Orientação para os Clientes

Orientações Gerais

       

Os serviços contratados serão prestados pela UNIMED SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, por intermédio de seus médicos cooperados, de seus recursos próprios e da rede credenciada direta e indireta, sendo que o atendimento poderá ser realizado nas cidades de São José dos Campos, Caraguatatuba, Guararema, Igaratá, Jacareí, Monteiro Lobato, Paraibuna, Salesópolis, Santa Branca, Ilha Bela, São Sebastião, e Ubatuba. A relação dos médicos, recursos e serviços disponíveis é divulgada no Guia Médico, que pode ser retirado gratuitamente  nas unidades administrativas da UNIMED SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, ou mediante consulta  pelo site www.unimedsjc.coop.br.

Os serviços contratados são prestados da seguinte forma:

a)  Consultas Médicas: Os usuários serão atendidos no consultório dos médicos cooperados e ou contratados, indicados na relação divulgada pela UNIMED SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, observado o horário normal de seus consultórios e com agendamento prévio. As consultas em pronto socorro na rede credenciada serão prestadas pelo médico que estiver de plantão.

b)  Atendimentos ambulatoriais, internações clínicas, cirúrgicas e obstétricas: serão realizados por médicos cooperados e ou contratados nos estabelecimentos de saúde que integram a rede prestadora de serviços da UNIMED SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, mediante apresentação da Guia de Solicitação de Serviços, emitida pelo médico assistente ou cirurgião dentista, previamente autorizada pela UNIMED SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (salvo nas hipóteses de urgência ou emergência);

c)  Os exames complementares e serviços auxiliares: devem ser executados nos prestadores de serviços que integram a rede prestadora de serviços da UNIMED SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, mediante apresentação da Guia de Solicitação de Serviços, emitida pelo médico assistente ou cirurgião dentista, previamente autorizada pela UNIMED SÃO JOSÉ DOS CAMPOS.

d)  Nos casos de urgência e emergência, o atendimento será realizado imediatamente pelos prestadores que integram a rede de serviços da UNIMED SÃO JOSÉ DOS CAMPOS,  sem necessidade de autorização prévia,  mediante a apresentação do cartão de identificação válido e documento de identidade com foto.

e)  Desde que o plano contratado pelo beneficiário possua abrangência contratual para atendimentos eletivos fora da área de ação da UNIMED SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, os serviços cobertos poderão ser prestados também  pela rede indireta através das UNIMEDs que integram o Vale do Paraíba Paulista, sendo essas: UNIMED DE CAÇAPAVA, UNIMED DE GUARATINGUETÁ, UNIMED DE LORENA, UNIMED DE PINDAMONHANGABA E UNIMED DE TAUBATÉ. Esses atendimentos serão prestados pelos  recursos disponíveis no local escolhido pelo beneficiário, mediante a apresentação do cartão de identificação válido e documento de identidade com foto.

f)   Para realização de procedimentos que necessitem de autorização prévia, o beneficiário, ou quem responda por ele, deve dirigir-se à unidade administrativa da UNIMED mais próxima, munido de cartão de identificação do plano e da guia médica de solicitação do procedimento. Nos casos de solicitações de procedimentos e/ou cirurgias decorrentes de realização prévia de exames, é importante já apresentar também o laudo do exame realizado, pois isso agiliza o processo de análise pela Auditoria Médica.

g)  A UNIMED SÃO JOSÉ DOS CAMPOS fornecerá a resposta à solicitação de realização de procedimento e/ou serviço num prazo de até 5 (cinco) dias úteis contados do pedido, ou nos prazos normativos,  quando previsto uma resposta em tempo  inferior à esses 05 dias. Nas solicitações de procedimentos de alta complexidade – PAC – ou de atendimento sob regime de internação eletiva, o prazo de resposta será de até 10 (dez) dias úteis. Excetuam-se os casos de urgência e emergência, quando o atendimento e resposta são imediatos. 

h)  A UNIMED SÃO JOSÉ DOS CAMPOS poderá divergir da solicitação do médico assistente ou do cirurgião dentista assistente, utilizando-se de Junta Médica, constituída pelo médico solicitante, por um médico da operadora e por um médico-perito desempatador, escolhido pelos outros dois, para dirimir o impasse, sendo os honorários do terceiro médico custeados pela UNIMED SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, bem como honorários do médico solicitante, caso este pertença à rede credenciada.

i)    Os serviços ora contratados são prestados exclusivamente pelos profissionais e entidades constantes na relação divulgada no Guia Médico e através do site www.unimedsjc.coop.br. Poderá também ser prestado pela rede indireta, na forma descrita no item “e” desse documento. O plano não possui cobertura para quaisquer atendimentos prestados por profissionais que não integrem a relação do Guia Médico divulgado previamente.

j)    O BENEFICIÁRIO em trânsito por qualquer cidade brasileira onde exista cooperativa médica do Sistema UNIMED em funcionamento poderá recorrer aos seus serviços apenas em caso de URGÊNCIA/EMERGÊNCIA, respeitando-se sempre as normas e rotinas da UNIMED que prestar o atendimento e os limites deste contrato, sendo as despesas pagas diretamente pela CONTRATADA à UNIMED prestadora do serviço.

k)  O atendimento em casos de URGÊNCIA/EMERGÊNCIA será realizado em hospitais de padrão compatível aos contratados pela UNIMED SÃO JOSÉ DOS CAMPOS em sua área de contratação, ficando excluídos, mesmo nestes casos (URGÊNCIA/EMERGÊNCIA) quaisquer serviços em hospitais de categoria diferenciada.

l)    Nos casos de atendimento de URGÊNCIA/EMERGÊNCIA onde comprovadamente não haja recurso do sistema UNIMED disponível, o cliente poderá solicitar reembolso das despesas ocorridas em até 30 (trinta) dias corridos contados do evento, mediante apresentação da nota fiscal, prontuário médico, e relatório descrevendo o atendimento. O reembolso será analisado em até 30 (trinta) dias corridos e, se deferido, será calculado com base na tabela vigente na UNIMED SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, para crédito bancário na conta corrente do beneficiário do plano.

