\\ Compromisso com a Sociedade e Meio Ambiente

Desde 2015, a Unimed Paraná realiza ações pontuais de responsabilidade social, e tem como objetivo criar uma cultura voltada para a sustentabilidade. Para isso, está em fase final de elaboração a Política de Sustentabilidade da Unimed Paraná, um documento institucionalizado pela organização e fundamental no processo de gestão da sustentabilidade, com objetivos e diretrizes que serão desdobrados em um plano estratégico.

Com a finalidade de favorecer a implantação de práticas sustentáveis, a Federação estabelece diretrizes de atuação em relação a seus públicos estratégicos, divididos entre Singulares Federadas e o Sistema Unimed; Cooperados; Clientes; Colaboradores; Fornecedores; Comunidades Locais e Sociedade; Academias e Entidades de Classe; Meio Ambiente; e Governo (Federal, Estadual e Local).

Para promover melhorias em nossos processos em prol da Política de Sustentabilidade, são utilizadas algumas ferramentas estratégicas de gestão, como o Selo de Governança e Sustentabilidade; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Programa de Excelência em Gestão das Cooperativas; Código de Conduta e Ética da Unimed Paraná e Compliance; Diretrizes Estratégicas Estaduais; Planejamento Estratégico da Unimed Paraná.

\\ Selo de Governança e Sustentabilidade

Lançado em 2003, o Selo reconhece, a cada dois anos, as cooperativas que adotam práticas responsáveis em busca do desenvolvimento sustentável. Desta forma, a certificação atua como uma ferramenta de autodiagnóstico da gestão socialmente responsável das cooperativas, e ajuda a direcionar futuras tomadas de decisão.

Neste ano, a Unimed Paraná foi, mais uma vez, reconhecida com o Selo Ouro de Governança e Sustentabilidade, o que comprova o compromisso da cooperativa em produzir resultados sustentáveis, que são amparados por uma gestão eficiente, com processos, normas e critérios estruturados e padronizados. O objetivo da Federação é, por meio da melhoria constante na busca pelo desenvolvimento sustentável, avançar na adoção das boas práticas e consolidar tal desenvolvimento entre todos os públicos de interesse.

\\ Foco no colaborador

Uma das maiores preocupação das Unimed Paraná é proporcionar um ambiente seguro e dedicado ao bem-estar dos seus colaboradores, e neste ano não foi diferente. Muitos esforços foram voltados à satisfação e conforto dos profissionais que atuam na cooperativa, como é possível conferir no menu Bem-Estar do Colaborador. 

Devido à pandemia, porém, muitas ações presenciais deixaram de ser feitas na sede administrativa. No entanto, esse distanciamento físico não impediu a Unimed Paraná de promover ações de integração, de compartilhamento e, claro, de amor ao próximo.

\\ Comemoração de 41 anos é marcada por solidariedade

Um dos principais eventos realizados pela cooperativa neste ano foi a comemoração, em 18 de agosto, dos 41 anos de fundação da Federação Paranaense. A data foi marcada por uma celebração virtual, que buscou, com muita música e homenagens, reunir todos os colaboradores ao longo de duas horas de programação voltada à valorização da cooperativa e de quem faz o Sistema girar. Tal comemoração, porém, foi marcada pelo princípio básico da Unimed Paraná: a cooperação. Com a força de colaboradores e parceiros, o presente foi para a sociedade.
Apesar de ser a aniversariante, a cooperativa dedicou o presente àqueles que mais precisam e, em meio à pandemia, enfrentaram uma situação ainda mais crítica de vulnerabilidade social. Durante o mês de agosto, colaboradores e familiares arrecadaram alimentos, agasalhos e fraldas geriátricas para doar a instituições sociais, selecionadas pelos parceiros do Instituto Grpcom, Fecomércio e Uniprime, que embarcaram nessa festa solidária.

Em contraproposta, a própria cooperativa lançou um desafio: se propôs a dobrar a quantidade de alimentos arrecadados pelos colaboradores. Ao fim da campanha, somando sólidos e líquidos, foram contabilizados 867kg de alimentos doados pelos voluntários – ou seja, 1,7 tonelada no total, após o “incremento” da Federação. Também foram arrecadadas 457 peças de roupas, 50 pares de calçados e 11 pacotes de fraldas geriátricas. 

As instituições beneficiadas foram: Ong Passos da Criança; Instituto Playing for Change Brasil; APACN – Apoio à criança com câncer e a Fepe – Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional.

\\ Ampliação da sede administrativa com foco na sustentabilidade

O compromisso com a sustentabilidade foi refletido na inauguração da ampliação da sede administrativa da Unimed Paraná, em março de 2020. Após dois anos de obras, o espaço físico aumentou em 75,7% - de 2.637m² para 4.633m² - recebendo melhor os colaboradores que, agora, contam com 565 estações de trabalho e um auditório com 450 lugares, além de aproximadamente 150 vagas de estacionamento.

