Dúvidas frequentes

Publicação: 03/01/2022
Atualização: 02/05/2022
Como faço pra autorizar uma guia de procedimento?
       
Para efetuar a autorização de guias a Unimed Tatuí disponibiliza 3 canais de atendimento, são eles:
  • Presencial:
Rua Coronel Aureliano de Camargo, 645 - Centro, Tatuí - SP
Estamos abertos de segunda a sexta, de 08h às 17h, exceto feriados.
  • Por E-mail:
Encaminhe uma foto da guia junto da carteirinha do Beneficiário Unimed através do E-mail: nac@unimedtatui.com.br
  • Pelo App Unimed SP Clientes:
Por meio do App Unimed SP Cliente através do canal "Liberação de Guias".

Como posso atualizar meus dados?

       
Para atualizar seus dados ou de seus beneficiários basta que o titular/contratante do plano entre em contato com nosso time na Rua Santa Cruz, 153 – Centro, Tatuí – SP ou pelo telefone (15) 3305-8500, opção 1 com os documentos que comprovem os dados a serem alterados.

O quê são os mecanismos financeiros de regulação?

       
São características existentes nos planos de saúde que envolvem a participação do beneficiário no custeio de eventos realizados no plano de saúde, dentro dos critérios regulatórios e legais definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS. Estão previstos em contrato e podem ser relativos a coparticipações, franquias ou outros, portanto é importante consultar a previsão contratual para o entendimento e interpretação. Se existentes, os valores são faturados sempre após a realização do evento pelo beneficiário e a cobrança ocorre nos ciclos de faturamento seguintes a utilização do evento.

O que é coparticipação?

       

Coparticipação é um mecanismo de regulação previsto nos planos de saúde que tem por objetivo moderar a utilização, sendo comumente definido em valores ou percentuais. A Unimed Tatuí possui produtos coparticipativos, com vários parâmetros diferentes, portanto recomendamos a consulta ao produto contratado como forma de entender os critérios estabelecidos. Havendo dúvidas a Unimed Tatuí coloca à disposição dos seus clientes os seguintes canais de contato:

  • Telefone

15-3205-8500 – opção 1


  • Email:

atendimento.vendas@unimedtatui.com.br


  • Pelo App Unimed SP Clientes

O que são carências?

       

É o período ininterrupto, contado a partir da data de início da vigência do contrato do plano de saúde, durante o qual o contratante paga as mensalidades, mas ainda não tem acesso a determinadas coberturas previstas no contrato:
24 horas: para atendimento de urgência e emergência;
45 dias: para consultas e exames básicos;
90 dias: para exames de média complexidade e fisioterapias;
180 dias: para internações clínicas, cirúrgicas e exames de alta complexidade;
300 dias: para parto a termo;
Os prazos acima, para eventos de alta complexidade e intervenções, não se aplicarão em casos de CPT (Cobertura Parcial Temporária) decorrentes de doenças preexistentes, quando deverá ser respeitado o prazo de 730 dias.

O quê são CPT's?

       

C.P.T. (Cobertura Parcial Temporária) é aquela condição que admite, por um período ininterrupto de até 24 meses, a partir da data da contratação ou adesão ao plano de saúde, a suspensão da cobertura de procedimentos de alta complexidade, leitos de alta tecnologia e procedimentos cirúrgicos, desde que relacionados exclusivamente às doenças ou lesões preexistentes declaradas pelo beneficiário ou seu representante legal.

O quê são DLP's?

       

Doença ou lesão pré-existente é uma doença ou lesão que o beneficiário saiba ser portador no momento da contratação do plano, devendo ser declarada em documento específico chamado Declaração de Saúde, fornecido pela Operadora.

O que é reembolso?

       

Todos os planos comercializados pela Unimed Tatuí não possuem o Reembolso como condição comercial. Segue abaixo maiores informações sobre este tema:
Reembolso é uma característica de planos de saúde que permite ao cliente o pagamento de despesas assistenciais e a posterior apresentação de documentos comprobatórios à Operadora de planos de saúde para ressarcimento, que ocorre de acordo com as condições previstas no produto contratado. Todos os planos comercializados pela Unimed Tatuí não possuem reembolso como característica comercial, portanto todos os atendimentos são prestados através da rede disponibilizada pela Unimed Tatuí aos seus clientes, mediante autorização realizada através de sistemas informatizados ou de guias previamente emitidas pela Operadora. A única exceção são as situações previstas nas RN´s 259 e 268 da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, ou outras normas do referido órgão que venham a substituí-las, e que tratam de temas como reembolso em situações especiais de transporte bem como indisponibilidade comprovada de prestadores em situações de urgência e emergência. 

Havendo dúvidas a Unimed Tatuí coloca à disposição dos seus clientes os seguintes canais de contato:


Telefone
15-3205-8500 – opção 2


Email:
atendimento@unimedtatui.com.br


App:

Aplicativo Unimed SP Clientes

O que é cobertura assistencial?

       

Trata-se dos procedimentos incluídos na cobertura do produto contratado. Por definição, todos os planos atualmente comercializados pela Unimed Tatuí são regulamentados de acordo com as diretrizes da Agência Nacional de Saúde - ANS, portanto a cobertura dos produtos segue as diretrizes definidas pelo órgão regulador. Maiores informações podem ser obtidas no portal da Agência no endereço www.ans.gov.br;
- Reajustes - Entende-se por reajuste a revisão dos valores aplicáveis aos produtos contratados, realizados sempre de acordo com as premissas contratuais. Os reajustes podem ocorrer por aniversário do contrato ou ainda em razão da mudança de faixa etária do contrato. Pode ainda haver revisão de valores aplicáveis a título de co-participação, dependendo do produto contratado.


Havendo dúvidas a Unimed Tatuí coloca à disposição dos seus clientes os seguintes canais de contato:


Telefone
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Email:
atendimento@unimedtatui.com.br


App:

Aplicativo Unimed SP Clientes

O que são reajustes?

       

Entende-se por reajuste a revisão dos valores aplicáveis aos produtos contratados, realizados sempre de acordo com as premissas contratuais. Os reajustes podem ocorrer por aniversário do contrato ou ainda em razão da mudança de faixa etária do contrato. Pode ainda haver revisão de valores aplicáveis a título de co-participação, dependendo do produto contratado.
Você pode consultar os reajuste para plano individuais clicando Aqui.

Havendo dúvidas a Unimed Tatuí coloca à disposição dos seus clientes os seguintes canais de contato:


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15-3205-8500 – opção 2


Email:
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Quais as diferenças dos planos coletivos e individuais?

       

Plano coletivo – os planos coletivos são aqueles onde há vínculo entre o beneficiário e a pessoa jurídica, seja ele empregatício, societário ou associativo;


Plano individual – os planos individuais são aqueles contratados por pessoas físicas, podendo ser incluídos dependentes a critério do contratante interessado.


Diferenças dos planos coletivos e individuais – partindo-se das definições acima, há diferenças entre os dois segmentos de contratação: nos planos coletivos há documentos específicos que devem ser apresentados para permitir o ingresso e também as regras de reajustes são diferentes. Já nos planos individuais são necessários documentos pessoais e o preenchimento de alguns documentos específicos para contratação; os reajustes destes planos também são diferentes, normalmente os índices são definidos pela ANS, salvo exceções.

Havendo dúvidas a Unimed Tatuí coloca à disposição dos seus clientes os seguintes canais de contato:


Telefone
15-3205-8500 – opção 2


Email:
atendimento@unimedtatui.com.br


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