// 2020: um desafio enfrentado por meio da cooperação

“Pandemia” foi eleita a palavra do ano de 2020 pelo dicionário Merriam-Webster, e não poderia ser diferente. Carregada por transformações, desafios, perdas e ressignificados, tal palavra foi repetida inúmeras vezes ao redor do mundo ao tentar entender e, principalmente, reagir aos chamados “efeitos colaterais” aos quais fomos submetidos ao longo do ano. Entre momentos de dor e esperança, nos vimos obrigados a mudar a forma de nos comportarmos, relacionarmos, vivermos e cuidarmos de nós mesmos e uns dos outros, colocando em prática, como prioridade, a saúde e o bem-estar.

Fomos desafiados – como pessoas e como cooperativa – a nos reinventarmos em meio a um período caótico, principalmente quando falamos sobre saúde. Ser a maior cooperativa de saúde do mundo em meio a uma pandemia sanitária destacou o nosso Jeito de Cuidar, potencializando nosso olhar para os beneficiários, cooperados, fornecedores, sociedade em geral e, principalmente, nossos colaboradores – responsáveis por enfrentar essa situação ao nosso lado.

// Colaboradores no centro do cuidado

A chegada da pandemia ao Brasil e, mais especificamente, a Curitiba, exigiu que as decisões fossem tomadas de maneira rápida e assertiva para preservar a saúde de todos os envolvidos na cooperativa. Imediatamente, no dia 17 de março, 446 colaboradores foram encaminhados ao home office e, em paralelo, foram orientados quanto às medidas de segurança necessárias para frear ao máximo a pandemia.
Em uma ação conjunta de todas as áreas da Federação, os profissionais receberam todo o apoio necessário para trabalhar em suas casas, com a configuração dos computadores pessoais para o acesso remoto, suporte contínuo dos colaboradores da área da T.I. e empréstimo de equipamentos de trabalho, como fones, mouses, teclados e cadeiras adequadas à atividade.

Com a adoção do formato home office, nos vimos em frente a outro problema, até então negligenciado por boa parte da sociedade: a saúde mental. Mais do que nunca, cuidar de quem cuida de nós – no caso, dos nossos colaboradores - se tornou um objetivo essencial, mesmo que à distância e por meio de ferramentas digitais.

Por isso, a Unimed Paraná visou manter ações de integração, bate-papo e confraternizações mesmo que de maneira on-line, como forma de relembrar, diariamente, que todos estavam nesse desafio juntos. Assim, os abraços foram substituídos por mensagens virtuais de carinho, os parabéns ganharam a companhia dos filhos nas vídeos-chamadas, e a demonstração de afeto contínua foi a ferramenta responsável por manter a esperança acesa dentro de cada um de que dias melhores chegarão.
Também foram promovidas lives, cartilhas e comunicados orientativos sobre o cuidado com a saúde física e mental nesse momento de isolamento social, reforçando o compromisso com o Jeito de Cuidar.

\\ Novas contratações e rotatividade

As informações referentes à empregabilidade e ao engajamento dos colaboradores da Unimed Paraná são gerenciadas pela Gestão de Pessoas, em suas diversas perspectivas, em conjunto com as demais áreas da cooperativa.

Mesmo em meio à pandemia, que dominou o ano de 2020 e afetou também as relações de trabalho, a cooperativa admitiu 51 novos colaboradores (39 mulheres e 12 homens), teve um índice de crescimento em seu quadro funcional, chegando ao fim do ano com 527 colaboradores, sendo 514 efetivos (323 mulheres e 182 homens), 07 temporários (cinco mulheres e dois homens), 05 diretores (homens), 06 aprendizes (quatro homens e duas mulheres) e 01 estagiário (mulher). Além disso, a Unimed Paraná conta com 42 colaboradores terceirizados (24 homens e 18 mulheres).

O índice de rotatividade acumulado no ano foi de 9,8%, avaliado como saudável para a manutenção do quadro, conforme as tabelas a seguir.
 

