes diagnósticos, além da unificação de informações e dados no Painel Covid-19, desenvolvido pelo NIIS.

\\ Parceria em prol da sociedade

Em abril, a Unimed Paraná, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), se uniu a ateliês de Curitiba para a produção de aventais, destinados aos profissionais de saúde que, para cuidar dos outros, também precisam ser cuidados. A ação surgiu dentre os coordenadores dos cursos universitários da PUCPR, e permitiu a confecção de mil aventais. A Unimed Paraná, que ajudou os ateliês com o financiamento de R$ 10 mil – entre pagamento de costureiras e compra de matéria prima -, também adquiriu metade da produção, que foi distribuída entre profissionais de saúde do estado.

No mesmo mês, a Federação, junto à Unimed Curitiba, distribuiu protetores faciais – as chamadas FaceShield – para profissionais da saúde que atuam em hospitais do estado. Esses protetores, feitos de PVC cristal 060 micras, cobrem totalmente o rosto, ampliando a proteção dos profissionais, e são reutilizáveis, já que permitirem a higienização constante, podendo ser lavados ou limpos também com álcool em gel. Na ação, foram adquiridos aproximadamente 20 mil protetores faciais, sendo metade para utilização e distribuição pela Unimed Curitiba.

\\ Cuidando de quem cuida de nós

Em março, assim que a pandemia chegou oficialmente ao Brasil e, mais especificamente, a Curitiba, a Unimed Paraná aderiu ao home office para a maior parte do quadro funcional da cooperativa. Desta forma, os colaboradores passaram a acessar seus computadores de maneira remota, diretamente da própria casa, dando continuidade aos projetos e processos iniciados na sede administrativa.

O retorno aconteceu de forma escalonada ao longo do ano, dando a oportunidade de, inicialmente, os colaboradores decidirem junto a seus líderes se voltariam ou não ao trabalho presencial – respeitando o limite de capacidade seguro em cada momento da pandemia. Em seguida, os profissionais foram convidados a retornar ao trabalho presencial, seguindo diferentes fases pré-estabelecidas pela diretoria.
 
Para aqueles que utilizam o transporte público e desejaram voltar ao trabalho presencial, a Unimed Paraná disponibilizou, gratuitamente, o serviço de vans que, todos os dias, buscam e levam os colaboradores em casa, seguindo um protocolo pré-definido. Já aqueles que são de grupos considerados de risco, foram mantidos em home office.

Na Federação, todos os protocolos são seguidos à risca, com uso obrigatório de máscaras, aferição da temperatura diariamente, sinalização informativa em todos os ambientes (elevadores, salas de reunião e copas) e, claro, o distanciamento entre os colaboradores presentes.

\\ Apoio aos cooperados

A Unimed Paraná aprovou a isenção de três mensalidades do PAC – Plano Médico Cooperado no período de maio a julho/2020, para titulares Médicos Cooperados. Além disso, exclusivamente em 2020, a aplicação do reajuste foi prorrogada de julho para o mês de janeiro de 2021 sem cobrança de valores retroativos referente ao período que não houve o reajuste.

\\ Ações coordenadas pelas Singulares

Assim como na Federação, as Singulares adotaram medidas de prevenção para assegurar a saúde de todos, com adoção de home office, reorganização do atendimento presencial nas unidades de saúde, antecipação de remuneração aos cooperados, ações voltadas à sociedade e campanhas informativas.
Todas as ações podem ser conferidas neste link: http://unimed.me/Wa2sm

Lives sobre saúde

Ao longo de 2020, os programas Saúde Corporativa e Segurança em Alta promoveram diferentes webinares focados em saúde, abordando desde assuntos ligados ao enfrentamento da Covid-19, como Experiência do Paciente e desafios do manejo clínico, a temas mais amplos, como Alzheimer e Saúde Mental.