Gerenciamento de Crônicos

O programa “Gerenciamento de Crônicos” se baseia em um conjunto de estratégias em saúde para o beneficiário Unimed que objetiva proporcionar melhoria das condições de risco e estabilização da doença crônica.
O objetivo do programa é promover por meio de linhas de cuidados ações de atenção a saúde promovidos por uma equipe multidisciplinar, cujo objetivo principal das atividades se baseia na promoção, prevenção, detecção, controle e enfraquecimento dos fatores de riscos e enfermidades, tendo como foco a saúde e os mecanismos para mantê-la.
 
Indicação:
  • Beneficiários com diagnóstico médico de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Diabetes Mellitus (DM), Obesidade e Hiperconsultadores;
  • Beneficiários acima de 18 anos;
  • Beneficiários sem limitações funcionais;
  • Beneficiário Unimed;
O que é preciso para o atendimento?
Será necessário que os beneficiários Unimed que se enquadram nos critérios de elegibilidade do programa Medicina Preventiva, através de:
  • Demanda espontânea: o beneficiário pode procurar o serviço presencialmente, não necessitando necessariamente, de encaminhamento médico, ou então pode se inscrever através do site;
  • Encaminhamento médico: O médico assistente que acompanha o beneficiário pode encaminhá-lo ao serviço com um relatório detalhado sobre as condições de saúde, contendo histórico, prescrição, exames e intercorrências;
  • Busca ativa: a equipe multiprofissional poderá buscar os beneficiários que se enquadrem nos critérios do programa. 
Como funciona?
Os beneficiários interessados serão acolhidos por um profissional da equipe, que apresentará a forma como o projeto será executado e fará o convite para participação do Programa Gerenciamento de Crônicos.
Caso ele concorde em participar, será aplicado o questionário de Perfil Inicial e a classificação que o norteará. Após definição dos objetivos a serem alcançados com a proposta, o beneficiário assinará o Termo de Aceitação para conhecimento das condições e requisitos para a participação no programa.
Após a finalização do atendimento, o profissional incluirá no sistema – meio eletrônico, todas as ações realizadas para posterior controle e monitoramento do paciente.
 
Auto Indicação
 
A adesão do beneficiário ao programa poderá ocorrer através de demanda espontânea, podendo procurar o serviço presencialmente, se inscrever através do site, por meio de convite da Medicina Preventiva, ou por encaminhamento médico.
A exclusão do programa pode ser solicitada a qualquer momento pelo beneficiário.
 
Você pode fazer a solicitação através do formulário abaixo:

Publicado em 15/08/2019