Guia Médico

Sua busca ainda mais fácil. 
Busque por médicos, clínicas e laboratórios próximos a você.

Sempre preocupado com você!

Escolha seu perfil e faça uma simulaçao para encontrar o melhor plano para você.
 

Planos de saúde

Cada plano conta com características que se encaixam com um perfil individual, familiar e empresarial.

Planos Odontológicos

Qualidade, tranquilidade
e bem-estar com a sua saúde ainda mais completa.

Medicina e Segurança do Trabalho

Procurando uma estrutura para cuidar da saúde da sua equipe? Aqui é o lugar certo.

Vantagens de
Ser Unimed


A Unimed VS atua em 11 municípios do Vale do Sinos. Conta com 2 hospitais próprios, 1 unidade de atendimento 24h em São Leopoldo e muito mais!
No Complexo Hospitalar Unimed Vale do Sinos você encontra um moderno e completo
Centro de Diagnóstico por Imagem, além de Bloco Cirúrgico e UTIs.

Unimed Lar e Medicina Preventiva são outros serviços disponibilizados para promover a qualidade de vida dos clientes. Em estruturas independentes, as Unidades Integradas de Atendimento de Novo Hamburgo, São Leopoldo e Campo Bom disponibilizam agenda em várias especialidades médicas
com hora marcada. A Unimed VS conta com
mais de  500 médicos cooperados em 36 especialidades, 381 consultórios especializados. Além dos serviços próprios, a Unimed VS tem uma ampla rede de serviços credenciados, com laboratórios de análises clínicas, terapias clínicas (nutrição, fonoaudiologia e psicologia), clínicas de fisioterapia, entre os demais serviços.
 


Notícias

Voltar Balão deglutível: técnica moderna chega à Unimed Vale do Sinos

Balão deglutível: técnica moderna chega à Unimed Vale do Sinos

Procedimento rápido e seguro foi realizado pela dra. Cíntia Presser da Silva no hospital Unimed São Leopoldo e é opção para pacientes com sobrepeso e obesidade
        04 de novembro, 2022
Foi realizado no hospital da Unimed Vale do Sinos em São Leopoldo a técnica moderna e menos invasiva para tratar pacientes com obesidade e sobrepeso: o balão deglutível. Como o nome sugere, a técnica consiste em um balão intragástrico em formato de pílula, como se fosse um comprimido, que o paciente engole sob orientação do médico especialista, não necessitando de anestesia ou endoscopia digestiva para inserir ou remover o balão. O paciente engole a pílula com água, acordado e o médico especialista enche o dispositivo com uma solução específica para o balão quando ele já está bem localizado no estômago do paciente. 

A técnica foi realizada com sucesso no Hospital Unimed Vale do Sinos pela médica Gastroenterologista Dra. Cíntia Presser da Silva que, antes de explicar como funciona o procedimento, faz uma importante observação: “Saliento que o procedimento é indicado apenas para pacientes com sobrepeso e obesidade por meio do cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal). Os balões intragástricos, em geral, podem ser indicados para pessoas com IMC maior ou igual a 27”.
Dra. Cíntia Presser da Silva apresentando o balão deglutível. Foto: Leonardo Lenskij
 
Conforme explica a médica cooperada, a técnica é realizada de maneira rápida e é o que existe de mais moderno no mercado. “O procedimento todo é realizado na sala de raio X com o paciente sentado e acordado”, explica a dra. Cíntia Presser da Silva. “O balão é ligado a um fino cateter, cuja porção distal fica para fora da boca do paciente e, por meio dele, é realizado o preenchimento do balão com 550 ml de líquido. Por meio de um raio X simples de abdômen verificamos se o balão está cheio no estômago e o cateter é tracionado e eliminado, fechando sua válvula”, completa e médica Gastroenterologista. Em torno de quatro meses após a inserção, a válvula interna se abre, permitindo o esvaziamento do balão e sua eliminação espontânea pelo intestino. “Tudo isso, na comodidade do seu lar, não havendo necessidade de retornar ao hospital para a sua retirada”, explica a médica.

Segundo a dra. Cíntia Presser da Silva, o balão auxilia no emagrecimento, pois ocupa um espaço dentro do estômago, agindo como um limitador da alimentação e gerando uma sensação de saciedade, levando a uma perda de 10 a 15% do peso corporal. “Assim, o paciente realizará pequenas refeições mais vezes ao dia, facilitando sua reeducação alimentar”, completa.

Para a dra. Cíntia, é de extrema importância a presença de uma equipe multidisciplinar para que se obtenha um melhor resultado. “Os papéis da nutricionista e da psicóloga são fundamentais para que, após a eliminação do balão, o paciente consiga manter a sua mudança de estilo de vida”, alerta.

O balão deglutível traz consigo um programa de emagrecimento, pois junto dele, o paciente recebe uma balança de bioimpedância e um relógio digital que demonstram uma série de informações, como curva de peso, de massa muscular, de gordura visceral. Demonstra também a qualidade do sono do paciente, o que é muito importante no processo de emagrecimento. A equipe multidisciplinar consegue acessar esses dados, ficando assim mais próxima do paciente para melhor ajudá-lo.
Dra. Cíntia Presser. Foto: Leonardo Lenskij