Desempenho Econômico

Em 2020 a Unimed do Estado do Paraná apresentou crescimento de 3,96% na receita operacional líquida, as despesas administrativas consumiram 11,69% da receita (12,39% em 2019) e a geração de caixa foi equivalente a 8,48% da receita líquida do exercício.
Impactados pelas ações de combate a pandemia de Covid-19, como cancelamentos de cirurgias eletivas, restrições de mobilidade urbana, fechamento de consultórios e clínicas, os custos assistenciais reduziram 4,63% em relação ao ano anterior.

Os efeitos econômicos recessivos dessa pandemia atingiram nossos clientes contratantes, com reduções em seus quadros de colaboradores, o que contribuiu para a redução de 5,4% em nossa carteira de beneficiários.
As sobras atingiram o montante de R$ 18.181.168,67. Em conformidade com a Lei 5.764/71 e com as disposições do estatuto social, as sobras líquidas ficarão à disposição da Assembleia Geral, que deliberará sobre a destinação desses recursos.

Em 2020 os ativos totais cresceram 31,5% com as disponibilidades representando 51% desses ativos, reforçando a solidez financeira da Cooperativa.

Esses recursos permitiram investimentos de R$ 5,5 milhões durante o exercício, a maior parte desse valor refere-se ao aumento de área útil da sede da Cooperativa e a continuidade do desenvolvimento do Sistema de Gestão utilizado pela Cooperativa e integrantes do sistema Unimed do Paraná.

Este volume de investimentos foi possível devido à continuidade da política de implementação de ações e de diretrizes focadas no fortalecimento da sustentabilidade econômica e financeira da cooperativa.

A política de capitalização adotada pela Unimed Paraná nos últimos exercícios tem permitido financiar os investimentos em infraestrutura, em modernização tecnológica, na melhoria da gestão e na qualificação dos serviços prestados, além de atender às crescentes exigências regulatórias de nosso setor de atuação.

A seguir, relacionamos algumas dentre tantas realizações que se destacaram no decorrer do exercício de 2020:

  • Adequação de nossos processos para que 85% de nossos colaboradores pudessem trabalhar remotamente de suas casas durante os períodos mais críticos da Pandemia Covid-19;
  • Criação do Centro de Controle Estadual da Covid-19, para monitoramento de indicadores de evolução da doença, análise de protocolos clínicos, gestão de leitos, insumos e equipamentos, cadastramento de profissionais e compra centralizada de insumos;
  • Desenvolvimento do Modelo Não Operadora, em conjunto com o grupo de trabalho integrado por representantes das Singulares;
  • Desenvolvimento de produto de baixo custo, denominado Produto Essencial, com registro realizado na ANS e implementação em 01 Singular;
  • Ampliação do Programa de Agentes de Relacionamento com Cooperado, com atuação de um agente estadual ligado à Unimed Paraná;
  • Implantação do Sistema Líbero Saúde, software próprio de Gestão de Saúde;
  • Formação do grupo estadual de Analytics (Núcleo de Inteligência em Saúde do Estado;
  • Consultoria customizada de estratégia de mercado às respectivas áreas das Singulares;
  • Disseminar em todos os níveis da organização as bases da revisão do planejamento estratégico da Cooperativa;
  • Apoiar as Singulares por meio do Projeto Evoluir, que dispõe sobre o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde.

Agradecemos a todas as nossas Singulares filiadas pela confiança no trabalho desta Diretoria e aos colaboradores pelo esforço e comprometimento durante um ano de imensos desafios e grandes realizações.

GRI 102-7| 201-1 | 203-1