06 de Junho - Dia Nacional do Teste do Pezinho

Para lembrar a importância da triagem neonatal, comemora-se no dia 6 de junho, o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Considerado um dos exames mais importantes para detectar possíveis problemas na saúde dos bebês, o teste é realizado até o 12º dia de vida do recém-nascido.

Com apenas uma picada no calcanhar do bebê é possível retirar algumas gotinhas de sangue que, depois de analisadas, indicam se a criança apresenta certas doenças genéticas, infecciosas ou metabólicas, como: o hipotireoidismo congênito (quando a glândula tireoide do recém-nascido não é capaz de produzir quantidades adequadas de hormônios), a fenilcetonúria (doença do metabolismo) e as hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue – traço falcêmico e doença falciforme).

Desde 1992 o teste do pezinho se tornou obrigatório em todo o território nacional. Dessa forma, a criança pode ter o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento ainda nas primeiras semanas de vida.

Quem deve fazer o teste?

Todas as crianças recém-nascidas, pois qualquer pessoa pode ter um filho portador dessas doenças, mesmo que nunca tenha tido um relato na família.

Enfermeira Renata Ramos - Coren SP 180424
Fonte: https://unidospelavida.org.br