Voltar

Alimentação balanceada

Alimentação balanceada

Confira dicas que podem auxiliá-lo a controlar o peso e a optar por alimentos mais saudáveis em várias situações

Alimentação balanceada

11 Setembro 2010

Para controlar o peso e manter uma alimentação balanceada, é necessária certa dose de esforço, principalmente em ocasiões especiais em que as tentações gastronômicas ficam mais em evidência. O controle de peso exige o equilíbrio entre as calorias consumidas com as que são gastas com as atividades diárias, o que nem sempre é tão simples como se imagina.

Idas a diferentes restaurantes, festas e até o dia-a-dia agitado podem proporcionar desafios a quem deseja ou precisa manter uma dieta equilibrada e controlar o peso.Por isso, tentar escolher as melhores opções para a saúde, sem deixar de desfrutar dos bons momentos pode ser uma boa maneira de vencer esse desafio.

Veja dicas que podem auxiliá-lo a controlar o peso e a optar por alimentos mais saudáveis em várias situações:
• em churrascarias, prefira carnes magras, como filé mignon, alcatra e maminha, ou brancas, tais como frango e peru. Além disso, substitua a batata frita, que geralmente vem nos acompanhamentos, por batata cozida;
• nos restaurantes italianos, a dica é dispensar os antepastos e pedir massas sem recheio, com um molho a base de vegetais ou de tomate;
• ao sentir fome entre as refeições, consuma opções saudáveis, como frutas e legumes.Reduza a ingestão de lanches calóricos;
• em bufês, antes de se servir, é melhor dar uma olhada nas opções de alimentos e planejar o que vai comer. Confira aqui, outras dicas sobre como driblar as tentações nos restaurantes a quilo;

• sensação de cansaço pode levar muitas pessoas a sentirem vontade de comer alimentos que fornecem um rápido impulso de energia, como chocolate. Ter uma dieta balanceada, no entanto, pode ajudar a manter os níveis de energia.

Qualquer mudança mais significativa na dieta alimentar deve ser orientada por um profissional especializado, como nutrólogo ou nutricionista. As dicas fornecidas não substituem uma consulta a um desses especialistas, assim como elas não abrangem as particularidades de cada indivíduo, que devem ser respeitadas.

 
Para saber qual o profissional indicado para seu caso, clique aqui e descubra! Conheça as diferenças entre nutrólogo, nutricionista e endocrinologista e veja o mais indicado para criar um cardápio balanceado para você!

Lembre-se também que o controle de peso e uma vida mais saudável exigem outros hábitos de comportamento que vão além das refeições equilibradas e sem exageros, como a prática regular de atividades físicas.
 


Taise Bertoldi

Fonte: Guia de alimentação saudável II (Guia Veja de Medicina e Saúde; v.16) e Página dos Residentes da disciplina de Endocrinologia e Metabologia da Faculdade de Medicina da USP.

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (2 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em