Consulta médica

       

As consultas deverão ser agendadas diretamente nos consultórios dos médicos cooperados nas especialidades aprovadas pelo Conselho Federal de Medicina e listados no guia médico. A relação de médicos está sempre atualizada no site   www.unimedsjc.com.br.

Em caso de primeira consulta, procure por especialidade e não por especialista. Alguns profissionais são mais requisitados e certamente têm menos espaço na agenda. Se houver dificuldade, consulte o Guia Médico da Unimed e escolha um entre os mais de 780 especialistas.

Se você procura por um especialista em São José dos Campos ou Jacareí, a Unimed oferece também a opção de agendamento de consulta com médicos de diversas especialidades no Centro de Especialidades Médicas através do telefone (12) 2139-4100.

Se houver dúvidas quanto aos sintomas, procure um clínico geral. Ele facilitará a identificação do diagnóstico e poderá indicar um especialista correto, se for necessário.

Para urgências ou emergências, procure o atendimento em pronto-socorros ou pronto-atendimentos.

E se, por algum motivo você não puder comparecer à consulta marcada, cancele antecipadamente. Assim, você estará colaborando para que outro paciente possa ser atendido.

Se a consulta for marcada com muita antecedência, anote dia e horário em local que você olhe com freqüência (como a porta da geladeira, por exemplo).

Cirurgias

       
(após cumprimento das carências)

 

 

Toda e qualquer cirurgia deverá ser previamente autorizada.

Estão cobertas, além das cirurgias convencionais*:
Cirurgias por vídeo (videolaparoscopia, videotoracoscopia, videoartroscopia), que apresentam menor tempo de internação hospitalar;

Cirurgias plásticas reconstrutivas;

Próteses e órteses ligadas ao ato cirúrgico;

Cirurgias para transplante de rim e córnea, inclusive as despesas com doador para retirada desses órgãos.

* Conforme condições contratuais.

Internações

       
(após cumprimento das carências)

A cobertura em caso de internações ocorrerá de acordo com o plano contratado pelo cliente.

Os menores de 18 e maiores de 60 anos, quando internados, poderão contar com acompanhante, independentemente do plano escolhido, tendo as despesas com alimentação, cobertas pela Unimed, conforme determinação da Lei 9.656/98. Estão cobertos 30 (trinta) dias de internações psiquiátricas por ano em situações de crise e 15 (quinze) dias de internação por ano em quadros de dependência química, conforme Lei 9.656/98 e Resolução do CONSU (Conselho de Saúde Suplementar).

Dependentes

       

São considerados Dependentes:

Cônjuge ou companheiro(a), na constância do casamento ou da união estável (nos termos do Código Civil Brasileiro);
Filho(a) natural ou adotivo(a) solteiro(a);
Filho(a) solteiro(a) inválido(a) com comprovação legal;
Menor sob guarda judicial definitiva e tutelados.

Carencias

       

(conforme contrato e Lei 9.656/98)

24 horas para urgência e emergência, conforme Lei 9.656/98 e resoluções posteriores;
Consultas e exames complementares simples: 30 (trinta) dias;
Exames especializados: 180 (cento e oitenta) dias;
Internações: 180 (cento e oitenta) dias;
Parto: 300 (trezentos) dias;
Doenças ou lesões preexistentes: 24 (vinte e quatro) meses;
Demais procedimentos: 180 (cento e oitenta) dias.

Remoções Terrestres

       

Estão cobertas remoções terrestres para os pacientes internados, em caso de transferência hospitalar

Atendimento às gestantes

       

Esse atendimento tem como objetivo fornecer orientações sobre cobertura contratual no que diz respeito ao prénatal, internação, parto e inclusão do recém-nascido no plano de saúde.

Mediante apresentação de documento de identificação pessoal – RG e cartão de identificação Unimed, o médico ginecologista/obstetra fornecerá um cartão à gestante, que garantirá sua participação no Curso de Gestantes oferecido pela Unimed-SJC, além de manter atualizado o controle do pré-natal.

Esse cartão será exigido em casos de internação relacionada à obstetrícia (parto).

Outras dicas importantes

       

Para sua segurança, leve sempre nas consultas o seu cartão de usuário e seu documento de identificação pessoal (RG). Este procedimento evita o uso indevido do seu plano de saúde, em caso de perda ou roubo do seu cartão de usuário;

Em caso de roubo ou perda do cartão, comunique imediatamente ao RH da empresa (em caso de contratos empresariais) ou diretamente a Unimed-SJC (em caso de contratos individuais/ familiares). Este procedimento agiliza a emissão da segunda via do cartão;

Mantenha sempre os seus dados cadastrais atualizados, como alteração de endereço, por exemplo. Isso facilita a comunicação entre operadora e cliente;

Peça informações sobre as guias que estiver assinando e nunca assine guias em branco. Exerça o seu direito de consumidor.