GRI 401-1

\\ Participação dos colaboradores em comitês

Atualmente, a Unimed Paraná possui duas comissões: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), com base nas recomendações da NR-5, Inspeção do Trabalho – Ministério da Economia, e Brigada de Emergência, que segue as recomendações da NPT 017 – Corpo de Bombeiros do Paraná.

Ambas as comissões são formadas a partir de convites abertos aos colaboradores, com o objetivo de proporcionar oportunidades de participação a representantes de todos os níveis de cargos e áreas da cooperativa.

Além de atribuições específicas, os integrantes das duas comissões participam ativamente do programa de saúde e segurança, além de contribuir, ao longo de 2020, nas ações de conscientização, orientação e controle de iniciativas especiais para o período de pandemia que vivemos, como o uso correto de máscara e formas de higienização das mãos e locais de trabalho, afastamento social e comportamento e salas e locais fechados, controle de temperatura corporal, entre outras.

\\ Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Entre as principais atribuições da CIPA estão a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, com prevenção da vida e promoção da saúde do trabalhador, a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), reuniões mensais, análise das causas das doenças e acidentes de trabalho, assim como sugerir medidas de solução dos problemas identificados.

\\ Brigada de Emergência

A principal atribuição da Brigada de Emergência é promover ações para que a cooperativa saiba se organizar durante eventuais situações de emergência. O objetivo da comissão é proteger a vida dos ocupantes da sede em caso de emergências; evitar a propagação do incêndio, reduzindo danos ao meio ambiente, à comunidade e ao patrimônio da empresa; proporcionar meios de controle e extinção da ocorrência; dar condições de acessibilidade às operações de acesso e evacuação para retirada de colaboradores, visitantes e fornecedores; facilitar a atuação dos órgãos oficiais no atendimento às ocorrências; definir medidas necessárias para a proteção das áreas críticas e instruir os colaboradores sobre a forma correta de atuação.

A Brigada de Emergência realiza, ainda, reuniões ordinárias trimestrais e reuniões extraordinárias quando necessário.

GRI 403-4

\\ Discriminação

O tema “Não-discriminação” atualmente é tratado por meio do Código de Conduta, no capítulo “Nossas condutas no local de trabalho”, que apresenta as seguintes diretrizes:

  1. Direitos humanos – A Unimed respeita e zela pela proteção dos direitos humanos reconhecidos internacionalmente, prezando por um ambiente de trabalho harmonioso e compartilhando a responsabilidade de devolver e encorajar o respeito pelos direitos individuais e fundamentais sem qualquer tipo de distinção à pessoa.
  2. Discriminação e preconceito – Comportamentos discriminatórios em função de cor, gênero, religião, nacionalidade, orientação sexual, origem social, preferências políticas, entre outros, não são práticas aceitáveis pela Unimed. Todos devem ser tratados de forma igualitária e possuir as mesmas oportunidades de valorização profissional. Prezamos por um comportamento responsável enquanto cidadão corporativo, sendo o respeito à dignidade humana um fator primordial para o desenvolvimento sustentável. É dever de todos participar da construção de um ambiente de trabalho inclusivo, tratando colegas de trabalho e outros públicos de relacionamento da Unimed de forma respeitosa e igualitária.

\\ Medidas corretivas

Em 2020, a Unimed Paraná implemento o Programa de Integridade e Compliance e, em conjunto com os novos procedimentos, divulgou a atualização do Código de Conduta e a contratação do Canal Confidencial. Por meio da ferramenta, os diferentes públicos da cooperativa podem relatar denúncias de possíveis violações ao código de conduta, políticas e procedimentos internos.

Um dos relatos registrados por meio do Canal envolveu uma denúncia de discriminação de cunho religioso. Na ocasião, o responsável pelo relato afirmou que, durante uma situação de conflito, colegas de trabalho o discriminaram por orientação religiosa. O caso em questão foi analisado pelo Comitê de Conduta, investigado conforme os procedimentos de compliance estabelecidos e, por fim, os responsáveis foram submetidos a medidas disciplinares aplicadas com anuência da Diretoria Executiva.

Identificado como fato isolado e com a aplicação das medidas corretivas, não houve reincidência ou registro de outros casos de mesma natureza. A denúncia foi encerrada.

