Voltar

Chá de casca de abacaxi: aprenda para que serve e como preparar

Chá de casca de abacaxi: aprenda para que serve e como preparar

Além de fácil de fazer, o chá de casca de abacaxi também fica delicioso! Descubra todos os benefícios que esse chá oferece para sua saúde aqui.

Chá de casca de abacaxi: aprenda para que serve e como preparar

14 Junho 2017

 

O chá de casca de abacaxi é uma bebida que pode ser consumida quente ou fria. Por se tratar de uma infusão, e não um suco, o chá consegue preservar todas as propriedades nutricionais da fruta. Essa é a melhor opção para consumo, depois da fruta in natura. 

 

Segundo o Ministério da Saúde, a casca do abacaxi tem 38% a mais de vitamina C do que a polpa. 

 

Esta alta propriedade nutricional é característica das cascas, sementes, folhas e talos. No entanto, muitas pessoas ainda têm o costume de descartar as partes não convencionais de frutas, verduras e legumes. 

 

Já fica a dica para você reavaliar a sua relação com os alimentos. Será que você não tem deixado escapar algumas fontes de vitaminas e fibras que poderiam fortalecer a sua saúde? 

 

No artigo de hoje, vamos falar sobre os benefícios de consumir a casca do abacaxi, além de uma receita fácil de chá de casca de abacaxi, para você aproveitar os nutrientes da fruta por inteiro.

 

Você vai aprender:

 
  • Chá de casca de abacaxi: para que serve?
  • Receita: Como preparar chá de casca de abacaxi?
  • 9 benefícios do chá de casca de abacaxi
  • Quem não pode tomar chá de casca de abacaxi?
  • Tire suas dúvidas sobre o chá de casca de abacaxi
 

Boa leitura!

 
Chá de casca de abacaxi: para que serve?

 

O que você costuma fazer com as cascas do abacaxi? Tem o hábito de reaproveitá-las? 

 

Preparamos uma receita simples de chá de casca de abacaxi, que além de gerar uma bebida saborosa, é um excelente exemplo de como reaproveitar ou aproveitar integralmente os alimentos. 

 

A vantagem do chá de casca de abacaxi é que, além de reduzir o desperdício, é uma maneira de manter os nutrientes da fruta. 

 

O chá é uma boa alternativa para consumir abacaxi, aproveitando os benefícios como melhorar a digestão dos alimentos, combater a prisão de ventre, prevenir doenças como reumatismo e artrite, além de promover uma limpeza no sangue. 

 

Também vale aplicar a mesma ideia para outras frutas: a casca de laranja tem 40 vezes mais cálcio do que a polpa, já a casca de maçã e mexerica têm o dobro de vitamina C em comparação à polpa.

 

Vamos à receita?

 
 
Receita: como preparar chá de casca de abacaxi?

Com ingredientes básicos e passo a passo simples é possível dar vida a uma bebida deliciosa. 

 

Para preparar o chá de casca de abacaxi, você vai precisar de:

 
  • 1,5 litro de água;
  • Cascas de um abacaxi;
  • 5 cravos;
  • 1 pau de canela;
  • 10 folhas de hortelã.
 

Agora, vamos pôr à mão na massa. Ou melhor, no abacaxi!

 

Primeiro, você deve colocar a água em uma panela e levar ao fogo, com a panela destampada. 

 

 

Deixe a água aquecer antes de continuar com os demais ingredientes. Quando ela começar a ferver, adicione as cascas de abacaxi.

 

 

Logo em seguida, adicione os 5 cravos e a canela em pau. Não precisa mexer, esses ingredientes vão soltar o sabor durante a infusão.

 

 

Por último adicione a hortelã. Ela vai complementar o sabor, trazendo frescor à sua bebida.

 

 

Agora, coloque a tampa na panela e deixe ferver, com ela fechada, por, mais ou menos, 5 minutos. Você pode conferir de tempos em tempos ao abrir a tampa. A hortelã deve estar murcha e a água já terá mudado de coloração.

 

 

Quando estiver pronto, retire as cascas, os cravos e a canela. Se desejar, mantenha as folhas de hortelã. Sirva quente ou frio.

 

 

Dica: o chá pode ficar armazenado na geladeira por até 3 dias. Dê preferência para vidros com tampa, para preservar o sabor e as propriedades da bebida.