A obra de expansão da Federação conta com a certificação máxima Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) – o selo Platinum, que garantiu uma ampliação com impactos ambientais e sociais reduzidos.

Água e Energia - Consumo e impacto

Apesar de 2020 ter sido marcado pelo home office, o consumo de água e energia não apresentou redução em relação ao ano anterior. Todas as estações de trabalho dos colaboradores ficaram ativas, para que fosse possível acessar os computadores remotamente, independentemente do local. Além disso, a sede administrativa passou por uma ampliação de estrutura e de novas tecnologias, o que impacta no consumo registrado.

\\ Incentivo a projetos locais e estaduais reforça o compromisso com a sociedade

Como forma de reforçar o compromisso que temos com a sociedade e o incentivo à cultura e ao esporte, assim como a ações destinadas a idosos e ao Fundo da Criança e do Adolescente, a Unimed Paraná apoia diferentes projetos locais por meio de incentivos fiscais. São eles:

 

Incentivo à cultura

 

Orquestra Juvenil Cordas do Iguaçu

O projeto visa à manutenção e a ampliação das escolas de Música Erudita e da Orquestra de Cordas do Iguaçu, oferecendo às crianças e adolescentes em idade escolar, vários em situação de vulnerabilidade social, aulas de música, por meio de professores especialistas em instrumentos de cordas, como: violino, viola, violoncelo.

V Maratona Flauta e Fole: muito além da música

A V edição da Maratona de Flauta e Fole tem como objetivo disseminar o ensino da música instrumental através de flauta doce e acordeom para crianças, jovens e adultos, ativando desenvolvimento da família através da metodologia suzuki, realizando treinamento e aperfeiçoamento de professores de flauta doce e acordeom dentro da metodologia Suzuki para crianças, jovens e adultos.


Museu da História da Medicina do Paraná

O Museu, gerenciado e localizado no edifício histórico do Hospital da Santa Casa, preserva e solidifica a memória da medicina paranaense. É devido ao vasto acervo e às mediações das visitas guiadas que aquelas histórias que estavam no passado são novamente transportadas e ressignificadas para o presente.

Os Alquimistas de Curitiba – Marcelo Eijii Oikawa

O livro, escrito por Marcelo Eijii Oikawa, apresenta a publicação de uma extensa pesquisa acerca da história da construção urbana da cidade de Curitiba entre os anos 60 e a 90.

O livro reúne depoimentos do urbanista Jaime Lerner e sua famosa equipe, formada por Rafael Dely, Nicolau Kluppel e Carlos Ceneviva (os últimos três já falecidos).

A Pequena Abelha e a Árvore Alta

O espetáculo da companhia Ave Lola tem como objetivo democratizar o acesso ao bem cultural na medida em que possibilita a realização de uma temporada do espetáculo “A Pequena Abelha e a Árvore Alta” no sistema pague o quanto vale, em Curitiba. Além disso, possibilita o contato de crianças em situação de internamento hospitalar com o teatro por meio de 3 encenações do espetáculo adaptado para a linguagem infantil e 6 oficinas de teatro para as crianças e adolescentes do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba.


 

Fundo da Criança e do Adolescente


Trilhando Sonhos

O projeto promovido pela ONG Passos da Criança visa dar continuidade na implementação das ações que promovem o desenvolvimento integral do público atendido; o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitário e na melhoria da qualidade de vida dos beneficiários e colaboradores. Realizadas atividades de dança, capoeira e yogaterapia, atividades de lazer e integração com a família.


Saúde Integral II

O projeto visa oferecer assistência em saúde, com qualidade e humanização, aos pacientes em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe por meio do atendimento clínico hospitalar, ambulatorial, psicossocial, terapêutico e odontológico, associado a atividades educacionais, culturais e lúdicas e apoio às famílias, contribuindo com a efetivação dos direitos fundamentais de milhares de meninos e meninas.


 

Incentivo ao esporte

 

Esporte para Todos – Associação Brasileira de Educação e Cultura (Marista Escolas Sociais)

Um projeto do Marista Escolas Sociais que promoverá a prática de esporte gratuita para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em contra turno escolar ou jornada ampliada.

Só Pedal – Clube de Ciclismo Só Pedal

O projeto tem como objetivo a classificação de 3 atletas para as Olimpíadas Paris 2024; Top Cinco Panamericano; Top Três Sul-Sulamericano; Primeiro Lugar Campeonato Brasileiro.


 

Idoso

 

Instrumentalizando a Unidade de Cuidados Prolongados

Gerenciado e promovido pelo Pequeno Cotolengo Paranaense, o projeto visa dar continuidade à ampliação e reforma da Unidade de Cuidados Prolongados São Luis Orione - UCP, com a finalidade de oferecer segurança, conforto e um atendimento especializado ao paciente idoso atendido pelo Sistema Único de Saúde – SUS, que encontra-se em quadro clínico estável, mas necessita de reabilitação e/ou adaptação. Ao todo serão disponibilizados 25 leitos.