Na Pesquisa de Clima Organizacional realizada em 2020 com apoio da GPTW, os índices de confiança registrados pelos colaboradores nas questões de imparcialidade da gestão foram muito significativos, equiparando os resultados da Unimed Paraná com o benchmarking das Melhore Empresas para Trabalhar:

\\ Diversidade em órgãos de governança e empregados

O respeito à diversidade e a igualdade de gênero entre os colaboradores são indispensáveis dentro da Unimed Paraná, sendo refletidos também nos cargos de Governança.

Em 2020, havia 17 gerentes e coordenadoras, enquanto 31 gerentes e coordenadores eram homens. A distribuição, portanto, é de 64,6% masculino e 35,4% feminino. Em relação à distribuição etária, há uma predominância na faixa intermediária “30 a 50 anos”, no qual estão 62,5% dos líderes. Nas tabelas a seguir é possível visualizar a divisão por gênero e faixa etária para os cargos de liderança dentro da cooperativa.
A remuneração dos colaboradores da Unimed Paraná segue os critérios estabelecidos em sua política de cargos e salários, sem distinção de gênero. 

GRI 405-1

\\ Treinamento e desenvolvimento (T&D)

A busca por melhoria contínua, assim como a atualização profissional, são tópicos fundamentais para a Unimed Paraná no desenvolvimento de todos: Sistema e colaboradores. Por este motivo, a cooperativa investe firmemente na realização de treinamentos e cursos para colaboradores, cooperados e dirigentes do estado.

Em 2020, devido à pandemia, foram priorizados treinamentos virtuais, respeitando os protocolos de segurança e garantindo, acima de tudo, a saúde e integridade de todos os profissionais envolvidos nos processos.
Média de horas de treinamento por ano

Ao longo do ano, foram realizadas 10.087,5 horas de treinamento, o que significa uma média de 19,6 horas de treinamento por colaborador
efetivo da cooperativa. Ao todo, foram 18,7h de treinamento direcionado às mulheres, e 21,2h para os homens.
Além disso, foram registradas em média 35,1h de treinamento voltado à membros da Diretoria e Conselho, 52,7h aos Gestores, e 15,9h às equipes da Federação.

GRI 404-1

Treinamento interno

Ao longo de 2020, os programas corporativos, a implantação do Programa de Integridade e Compliance, assim como os conteúdos transmitidos online, ficaram entre os principais assuntos abordados nos treinamentos internos. Tradicionalmente, a maior somatória de carga horária está atrelada ao Programa de Desenvolvimento de Equipes (PDE), que este ano atingiu 24% do total, uma vez que envolve todas as equipes da Unimed Paraná. Por meio do PDE, foram abordados temas como Comunicação Saudável, Uso da Inteligência Emocional e Empatia, Uso da PNL nas negociações, Melhoria Contínua.

Neste ano, entretanto, os temas de Compliance assumiram posição de destaque, representando 26,4% da carga horária dos treinamentos internos, envolvendo, além das equipes, gestores, dirigentes e terceiros. Devido à pandemia, transmissões online remotas, no formato webinar, ganharam espaço com temas como Covid-19, saúde mental no trabalho e liderança.

Ao todo, foram realizados 125 eventos, com 3.345 participações, abordando, além dos assuntos já citados, questões como Lei Geral de Proteção de Dados (LDPG), Cultura da Inovação, Liderança de Alta Performance, e Jeito de cuidar Unimed. Entre os novos temas, há turmas com participação simultânea das equipes da Unimed Paraná e das Singulares, como o Curso de Direito Cooperativo, e a Formação de Gestores em Serviços Assistenciais.
 

Singulares Paranaenses

Além disso, em 2020 foram promovidos 101 eventos para as Singulares paranaenses, entre treinamentos, reuniões e comitês, que totalizaram 3.758 horas com 4.355 participantes. Tais eventos envolveram principalmente as áreas do Núcleo de Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade (NDHS), Gestão de Intercâmbio, Gestão de Rede Prestadora e Negociação, Núcleo de Apoio Mercadológico Estadual, Regulação da Assistência à Saúde e DRG, Gerência de Operações de TI, Gerência de Atenção à Saúde, Gestão de Pessoas, Assessoria Jurídica, Gestão da Comunicação e Marketing, Gerência de Desenvolvimento e Estratégia.
Como destaque, estão os seguintes cursos ofertados à Singulares:

Governança e Compliance – formato presencial

Com o objetivo de promover o desenvolvimento das boas práticas em gestão organizacional e Compliance, 55 dirigentes das Singulares paranaenses participaram, entre os dias 14 e 15 de fevereiro, do curso subsidiado pelo Sescoop/PR.