- Como consumir o chá de casca de abacaxi

A casca do abacaxi é muito rica em vitaminas, tendo mais vitamina C do que a polpa da fruta. 

 

Você pode consumir o abacaxi in natura, como suco ou como chá - e aqui, aproveitar a casca para, além de reduzir o lixo, intensificar a absorção de vitaminas. 

 

Mas, se você preferir a versão líquida, saiba que é somente com o chá que você consegue aproveitar todos os benefícios do abacaxi para a saúde. Isso porque a infusão preserva os nutrientes da fruta. 

 

Podendo ser consumido tanto quente quanto frio, é uma excelente opção para verão ou inverno. Ainda, como pode ser armazenado por até três dias, você pode fazer uma quantidade maior de chá e distribuir o consumo durante este período.

 

É fácil e rápido fazer, além de ser uma deliciosa maneira de incorporar os benefícios do chá de casca de abacaxi em seu dia a dia.

 

Quer saber mais sobre quais benefícios são esses? Então, continue lendo!

9 Benefícios do chá de casca de abacaxi

 

O chá de casca de abacaxi tem propriedades que auxiliam no emagrecimento, pois é diurético e termogênico

 

O abacaxi é uma fruta cheia de benefícios: contém muita vitamina C, além de bromelina, enzima que auxilia na digestão. Por causa disso, ajuda a evitar a sensação de inchaço e constipação. 

 

O chá, por ser uma infusão, aproveita melhor as propriedades benéficas da fruta. Por isso, usar a casca para o chá de abacaxi é o ideal, pois é nela que está a maior proporção de nutrientes.

 

Contendo apenas 40 calorias por copo, o chá de casca de abacaxi é diurético, termogênico, reduz o apetite e aumenta a sensação de saciedade. Por isso, é um grande aliado para quem deseja emagrecer.

 

Não esqueça, porém, que para emagrecer com saúde você precisa de uma reeducação alimentar e exercícios físicos. Não procure nenhuma dieta milagrosa, pois este tipo de atitude acabará destruindo o seu metabolismo. Um nutricionista ou um nutrólogo poderá auxiliá-lo nessa mudança de hábitos.

 

Confira, abaixo, os principais benefícios do chá de casca de abacaxi. Com certeza, ao final da leitura, você já estará colocando a água para aquecer.

- É diurético e ajuda na perda de peso

Ajuda no processo de emagrecimento, já que possui apenas 40 calorias por copo, aumenta a saciedade e é termogênico (acelerando o metabolismo). Ainda, é diurético, auxiliando no problema de retenção de líquido e impedindo a sensação de inchaço. 

- Melhora a imunidade

É de conhecimento geral que vitamina C é poderosa na luta de diversas doenças. 

 

O consumo de vitamina fortalece a imunidade (não é à toa que é essa a vitamina recomendada para evitar a gripe, por exemplo). Lembrando, também, que é na casca do abacaxi que a vitamina C está mais presente. 

- Ajuda na digestão

A vitamina C também é responsável por ajudar na geração dos sucos gástricos, que desintegram os alimentos consumidos. 

 

Assim, o abacaxi auxilia na digestão, já que permite uma boa produção de suco digestivo. Além disso, a fruta contém uma enzima, chamada bromelina, que ajuda na quebra de partículas de proteína.

- Melhora a circulação do sangue

Como a vitamina C presente na casca do abacaxi ajuda a desinchar, a circulação sanguínea também é beneficiada, já que as artérias ficam livres para a passagem do sangue. 

- Melhora a saúde da pele e a visão

Pela alta concentração de vitamina C, o chá de casca de abacaxi auxilia na proteção da visão, evitando, inclusive, catarata. 

 

Além disso, por suas propriedades anti-inflamatórias, o chá de casca de abacaxi auxilia na melhora do aspecto da pele, impedindo doenças como acne, rosácea, psoríase ou eczema. 

- Alivia os sintomas da artrite

Como já mencionado, o chá de casca de abacaxi possui propriedades anti-inflamatórias. Por isso, os pacientes com artrite podem sentir um alívio dos seus sintomas adicionando o consumo do chá em sua dieta. 

