Pronto Atendimento


O Pronto Atendimento (PA) do Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC) conta com consultórios para atendimentos de adultos e crianças, sala para procedimentos, sala para gesso, sala para medicação, leitos para observação adulto e pediátrico, sala para atendimentos de emergências totalmente equipada, além de contar com médicos e equipe de enfermagem especializada em atendimento de emergência.

Com o objetivo de melhoria contínua da assistência, o HUVC passou a utilizar o Sistema de Classificação de Risco baseado no Protocolo de Manchester, mundialmente e nacionalmente validado e reconhecido para atendimentos em urgência e emergência.

Como funciona?
É importante e fundamental que todos compreendam que a classificação de prioridade de atendimento se baseia em sinais e sintomas que irão determinar a gravidade e então urgência do atendimento. Os pacientes NÃO serão atendidos por ordem de chegada ou de idade, e SIM pelo risco que sua condição clínica representa. Na prática, acontece o seguinte: para pacientes mais graves, atendimento mais rápido.

Quem fará essa classificação?
A classificação será realizada por um enfermeiro treinado e qualificado para essa função. Serão verificados os sinais vitais e será realizada uma breve entrevista para identificar principais sinais e sintomas e histórico prévio.

O Sistema de Classificação de Risco visa determinar a prioridade clínica (gravidade) do paciente garantindo que o primeiro atendimento médico ocorra no tempo adequado.


A procura por atendimento no PA, sem a real necessidade, pode ocasionar alguns problemas:
  1. Exposição à doenças típicas de ambientes hospitalares
  2. Superlotação do serviço, levando a um aumento no tempo de espera por atendimento

Quando é indicado procurar o Pronto Atendimento:
  • Falta de ar intensa
  • Crise hipertensiva
  • Suspeita de AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial)
  • Suspeita de IAM (dor no peito, formigamento no braço)
  • Intoxicação ou queimaduras graves
  • Alteração do nível de consciência
  • Acidentes
  • Intoxicação exógena
  • Dor intensa de início súbito
  • Sangramento intenso
  • Reações alérgicas graves
  • Fraturas

Quando não é indicado procurar o PA:
  • Febre baixa que iniciou a menos de 24 horas
  • Diarréia que se iniciou a menos de 24 horas
  • Renovação de receitas
  • Solicitação de exames
  • Dores crônicas
  • Problemas crônicos de saúde

É importante ressaltar ainda que no PA, o atendimento será breve e impessoal, uma vez que é baseado nos sintomas apresentados e na resolução destes, sem necessariamente investigar toda a causa da doença. Uma investigação completa e uma consulta detalhada são prerrogativas de atendimento em consultório e não de Pronto Atendimento.