Gestão baseada em valor – formato online

O objetivo do curso, promovido pela Faculdade Unimed, é buscar atrelar a remuneração a resultados em saúde ou valor entregue ao paciente, cujo conceito envolve três aspectos da assistência: experiência pessoal do paciente, desfechos clínicos importantes e custos adequados, com vistas a sustentabilidade do Sistema de Saúde.

Organizado em quatro módulos, o curso certificou 33 participantes entre julho e agosto de 2020.

Formação de gestores de serviços assistenciais – formato online

Promovido pela Faculdade Unimed, o curso, organizado em duas turmas, sendo uma para o ano de 2021, conta com o subsídio da Unimed Mercosul e do Sescoop/PR. O objetivo é formar profissionais com competências essenciais para atuar como gestores de serviços de saúde, com visão empresarial e competências técnicas, nos diferentes cenários do sistema brasileiro de saúde.

Direito cooperativo – teoria e prática

Com o objetivo de atualizar os principais conceitos e institutos do Direito Cooperativo, a professora Micheli Mayumi ministra, desde outubro de 2020, o curso destinado a Assessores Jurídicos e colaboradores envolvidos no processo, com subsídio da Ocepar. A segunda turma, com início em novembro, recebeu subsídio da Federação e é destinada a diretores e gestores, contando com 51 participantes. A previsão de encerramento para ambas as turmas é fevereiro de 2021.

Colaboradores são engajados a inovar por meio de projeto

Em outubro, a Unimed Paraná deu início ao programa Ideia em Ação – Ciclo 2020, que, alinhado aos objetivos estratégicos da cooperativa, visa incentivar os colaboradores a apresentar ideias que estimulem o desenvolvimento de processos inovadores e viáveis, relacionados com os seguintes objetivos:

  • Aumento de satisfação dos contratantes e clientes;
  • Promoção de melhores resultados em saúde;
  • Desenvolvimento de novos modelos de negócio;
  • Melhoria da gestão em saúde;
  • Fortalecimento da integração do Sistema Unimed Paranaense;
  • Melhoria contínua (aumento da produtividade / otimização de processos / redução de custos);


Além de fomentar ideias e o trabalho em equipe, o programa deu a oportunidade de os participantes atuarem de forma ativa na promoção da transformação organizacional, estimulando o potencial criativo e solucionador de problemas. Desta forma, houve o incentivo de mudança de mindset dos colaboradores, estabelecendo uma cultura voltada à inovação.

Participação voluntária

Criado e gerenciado pela Diretoria de Inovação e Desenvolvimento da Unimed Paraná, o programa contou com a participação voluntária e gratuita aberta a todos os colaboradores efetivos, aprendizes, estagiários e terceirizados com contrato vigente até janeiro de 2021. As ideias inscritas foram submetidas, inicialmente, ao Comitê de Avaliação – composto por representantes de diferentes áreas – e, em seguida, foram selecionadas as cinco melhores, com base nos quesitos: grau de inovação, coerência, potencial, alinhamento com o planejamento estratégico e viabilidade (técnica e financeira).

Após a seleção, os colaboradores puderam, voluntariamente, trabalhar em conjunto com os colegas em grupos de até cinco pessoas, desenvolvendo a ideia escolhida por meio de workshops. Por fim, os grupos apresentaram os projetos à banca avaliadora, composta por representantes da diretoria e convidados, sendo selecionados os dois vencedores. Os premiados do grupo vencedor foram bonificados com R$ 2 mil cada, e o segundo colocado com R$ 1 mil cada.

As ideias vencedoras devem ser implementadas pela diretoria responsável no ano de 2021.