- Ajuda na prevenção ao câncer

A vitamina C, presente em abundância na casca do abacaxi, estimula a ação dos glóbulos brancos, essenciais para o nosso sistema imunológico. 

 

Com seu efeito antioxidante, ele combate os radicais livres, responsáveis pelas mutações celulares - o que causa o câncer.

- Ação antioxidante

A casca do abacaxi é antioxidante, auxiliando na prevenção do envelhecimento. 

 

Quer mais dicas de como aproveitar os alimentos para um tratamento anti-idade? Teste a receita do nosso suco antioxidante

- Promove a saúde dos ossos

O magnésio, que ajuda no fortalecimento dos ossos, está presente na casca do abacaxi. Além disso, a casca possui boa quantidade de vitamina C, que auxilia na prevenção de doenças dos ossos e é anti-inflamatória. 

 

Cálcio, tiamina e biotina são outras propriedades presentes na casca da fruta que também servem para deixar os ossos mais fortes.

Quem não pode tomar chá de casca de abacaxi?

O chá de casca de abacaxi não é indicado para pessoas que sofrem de hipertensão arterial, gestantes e lactantes. Pessoas com problemas estomacais, como gastrite, úlcera ou refluxo, também devem evitar o consumo do chá. 

 

O abacaxi é uma fruta ácida, por isso, deve ser consumido com moderação, para evitar desencadear intolerâncias ou reações adversas, como azia. 

Tire suas dúvidas sobre o chá de casca de abacaxi

Você já entendeu os principais benefícios de consumir o abacaxi, e viu que para fazer um chá de casca de abacaxi bastam alguns poucos minutos de seu dia. 

 

Mas, para que não existam dúvidas quanto às vantagens de consumir essa bebida rica em vitamina C e propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, vamos responder outros possíveis questionamentos. 

 

Confira:

- Chá de casca de abacaxi tem muitas calorias?

Não. Um copo de chá de casca de abacaxi possui apenas 40 calorias. No entanto, é preciso tomar cuidado com a quantidade consumida: apesar de ser uma bebida com poucas calorias e muitos benefícios para o organismo, o abacaxi é uma fruta ácida. Assim, o consumo em excesso pode desencadear problemas estomacais, como refluxo, azia e gastrite.

- Posso adoçar o chá de casca de abacaxi?

Se você está buscando aproveitar os benefícios da casca do abacaxi para emagrecer, adoçar não é uma boa ideia. 

 

A canela e o cravo, que você adiciona na receita, já ajudam a quebrar um pouco a acidez da fruta. Mas, se ainda assim achar a bebida muito azeda, procure utilizar adoçantes naturais, como stévia ou xilitol. 

 

Evite, a todo o custo, o uso de açúcar. Caso contrário, as propriedades positivas do chá de casca de abacaxi não terão tanta influência na sua saúde - o açúcar, em especial o refinado, é um verdadeiro vilão para seu organismo. 

 

Quer saber como substituir o açúcar nas refeições? Confira este artigo com 7 alternativas saudáveis e naturais para você escolher.

Conclusão

O chá de casca de abacaxi é rico em vitamina C, sendo um importante aliado para o fortalecimento da imunidade

 

O abacaxi é uma fruta que, além de deliciosa, apresenta muitas propriedades saudáveis para o nosso organismo. 

 

Podendo ser consumida in natura, como suco ou chá, oferece vitaminas e outros nutrientes que ajudam no fortalecimento da imunidade, combatendo uma série de doenças. Fora isso, ainda auxilia no emagrecimento e tem efeito anti-idade.

 

Quer justificativa melhor? Temos mais uma:

 

O abacaxi pode ser consumido por inteiro! Como vimos neste artigo, as cascas, que você costumava jogar fora, possuem ainda mais vitaminas do que a polpa. Você pode aproveitá-las para fazer o seu chá. A infusão é a melhor maneira de absorver todas as suas propriedades. 

 

Quer outras dicas de alimentos saudáveis e reaproveitamentos que auxiliam na redução do desperdício? Então, confira nossa lista de artigos sugeridos:

   

Já fez nossa receita de chá de casca de abacaxi? Deixe um comentário, contando como ficou!

 

Texto: Rafaela Fusieger / Edição de vídeo: Ana Carla Bortoloni

Fonte: Ministério da Saúde

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (13 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em